Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mutti,Regina Maria Varini
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Axt,Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000200010
Resumo: Tendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.
id UNESP-8_8cd16b105cb4ae3a7cd8ed8a428cafc0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832008000200010
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagemTecnologia educacionalEducação a distânciaEducação superiorAmbientes virtuais de aprendizagem e interaçãoForchatTendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.UNESP2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000200010Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.12 n.25 2008reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832008000200010info:eu-repo/semantics/openAccessMutti,Regina Maria VariniAxt,Margaretepor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832008000200010Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
Mutti,Regina Maria Varini
Tecnologia educacional
Educação a distância
Educação superior
Ambientes virtuais de aprendizagem e interação
Forchat
title_short Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem
author Mutti,Regina Maria Varini
author_facet Mutti,Regina Maria Varini
Axt,Margarete
author_role author
author2 Axt,Margarete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mutti,Regina Maria Varini
Axt,Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação a distância
Educação superior
Ambientes virtuais de aprendizagem e interação
Forchat
topic Tecnologia educacional
Educação a distância
Educação superior
Ambientes virtuais de aprendizagem e interação
Forchat
description Tendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832008000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.12 n.25 2008
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517754068992