Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kétia Kellen Araújo da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199001
Resumo: O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais, Competência Digital e Digital Competence. Utilizaram-se publicações feitas entre 1997 e 2017, exclusão de textos coincidentes e seleção de textos de interesse. No total, foram levantadas 487 publicações tendo sido analisadas 40. Constatou-se a importância em compreender o conceito de CD, já que a complexidade tecnológica fez emergir diferentes necessidades. Assim, foi preciso traçar um histórico de termos que se relacionam, como Letramento Computacional, Letramento Informacional, Letramento em Mídias e Letramento Digital. Verificou-se que a maioria dos autores trata as competências digitais como um conjunto de elementos, a saber - conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), necessários para que o sujeito atue por meio das tecnologias.
id UFRGS-2_3b27f88b6df2a8cba17a23827dee092b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199001
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Kétia Kellen Araújo daBehar, Patrícia Alejandra2019-09-07T02:34:00Z20190102-4698http://hdl.handle.net/10183/199001001099544O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais, Competência Digital e Digital Competence. Utilizaram-se publicações feitas entre 1997 e 2017, exclusão de textos coincidentes e seleção de textos de interesse. No total, foram levantadas 487 publicações tendo sido analisadas 40. Constatou-se a importância em compreender o conceito de CD, já que a complexidade tecnológica fez emergir diferentes necessidades. Assim, foi preciso traçar um histórico de termos que se relacionam, como Letramento Computacional, Letramento Informacional, Letramento em Mídias e Letramento Digital. Verificou-se que a maioria dos autores trata as competências digitais como um conjunto de elementos, a saber - conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), necessários para que o sujeito atue por meio das tecnologias.This article provides a systematic review of the concept of Digital Competences (DC) in Education. Three databases were used: Capes Thesis and Dissertation Database, Capes Journal Database, and Google Scholar using the keywords Digital Competences, Digital Competence (in Portuguese) and Digital Competence (in English). Publications from 1997 to 2017 were used, excluding repetitive texts. Of the 487 total publications found, 40 were analyzed based their relation to the area and general interest. The importance of understanding the concept of DC was verified. In fact, technological complexity has given rise to different needs. Thus, it was necessary to trace the history of related terms, such as Computational Literacy, Informational Literacy, Media Literacy and Digital Literacy. The majority of the authors treated digital competences as a set of elements, comprised of knowledge, skills and attitudes (KSAs), necessary for the subject to be able to use the technologies.application/pdfporEducação em revista. Belo Horizonte, MG. Vol. 35 (abr. 2019), p. 1-32Tecnologia digitalTecnologia educacionalDigital CompetencesEducationDigital TechnologiesCompetências digitais na educação : uma discussão acerca do conceitoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099544.pdf.txt001099544.pdf.txtExtracted Texttext/plain75163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199001/2/001099544.pdf.txtaf19e8824898b98cc58bed1dccc73af9MD52ORIGINAL001099544.pdfTexto completoapplication/pdf1351983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199001/1/001099544.pdf09e6b24ad573df7bad23281cca03ac40MD5110183/1990012021-05-26 04:46:31.818481oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:46:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
title Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
spellingShingle Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Tecnologia digital
Tecnologia educacional
Digital Competences
Education
Digital Technologies
title_short Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
title_full Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
title_fullStr Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
title_full_unstemmed Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
title_sort Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
author Silva, Kétia Kellen Araújo da
author_facet Silva, Kétia Kellen Araújo da
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Tecnologia educacional
topic Tecnologia digital
Tecnologia educacional
Digital Competences
Education
Digital Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Competences
Education
Digital Technologies
description O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais, Competência Digital e Digital Competence. Utilizaram-se publicações feitas entre 1997 e 2017, exclusão de textos coincidentes e seleção de textos de interesse. No total, foram levantadas 487 publicações tendo sido analisadas 40. Constatou-se a importância em compreender o conceito de CD, já que a complexidade tecnológica fez emergir diferentes necessidades. Assim, foi preciso traçar um histórico de termos que se relacionam, como Letramento Computacional, Letramento Informacional, Letramento em Mídias e Letramento Digital. Verificou-se que a maioria dos autores trata as competências digitais como um conjunto de elementos, a saber - conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), necessários para que o sujeito atue por meio das tecnologias.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-07T02:34:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199001
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099544
identifier_str_mv 0102-4698
001099544
url http://hdl.handle.net/10183/199001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista. Belo Horizonte, MG. Vol. 35 (abr. 2019), p. 1-32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199001/2/001099544.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199001/1/001099544.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af19e8824898b98cc58bed1dccc73af9
09e6b24ad573df7bad23281cca03ac40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447694323220480