Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Odila Simone Silva da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88140
Resumo: A relevância do jogo no processo de alfabetização tem sido demostrado por diversos autores pois, conforme estudiosos, o jogo é um instrumento didático de suma importância nas práticas educativas em sala de aula, e possibilita aos alunos grandes benefícios no desenvolvimento intelectual e cognitivo, servindo de estímulo para suas relações interpessoais, que são peças fundamentais no processo de ensino aprendizagem. Mesmo assim, o que se observa é que a maioria dos professores faz um uso muito limitado dos jogos em sala de aula e geralmente, quando o jogo é introduzido ele é feito da mesma forma que a aula magistral, ou seja, o professor decide quando e qual o jogo será realizado. Todos os alunos da turma devem jogar o mesmo jogo ao mesmo tempo. Esta pesquisa está baseada num estudo de caso onde se procura verificar qual o diferencial na prática pedagógica de uma professora da rede estadual de ensino, que há três anos consegue alfabetizar praticamente toda a turma do primeiro ano usando como ferramenta didática os jogos específicos para a alfabetização. O interesse por este tema surgiu a partir da vivência com turmas de alfabetização nos anos iniciais durante as semanas de mini- práticas docentes e estágio curricular ocorridos durante o curso de pedagogia, onde pude observar que muitas vezes as dificuldades e a falta de interesse dos educandos durante o processo de alfabetização podem ser intensificadas pelos educadores, ao utilizar uma metodologia inadequada e por não repensar suas práticas pedagógicas. Os alunos necessitam de práticas desafiadoras que lhes motivem. Como denotam as pesquisas de Aguiar(2001) o jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Normalmente as crianças gostam de aprender e de fazer todos os exercícios propostos, e quando isso não acontece é porque alguma coisa não está indo bem. Passou-se então à procura de uma professora que tivesse um alto índice de aprendizagem no primeiro ano do ensino fundamental para ver como decorria sua aula. Foi realizado um estudo de caso numa sala de aula onde a professora dedica diariamente a primeira hora do dia para que os alunos escolham livremente os jogos que desejam. Nesta turma foi realizada observação em sala de aula, entrevista sobre a que ela atribui esse sucesso na aprendizagem de seus alunos e análise dos tipos de jogos confeccionados por ela. A presente pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro do mesmo ano.
id UFRGS-2_be5a0be66df4f5f215df1168ec53b9a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88140
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Odila Simone Silva daRangel, Annamaria Píffero2014-03-06T01:49:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/88140000911667A relevância do jogo no processo de alfabetização tem sido demostrado por diversos autores pois, conforme estudiosos, o jogo é um instrumento didático de suma importância nas práticas educativas em sala de aula, e possibilita aos alunos grandes benefícios no desenvolvimento intelectual e cognitivo, servindo de estímulo para suas relações interpessoais, que são peças fundamentais no processo de ensino aprendizagem. Mesmo assim, o que se observa é que a maioria dos professores faz um uso muito limitado dos jogos em sala de aula e geralmente, quando o jogo é introduzido ele é feito da mesma forma que a aula magistral, ou seja, o professor decide quando e qual o jogo será realizado. Todos os alunos da turma devem jogar o mesmo jogo ao mesmo tempo. Esta pesquisa está baseada num estudo de caso onde se procura verificar qual o diferencial na prática pedagógica de uma professora da rede estadual de ensino, que há três anos consegue alfabetizar praticamente toda a turma do primeiro ano usando como ferramenta didática os jogos específicos para a alfabetização. O interesse por este tema surgiu a partir da vivência com turmas de alfabetização nos anos iniciais durante as semanas de mini- práticas docentes e estágio curricular ocorridos durante o curso de pedagogia, onde pude observar que muitas vezes as dificuldades e a falta de interesse dos educandos durante o processo de alfabetização podem ser intensificadas pelos educadores, ao utilizar uma metodologia inadequada e por não repensar suas práticas pedagógicas. Os alunos necessitam de práticas desafiadoras que lhes motivem. Como denotam as pesquisas de Aguiar(2001) o jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Normalmente as crianças gostam de aprender e de fazer todos os exercícios propostos, e quando isso não acontece é porque alguma coisa não está indo bem. Passou-se então à procura de uma professora que tivesse um alto índice de aprendizagem no primeiro ano do ensino fundamental para ver como decorria sua aula. Foi realizado um estudo de caso numa sala de aula onde a professora dedica diariamente a primeira hora do dia para que os alunos escolham livremente os jogos que desejam. Nesta turma foi realizada observação em sala de aula, entrevista sobre a que ela atribui esse sucesso na aprendizagem de seus alunos e análise dos tipos de jogos confeccionados por ela. A presente pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro do mesmo ano.application/pdfporAlfabetizaçãoJogos pedagógicosJogosBrinquedoUso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911667.pdf000911667.pdfTexto completoapplication/pdf595213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88140/1/000911667.pdf081802c661ca2b274d60ba72f1fbc4e1MD51TEXT000911667.pdf.txt000911667.pdf.txtExtracted Texttext/plain38420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88140/2/000911667.pdf.txtfd62d03d09d1d3eeff35e03b3a6ae6ebMD52THUMBNAIL000911667.pdf.jpg000911667.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88140/3/000911667.pdf.jpg2118421f933e9086ffaf3a982f851789MD5310183/881402018-10-18 08:14:02.302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:14:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso
title Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso
spellingShingle Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso
Silva, Odila Simone Silva da
Alfabetização
Jogos pedagógicos
Jogos
Brinquedo
title_short Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso
title_full Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso
title_fullStr Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso
title_full_unstemmed Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso
title_sort Uso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de caso
author Silva, Odila Simone Silva da
author_facet Silva, Odila Simone Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Odila Simone Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
contributor_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Jogos pedagógicos
Jogos
Brinquedo
topic Alfabetização
Jogos pedagógicos
Jogos
Brinquedo
description A relevância do jogo no processo de alfabetização tem sido demostrado por diversos autores pois, conforme estudiosos, o jogo é um instrumento didático de suma importância nas práticas educativas em sala de aula, e possibilita aos alunos grandes benefícios no desenvolvimento intelectual e cognitivo, servindo de estímulo para suas relações interpessoais, que são peças fundamentais no processo de ensino aprendizagem. Mesmo assim, o que se observa é que a maioria dos professores faz um uso muito limitado dos jogos em sala de aula e geralmente, quando o jogo é introduzido ele é feito da mesma forma que a aula magistral, ou seja, o professor decide quando e qual o jogo será realizado. Todos os alunos da turma devem jogar o mesmo jogo ao mesmo tempo. Esta pesquisa está baseada num estudo de caso onde se procura verificar qual o diferencial na prática pedagógica de uma professora da rede estadual de ensino, que há três anos consegue alfabetizar praticamente toda a turma do primeiro ano usando como ferramenta didática os jogos específicos para a alfabetização. O interesse por este tema surgiu a partir da vivência com turmas de alfabetização nos anos iniciais durante as semanas de mini- práticas docentes e estágio curricular ocorridos durante o curso de pedagogia, onde pude observar que muitas vezes as dificuldades e a falta de interesse dos educandos durante o processo de alfabetização podem ser intensificadas pelos educadores, ao utilizar uma metodologia inadequada e por não repensar suas práticas pedagógicas. Os alunos necessitam de práticas desafiadoras que lhes motivem. Como denotam as pesquisas de Aguiar(2001) o jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Normalmente as crianças gostam de aprender e de fazer todos os exercícios propostos, e quando isso não acontece é porque alguma coisa não está indo bem. Passou-se então à procura de uma professora que tivesse um alto índice de aprendizagem no primeiro ano do ensino fundamental para ver como decorria sua aula. Foi realizado um estudo de caso numa sala de aula onde a professora dedica diariamente a primeira hora do dia para que os alunos escolham livremente os jogos que desejam. Nesta turma foi realizada observação em sala de aula, entrevista sobre a que ela atribui esse sucesso na aprendizagem de seus alunos e análise dos tipos de jogos confeccionados por ela. A presente pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro do mesmo ano.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88140
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911667
url http://hdl.handle.net/10183/88140
identifier_str_mv 000911667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88140/1/000911667.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88140/2/000911667.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88140/3/000911667.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 081802c661ca2b274d60ba72f1fbc4e1
fd62d03d09d1d3eeff35e03b3a6ae6eb
2118421f933e9086ffaf3a982f851789
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461237616640