Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273450 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos. |
id |
UFRGS-2_3b37c55f6a18a22f82b6379a18e82fc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273450 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bigolin, MarcioReategui, Eliseo BerniSantos, Míria Santanna dosAlmeida, Cleusa Albília deBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2024-03-13T05:04:23Z20231676-0786http://hdl.handle.net/10183/273450001197593Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos.To assist the writing process, a tool was developed using peer review, whose creation and implementation started from an initial survey of the criteria to be used in the review of texts. High school students were chosen as the target audience. The criteria required for the writing of the National High School Exam (ENEM) were used, classified according to the cognitive model of Reading for Evaluation. In the modeling and survey of these requirements, direct interviews were conducted with potential users, as well as validation with Portuguese teachers. After using the tool, a focus group was held with some of the students. The analysis of the data and the comparison of the initial and final essays allowed us to verify that the peer review process enabled the improvement of the students’ writing process.application/pdfporRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 23, n. 2 (2023), e18387, p. [1]-14EscritaAprendizagemEnsino médioExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Revisão por paresReviewPeer reviewWritingRevisão onlineUma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino MédioA peer review support system aimed at learning writing in High School info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197593.pdf.txt001197593.pdf.txtExtracted Texttext/plain40133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273450/2/001197593.pdf.txt114e8d7859e38f4cdcbaab64ecd5798cMD52ORIGINAL001197593.pdfTexto completoapplication/pdf1269252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273450/1/001197593.pdfce5888df306c04fa43b09878d0a1e50aMD5110183/2734502024-03-14 04:57:21.076963oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273450Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-14T07:57:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A peer review support system aimed at learning writing in High School |
title |
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio |
spellingShingle |
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio Bigolin, Marcio Escrita Aprendizagem Ensino médio Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Revisão por pares Review Peer review Writing Revisão online |
title_short |
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio |
title_full |
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio |
title_fullStr |
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio |
title_sort |
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio |
author |
Bigolin, Marcio |
author_facet |
Bigolin, Marcio Reategui, Eliseo Berni Santos, Míria Santanna dos Almeida, Cleusa Albília de Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni Santos, Míria Santanna dos Almeida, Cleusa Albília de Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bigolin, Marcio Reategui, Eliseo Berni Santos, Míria Santanna dos Almeida, Cleusa Albília de Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Aprendizagem Ensino médio Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Revisão por pares |
topic |
Escrita Aprendizagem Ensino médio Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Revisão por pares Review Peer review Writing Revisão online |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Review Peer review Writing Revisão online |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-13T05:04:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273450 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-0786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001197593 |
identifier_str_mv |
1676-0786 001197593 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 23, n. 2 (2023), e18387, p. [1]-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273450/2/001197593.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273450/1/001197593.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
114e8d7859e38f4cdcbaab64ecd5798c ce5888df306c04fa43b09878d0a1e50a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447856206577664 |