A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stecanela, Nilda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810
Resumo: O texto objetiva refletir sobre algo recorrente nas narrativas de professores e alunos sobre suas experiências docentes e escolares: as culturas da reclamação. A observação do cotidiano escolar indica que um sentimento de desconforto acompanha professores e alunos na relação que estabelecem na escola. Embora não seja nomeada, é a relação pedagógica que está em causa. O queixume atua como um mediador que traz para o plano da reflexão uma relação pedagógica que não mais se sustenta. Evidências de uma relação que ocorre em rotas paralelas, com interconexões quase ausentes, fortalece o argumento da existência de uma relação pedagógica coisificada, distanciada de uma relação verdadeiramente dialógica. 
id UFRGS-9_a642f5339e542302b912a7293c041bd0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/78810
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano EscolarRelação PedagógicaEducação BásicaCotidiano EscolarDiálogo na EscolaO texto objetiva refletir sobre algo recorrente nas narrativas de professores e alunos sobre suas experiências docentes e escolares: as culturas da reclamação. A observação do cotidiano escolar indica que um sentimento de desconforto acompanha professores e alunos na relação que estabelecem na escola. Embora não seja nomeada, é a relação pedagógica que está em causa. O queixume atua como um mediador que traz para o plano da reflexão uma relação pedagógica que não mais se sustenta. Evidências de uma relação que ocorre em rotas paralelas, com interconexões quase ausentes, fortalece o argumento da existência de uma relação pedagógica coisificada, distanciada de uma relação verdadeiramente dialógica. FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810/48479https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810/48480Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessStecanela, Nilda2018-06-19T22:53:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/78810Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-19T22:53:05Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar
title A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar
spellingShingle A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar
Stecanela, Nilda
Relação Pedagógica
Educação Básica
Cotidiano Escolar
Diálogo na Escola
title_short A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar
title_full A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar
title_fullStr A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar
title_full_unstemmed A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar
title_sort A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar
author Stecanela, Nilda
author_facet Stecanela, Nilda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stecanela, Nilda
dc.subject.por.fl_str_mv Relação Pedagógica
Educação Básica
Cotidiano Escolar
Diálogo na Escola
topic Relação Pedagógica
Educação Básica
Cotidiano Escolar
Diálogo na Escola
description O texto objetiva refletir sobre algo recorrente nas narrativas de professores e alunos sobre suas experiências docentes e escolares: as culturas da reclamação. A observação do cotidiano escolar indica que um sentimento de desconforto acompanha professores e alunos na relação que estabelecem na escola. Embora não seja nomeada, é a relação pedagógica que está em causa. O queixume atua como um mediador que traz para o plano da reflexão uma relação pedagógica que não mais se sustenta. Evidências de uma relação que ocorre em rotas paralelas, com interconexões quase ausentes, fortalece o argumento da existência de uma relação pedagógica coisificada, distanciada de uma relação verdadeiramente dialógica. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810/48479
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810/48480
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação & Realidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)
Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766987817091072