Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bigolin, Marcio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Santos, Míria Santanna dos, Almeida, Cleusa Albília de, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273450
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos.
id UFRGS-2_3b37c55f6a18a22f82b6379a18e82fc5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273450
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bigolin, MarcioReategui, Eliseo BerniSantos, Míria Santanna dosAlmeida, Cleusa Albília deBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2024-03-13T05:04:23Z20231676-0786http://hdl.handle.net/10183/273450001197593Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos.To assist the writing process, a tool was developed using peer review, whose creation and implementation started from an initial survey of the criteria to be used in the review of texts. High school students were chosen as the target audience. The criteria required for the writing of the National High School Exam (ENEM) were used, classified according to the cognitive model of Reading for Evaluation. In the modeling and survey of these requirements, direct interviews were conducted with potential users, as well as validation with Portuguese teachers. After using the tool, a focus group was held with some of the students. The analysis of the data and the comparison of the initial and final essays allowed us to verify that the peer review process enabled the improvement of the students’ writing process.application/pdfporRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 23, n. 2 (2023), e18387, p. [1]-14EscritaAprendizagemEnsino médioExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Revisão por paresReviewPeer reviewWritingRevisão onlineUma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino MédioA peer review support system aimed at learning writing in High School info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197593.pdf.txt001197593.pdf.txtExtracted Texttext/plain40133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273450/2/001197593.pdf.txt114e8d7859e38f4cdcbaab64ecd5798cMD52ORIGINAL001197593.pdfTexto completoapplication/pdf1269252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273450/1/001197593.pdfce5888df306c04fa43b09878d0a1e50aMD5110183/2734502024-03-14 04:57:21.076963oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273450Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-14T07:57:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A peer review support system aimed at learning writing in High School
title Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
spellingShingle Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
Bigolin, Marcio
Escrita
Aprendizagem
Ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Revisão por pares
Review
Peer review
Writing
Revisão online
title_short Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
title_full Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
title_fullStr Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
title_sort Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
author Bigolin, Marcio
author_facet Bigolin, Marcio
Reategui, Eliseo Berni
Santos, Míria Santanna dos
Almeida, Cleusa Albília de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
Santos, Míria Santanna dos
Almeida, Cleusa Albília de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bigolin, Marcio
Reategui, Eliseo Berni
Santos, Míria Santanna dos
Almeida, Cleusa Albília de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Aprendizagem
Ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Revisão por pares
topic Escrita
Aprendizagem
Ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Revisão por pares
Review
Peer review
Writing
Revisão online
dc.subject.eng.fl_str_mv Review
Peer review
Writing
Revisão online
description Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-13T05:04:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273450
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-0786
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197593
identifier_str_mv 1676-0786
001197593
url http://hdl.handle.net/10183/273450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 23, n. 2 (2023), e18387, p. [1]-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273450/2/001197593.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273450/1/001197593.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 114e8d7859e38f4cdcbaab64ecd5798c
ce5888df306c04fa43b09878d0a1e50a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225113727664128