Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129188 |
Resumo: | Tendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática. |
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Mutti, Regina Maria VariniAxt, Margarete2015-11-09T16:29:05Z20081414-3283http://hdl.handle.net/10183/129188000659611Tendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.With a view towards pedagogy for computer-based environments relating to distance learning, and focusing on higher education, this study had the aim of bringing to light the effects of meanings implied in the act of interpretation that has idealized a synchronous and asynchronous communication tool called ForChat. For discursive analysis, verbal formulations were taken from the corpus studied. These provided the themes for the sustaining principles within the dimensions of their purposes, formats and uses in virtual classrooms set up as learning communities. The results from the analysis highlight the uncloaking of the illusion of oneness, from the participants’ immersion in the flow of the interaction, supported by another, noncapitalistic, space-time dimension for interactive exchanges. This dimension recognizes the subjects’ heterogeneities and the meanings produced in the discursive order of the telematic writings.Teniendo en vista una pedagogía para ambientes informáticos en la Educación a Distancia, con foco privilegiado en la enseñanza superior, este estudio se propone evidenciar efectos de sentidos implicados en el gesto de interpretación que idealizó una herramienta de comunicación (“sincrona” y “asincrona”) - forchat - tomando, para análisis discursivo, formulaciones verbales del corpus estudiado que establecen los temas de los principios que la sustentan en las dimensiones de su finalidad, formato y uso en clases virtuales constituidas como comunidades de aprendizaje. Los resultados del análisis destacan el desvelamiento de la ilusión del uno, a partir de la inmersión de los participantes en el flujo de la interacción, soportado por otra dimensión espaciotemporal, no capitalista, para cambios interactivos y que reconoce las heterogeneidades de los sujetos y de los sentidos producidos en el orden discursivo del escrito telemático.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 12, n. 25 (abr./jun. 2008), p. 347-361Discurso pedagógicoAnálise do discursoAmbiente de aprendizagemAmbiente computacionalEducational technologyDistance educationHigher educationLearning computer based environments and interactionForchatTecnología educacionalEducación a distânciaEducación superiorAmbientes virtuales de aprendizaje y interacciónForchatPara uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000659611.pdf.txt000659611.pdf.txtExtracted Texttext/plain61117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/2/000659611.pdf.txt994570914e4ac6da4947e663fe66f714MD52ORIGINAL000659611.pdf000659611.pdfTexto completoapplication/pdf100374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/1/000659611.pdff33d5ef5c572e41d7a8edb3c8592f36cMD51THUMBNAIL000659611.pdf.jpg000659611.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/3/000659611.pdf.jpg0606f16d7d5dc486e8e4d78272adf625MD5310183/1291882021-11-20 06:00:44.026886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:00:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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