Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199001 |
Resumo: | O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais, Competência Digital e Digital Competence. Utilizaram-se publicações feitas entre 1997 e 2017, exclusão de textos coincidentes e seleção de textos de interesse. No total, foram levantadas 487 publicações tendo sido analisadas 40. Constatou-se a importância em compreender o conceito de CD, já que a complexidade tecnológica fez emergir diferentes necessidades. Assim, foi preciso traçar um histórico de termos que se relacionam, como Letramento Computacional, Letramento Informacional, Letramento em Mídias e Letramento Digital. Verificou-se que a maioria dos autores trata as competências digitais como um conjunto de elementos, a saber - conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), necessários para que o sujeito atue por meio das tecnologias. |
id |
UFRGS-2_3b27f88b6df2a8cba17a23827dee092b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199001 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Kétia Kellen Araújo daBehar, Patrícia Alejandra2019-09-07T02:34:00Z20190102-4698http://hdl.handle.net/10183/199001001099544O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais, Competência Digital e Digital Competence. Utilizaram-se publicações feitas entre 1997 e 2017, exclusão de textos coincidentes e seleção de textos de interesse. No total, foram levantadas 487 publicações tendo sido analisadas 40. Constatou-se a importância em compreender o conceito de CD, já que a complexidade tecnológica fez emergir diferentes necessidades. Assim, foi preciso traçar um histórico de termos que se relacionam, como Letramento Computacional, Letramento Informacional, Letramento em Mídias e Letramento Digital. Verificou-se que a maioria dos autores trata as competências digitais como um conjunto de elementos, a saber - conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), necessários para que o sujeito atue por meio das tecnologias.This article provides a systematic review of the concept of Digital Competences (DC) in Education. Three databases were used: Capes Thesis and Dissertation Database, Capes Journal Database, and Google Scholar using the keywords Digital Competences, Digital Competence (in Portuguese) and Digital Competence (in English). Publications from 1997 to 2017 were used, excluding repetitive texts. Of the 487 total publications found, 40 were analyzed based their relation to the area and general interest. The importance of understanding the concept of DC was verified. In fact, technological complexity has given rise to different needs. Thus, it was necessary to trace the history of related terms, such as Computational Literacy, Informational Literacy, Media Literacy and Digital Literacy. The majority of the authors treated digital competences as a set of elements, comprised of knowledge, skills and attitudes (KSAs), necessary for the subject to be able to use the technologies.application/pdfporEducação em revista. Belo Horizonte, MG. Vol. 35 (abr. 2019), p. 1-32Tecnologia digitalTecnologia educacionalDigital CompetencesEducationDigital TechnologiesCompetências digitais na educação : uma discussão acerca do conceitoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099544.pdf.txt001099544.pdf.txtExtracted Texttext/plain75163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199001/2/001099544.pdf.txtaf19e8824898b98cc58bed1dccc73af9MD52ORIGINAL001099544.pdfTexto completoapplication/pdf1351983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199001/1/001099544.pdf09e6b24ad573df7bad23281cca03ac40MD5110183/1990012021-05-26 04:46:31.818481oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:46:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito |
title |
Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito |
spellingShingle |
Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito Silva, Kétia Kellen Araújo da Tecnologia digital Tecnologia educacional Digital Competences Education Digital Technologies |
title_short |
Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito |
title_full |
Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito |
title_fullStr |
Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito |
title_full_unstemmed |
Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito |
title_sort |
Competências digitais na educação : uma discussão acerca do conceito |
author |
Silva, Kétia Kellen Araújo da |
author_facet |
Silva, Kétia Kellen Araújo da Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kétia Kellen Araújo da Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia digital Tecnologia educacional Digital Competences Education Digital Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Competences Education Digital Technologies |
description |
O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais, Competência Digital e Digital Competence. Utilizaram-se publicações feitas entre 1997 e 2017, exclusão de textos coincidentes e seleção de textos de interesse. No total, foram levantadas 487 publicações tendo sido analisadas 40. Constatou-se a importância em compreender o conceito de CD, já que a complexidade tecnológica fez emergir diferentes necessidades. Assim, foi preciso traçar um histórico de termos que se relacionam, como Letramento Computacional, Letramento Informacional, Letramento em Mídias e Letramento Digital. Verificou-se que a maioria dos autores trata as competências digitais como um conjunto de elementos, a saber - conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), necessários para que o sujeito atue por meio das tecnologias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-07T02:34:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199001 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001099544 |
identifier_str_mv |
0102-4698 001099544 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista. Belo Horizonte, MG. Vol. 35 (abr. 2019), p. 1-32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199001/2/001099544.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199001/1/001099544.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af19e8824898b98cc58bed1dccc73af9 09e6b24ad573df7bad23281cca03ac40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447694323220480 |