Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mutti, Regina Maria Varini
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129188
Resumo: Tendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.
id UFRGS-2_3b79f9500684a14f8281d6156ed028e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129188
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mutti, Regina Maria VariniAxt, Margarete2015-11-09T16:29:05Z20081414-3283http://hdl.handle.net/10183/129188000659611Tendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.With a view towards pedagogy for computer-based environments relating to distance learning, and focusing on higher education, this study had the aim of bringing to light the effects of meanings implied in the act of interpretation that has idealized a synchronous and asynchronous communication tool called ForChat. For discursive analysis, verbal formulations were taken from the corpus studied. These provided the themes for the sustaining principles within the dimensions of their purposes, formats and uses in virtual classrooms set up as learning communities. The results from the analysis highlight the uncloaking of the illusion of oneness, from the participants’ immersion in the flow of the interaction, supported by another, noncapitalistic, space-time dimension for interactive exchanges. This dimension recognizes the subjects’ heterogeneities and the meanings produced in the discursive order of the telematic writings.Teniendo en vista una pedagogía para ambientes informáticos en la Educación a Distancia, con foco privilegiado en la enseñanza superior, este estudio se propone evidenciar efectos de sentidos implicados en el gesto de interpretación que idealizó una herramienta de comunicación (“sincrona” y “asincrona”) - forchat - tomando, para análisis discursivo, formulaciones verbales del corpus estudiado que establecen los temas de los principios que la sustentan en las dimensiones de su finalidad, formato y uso en clases virtuales constituidas como comunidades de aprendizaje. Los resultados del análisis destacan el desvelamiento de la ilusión del uno, a partir de la inmersión de los participantes en el flujo de la interacción, soportado por otra dimensión espaciotemporal, no capitalista, para cambios interactivos y que reconoce las heterogeneidades de los sujetos y de los sentidos producidos en el orden discursivo del escrito telemático.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 12, n. 25 (abr./jun. 2008), p. 347-361Discurso pedagógicoAnálise do discursoAmbiente de aprendizagemAmbiente computacionalEducational technologyDistance educationHigher educationLearning computer based environments and interactionForchatTecnología educacionalEducación a distânciaEducación superiorAmbientes virtuales de aprendizaje y interacciónForchatPara uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000659611.pdf.txt000659611.pdf.txtExtracted Texttext/plain61117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/2/000659611.pdf.txt994570914e4ac6da4947e663fe66f714MD52ORIGINAL000659611.pdf000659611.pdfTexto completoapplication/pdf100374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/1/000659611.pdff33d5ef5c572e41d7a8edb3c8592f36cMD51THUMBNAIL000659611.pdf.jpg000659611.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/3/000659611.pdf.jpg0606f16d7d5dc486e8e4d78272adf625MD5310183/1291882021-11-20 06:00:44.026886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:00:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
Mutti, Regina Maria Varini
Discurso pedagógico
Análise do discurso
Ambiente de aprendizagem
Ambiente computacional
Educational technology
Distance education
Higher education
Learning computer based environments and interaction
Forchat
Tecnología educacional
Educación a distância
Educación superior
Ambientes virtuales de aprendizaje y interacción
Forchat
title_short Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
author Mutti, Regina Maria Varini
author_facet Mutti, Regina Maria Varini
Axt, Margarete
author_role author
author2 Axt, Margarete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mutti, Regina Maria Varini
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso pedagógico
Análise do discurso
Ambiente de aprendizagem
Ambiente computacional
topic Discurso pedagógico
Análise do discurso
Ambiente de aprendizagem
Ambiente computacional
Educational technology
Distance education
Higher education
Learning computer based environments and interaction
Forchat
Tecnología educacional
Educación a distância
Educación superior
Ambientes virtuales de aprendizaje y interacción
Forchat
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational technology
Distance education
Higher education
Learning computer based environments and interaction
Forchat
dc.subject.spa.fl_str_mv Tecnología educacional
Educación a distância
Educación superior
Ambientes virtuales de aprendizaje y interacción
Forchat
description Tendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:29:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129188
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000659611
identifier_str_mv 1414-3283
000659611
url http://hdl.handle.net/10183/129188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 12, n. 25 (abr./jun. 2008), p. 347-361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/2/000659611.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/1/000659611.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129188/3/000659611.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 994570914e4ac6da4947e663fe66f714
f33d5ef5c572e41d7a8edb3c8592f36c
0606f16d7d5dc486e8e4d78272adf625
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224888920309760