O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Maisa Basso
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37199
Resumo: Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na teoria de Ferreiro a respeito da alfabetização, detalha-se como ocorre a aprendizagem das crianças nesta fase, enfatizando-se os níveis de alfabetização. Ressalta-se a importância do jogo no desenvolvimento da criança e seu papel para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor da mesma. Destaca-se o jogo como incentivador e motivador do processo de aprendizagem e construtor da inteligência. Com o advento da informática educativa nas escolas, percebe-se a chegada de inúmeros softwares para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta área os jogos são um destaque, bem como os softwares voltados para a área da alfabetização. Destaca-se o papel do jogo informatizado no processo de aquisição da leitura e escrita, sua possibilidade de apresentar conteúdos, conceitos, desenvolver habilidades e divertir ao mesmo tempo. Entretanto há a preocupação com a concepção de alfabetização oferecida pelos softwares disponíveis no mercado. Como elemento de estudo deste trabalho utiliza-se o jogo Veritek em sua forma original e realiza-se a adaptação do jogo para a forma informatizada visando atender crianças em fase de alfabetização. Houve uma investigação realizada com um grupo de crianças de primeira série expostas a utilização do jogo computacional Veritek. Neste contexto foram coletados os dados e analisados os resultados referentes ao papel deste jogo no ambiente de alfabetização.
id UFRGS-2_3b979416794bae9604ee77126dcfd033
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37199
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Godinho, Maisa BassoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoBehar, Patrícia Alejandra2012-02-29T01:19:55Z2005http://hdl.handle.net/10183/37199000486997Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na teoria de Ferreiro a respeito da alfabetização, detalha-se como ocorre a aprendizagem das crianças nesta fase, enfatizando-se os níveis de alfabetização. Ressalta-se a importância do jogo no desenvolvimento da criança e seu papel para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor da mesma. Destaca-se o jogo como incentivador e motivador do processo de aprendizagem e construtor da inteligência. Com o advento da informática educativa nas escolas, percebe-se a chegada de inúmeros softwares para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta área os jogos são um destaque, bem como os softwares voltados para a área da alfabetização. Destaca-se o papel do jogo informatizado no processo de aquisição da leitura e escrita, sua possibilidade de apresentar conteúdos, conceitos, desenvolver habilidades e divertir ao mesmo tempo. Entretanto há a preocupação com a concepção de alfabetização oferecida pelos softwares disponíveis no mercado. Como elemento de estudo deste trabalho utiliza-se o jogo Veritek em sua forma original e realiza-se a adaptação do jogo para a forma informatizada visando atender crianças em fase de alfabetização. Houve uma investigação realizada com um grupo de crianças de primeira série expostas a utilização do jogo computacional Veritek. Neste contexto foram coletados os dados e analisados os resultados referentes ao papel deste jogo no ambiente de alfabetização.application/pdfporVeritek (Jogo de computador)Jogos pedagógicosAlfabetizaçãoInformática na educaçãoComputador na educaçãoO papel do jogo computacional Veritek na alfabetizaçãoO papel do jogo educacional Veritek na alfabetização info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000486997.pdf.txt000486997.pdf.txtExtracted Texttext/plain89739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/2/000486997.pdf.txt673e5ab99f549fdd00f9c55691d3babaMD52ORIGINAL000486997.pdf000486997.pdfTexto completoapplication/pdf1598757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/1/000486997.pdf21b926df2e4d2a3174f7b77775fb2c01MD51THUMBNAIL000486997.pdf.jpg000486997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/3/000486997.pdf.jpgf8a54d5f616a8be0d90ed615433904c7MD5310183/371992018-10-10 07:56:19.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37199Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:56:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv O papel do jogo educacional Veritek na alfabetização
title O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
spellingShingle O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
Godinho, Maisa Basso
Veritek (Jogo de computador)
Jogos pedagógicos
Alfabetização
Informática na educação
Computador na educação
title_short O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
title_full O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
title_fullStr O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
title_full_unstemmed O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
title_sort O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
author Godinho, Maisa Basso
author_facet Godinho, Maisa Basso
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Maisa Basso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Veritek (Jogo de computador)
Jogos pedagógicos
Alfabetização
Informática na educação
Computador na educação
topic Veritek (Jogo de computador)
Jogos pedagógicos
Alfabetização
Informática na educação
Computador na educação
description Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na teoria de Ferreiro a respeito da alfabetização, detalha-se como ocorre a aprendizagem das crianças nesta fase, enfatizando-se os níveis de alfabetização. Ressalta-se a importância do jogo no desenvolvimento da criança e seu papel para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor da mesma. Destaca-se o jogo como incentivador e motivador do processo de aprendizagem e construtor da inteligência. Com o advento da informática educativa nas escolas, percebe-se a chegada de inúmeros softwares para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta área os jogos são um destaque, bem como os softwares voltados para a área da alfabetização. Destaca-se o papel do jogo informatizado no processo de aquisição da leitura e escrita, sua possibilidade de apresentar conteúdos, conceitos, desenvolver habilidades e divertir ao mesmo tempo. Entretanto há a preocupação com a concepção de alfabetização oferecida pelos softwares disponíveis no mercado. Como elemento de estudo deste trabalho utiliza-se o jogo Veritek em sua forma original e realiza-se a adaptação do jogo para a forma informatizada visando atender crianças em fase de alfabetização. Houve uma investigação realizada com um grupo de crianças de primeira série expostas a utilização do jogo computacional Veritek. Neste contexto foram coletados os dados e analisados os resultados referentes ao papel deste jogo no ambiente de alfabetização.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-29T01:19:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37199
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000486997
url http://hdl.handle.net/10183/37199
identifier_str_mv 000486997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/2/000486997.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/1/000486997.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37199/3/000486997.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 673e5ab99f549fdd00f9c55691d3baba
21b926df2e4d2a3174f7b77775fb2c01
f8a54d5f616a8be0d90ed615433904c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422855540736