O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37199 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na teoria de Ferreiro a respeito da alfabetização, detalha-se como ocorre a aprendizagem das crianças nesta fase, enfatizando-se os níveis de alfabetização. Ressalta-se a importância do jogo no desenvolvimento da criança e seu papel para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor da mesma. Destaca-se o jogo como incentivador e motivador do processo de aprendizagem e construtor da inteligência. Com o advento da informática educativa nas escolas, percebe-se a chegada de inúmeros softwares para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta área os jogos são um destaque, bem como os softwares voltados para a área da alfabetização. Destaca-se o papel do jogo informatizado no processo de aquisição da leitura e escrita, sua possibilidade de apresentar conteúdos, conceitos, desenvolver habilidades e divertir ao mesmo tempo. Entretanto há a preocupação com a concepção de alfabetização oferecida pelos softwares disponíveis no mercado. Como elemento de estudo deste trabalho utiliza-se o jogo Veritek em sua forma original e realiza-se a adaptação do jogo para a forma informatizada visando atender crianças em fase de alfabetização. Houve uma investigação realizada com um grupo de crianças de primeira série expostas a utilização do jogo computacional Veritek. Neste contexto foram coletados os dados e analisados os resultados referentes ao papel deste jogo no ambiente de alfabetização. |
id |
UFRGS-2_3b979416794bae9604ee77126dcfd033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37199 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Godinho, Maisa BassoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoBehar, Patrícia Alejandra2012-02-29T01:19:55Z2005http://hdl.handle.net/10183/37199000486997Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na teoria de Ferreiro a respeito da alfabetização, detalha-se como ocorre a aprendizagem das crianças nesta fase, enfatizando-se os níveis de alfabetização. Ressalta-se a importância do jogo no desenvolvimento da criança e seu papel para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor da mesma. Destaca-se o jogo como incentivador e motivador do processo de aprendizagem e construtor da inteligência. Com o advento da informática educativa nas escolas, percebe-se a chegada de inúmeros softwares para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta área os jogos são um destaque, bem como os softwares voltados para a área da alfabetização. Destaca-se o papel do jogo informatizado no processo de aquisição da leitura e escrita, sua possibilidade de apresentar conteúdos, conceitos, desenvolver habilidades e divertir ao mesmo tempo. Entretanto há a preocupação com a concepção de alfabetização oferecida pelos softwares disponíveis no mercado. Como elemento de estudo deste trabalho utiliza-se o jogo Veritek em sua forma original e realiza-se a adaptação do jogo para a forma informatizada visando atender crianças em fase de alfabetização. Houve uma investigação realizada com um grupo de crianças de primeira série expostas a utilização do jogo computacional Veritek. Neste contexto foram coletados os dados e analisados os resultados referentes ao papel deste jogo no ambiente de alfabetização.application/pdfporVeritek (Jogo de computador)Jogos pedagógicosAlfabetizaçãoInformática na educaçãoComputador na educaçãoO papel do jogo computacional Veritek na alfabetizaçãoO papel do jogo educacional Veritek na alfabetização info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000486997.pdf.txt000486997.pdf.txtExtracted Texttext/plain89739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/2/000486997.pdf.txt673e5ab99f549fdd00f9c55691d3babaMD52ORIGINAL000486997.pdf000486997.pdfTexto completoapplication/pdf1598757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/1/000486997.pdf21b926df2e4d2a3174f7b77775fb2c01MD51THUMBNAIL000486997.pdf.jpg000486997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/3/000486997.pdf.jpgf8a54d5f616a8be0d90ed615433904c7MD5310183/371992018-10-10 07:56:19.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37199Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:56:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do jogo educacional Veritek na alfabetização |
title |
O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização |
spellingShingle |
O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização Godinho, Maisa Basso Veritek (Jogo de computador) Jogos pedagógicos Alfabetização Informática na educação Computador na educação |
title_short |
O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização |
title_full |
O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização |
title_fullStr |
O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização |
title_full_unstemmed |
O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização |
title_sort |
O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização |
author |
Godinho, Maisa Basso |
author_facet |
Godinho, Maisa Basso |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Maisa Basso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veritek (Jogo de computador) Jogos pedagógicos Alfabetização Informática na educação Computador na educação |
topic |
Veritek (Jogo de computador) Jogos pedagógicos Alfabetização Informática na educação Computador na educação |
description |
Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na teoria de Ferreiro a respeito da alfabetização, detalha-se como ocorre a aprendizagem das crianças nesta fase, enfatizando-se os níveis de alfabetização. Ressalta-se a importância do jogo no desenvolvimento da criança e seu papel para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor da mesma. Destaca-se o jogo como incentivador e motivador do processo de aprendizagem e construtor da inteligência. Com o advento da informática educativa nas escolas, percebe-se a chegada de inúmeros softwares para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta área os jogos são um destaque, bem como os softwares voltados para a área da alfabetização. Destaca-se o papel do jogo informatizado no processo de aquisição da leitura e escrita, sua possibilidade de apresentar conteúdos, conceitos, desenvolver habilidades e divertir ao mesmo tempo. Entretanto há a preocupação com a concepção de alfabetização oferecida pelos softwares disponíveis no mercado. Como elemento de estudo deste trabalho utiliza-se o jogo Veritek em sua forma original e realiza-se a adaptação do jogo para a forma informatizada visando atender crianças em fase de alfabetização. Houve uma investigação realizada com um grupo de crianças de primeira série expostas a utilização do jogo computacional Veritek. Neste contexto foram coletados os dados e analisados os resultados referentes ao papel deste jogo no ambiente de alfabetização. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-29T01:19:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37199 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000486997 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37199 |
identifier_str_mv |
000486997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/2/000486997.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/1/000486997.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/3/000486997.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
673e5ab99f549fdd00f9c55691d3baba 21b926df2e4d2a3174f7b77775fb2c01 f8a54d5f616a8be0d90ed615433904c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224422855540736 |