Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seffner, Fernando
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98919
Resumo: Este artigo aborda os desafios enfrentados quando se busca modificar os regimes de desigualdade na escola envolvendo atributos de gênero e sexualidade. Utiliza-se a etnografia de cenas escolares em três escolas públicas de Porto Alegre, as quais são palco de ações autoclassificadas como de “combate à homofobia”, “respeito pela diversidade” e “inclusão para todos”. Não se trata de fazer uma avaliação das políticas públicas, uma vez que há pouca envergadura do trabalho de campo, mas a reflexão sobre o que foi observado e relatado tem importância como insumo de monitoramento e avaliação das ações, bem como para estimular a reflexão teórica acerca das categorias conceituais em que tais ações se baseiam. O texto está estruturado em três unidades. Na primeira, percorre-se parte da complexa discussão conceitual e política que hoje envolve categorias como diferença, diversidade, inclusão, igualdade e desigualdade, em articulação com as categorias do campo específico: gênero, sexualidade e masculinidades no espaço escolar. Na segunda unidade, explicita-se o método de etnografia de cenas escolares, situando o contexto das escolas e dos grupos de alunos. A terceira narra algumas cenas, articulando seu conteúdo com questões de ordem teórica e com diretrizes de políticas públicas vigentes na área. A principal hipótese aqui desenvolvida é de que as ações escolares parecem querer valorizar a diversidade sem tocar no estatuto da heteronormatividade, o que compromete seu alcance.
id UFRGS-2_3bd1a96aebfcbd2e17aa3a5537bef1e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98919
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Seffner, Fernando2014-07-30T02:04:16Z20131517-9702http://hdl.handle.net/10183/98919000881973Este artigo aborda os desafios enfrentados quando se busca modificar os regimes de desigualdade na escola envolvendo atributos de gênero e sexualidade. Utiliza-se a etnografia de cenas escolares em três escolas públicas de Porto Alegre, as quais são palco de ações autoclassificadas como de “combate à homofobia”, “respeito pela diversidade” e “inclusão para todos”. Não se trata de fazer uma avaliação das políticas públicas, uma vez que há pouca envergadura do trabalho de campo, mas a reflexão sobre o que foi observado e relatado tem importância como insumo de monitoramento e avaliação das ações, bem como para estimular a reflexão teórica acerca das categorias conceituais em que tais ações se baseiam. O texto está estruturado em três unidades. Na primeira, percorre-se parte da complexa discussão conceitual e política que hoje envolve categorias como diferença, diversidade, inclusão, igualdade e desigualdade, em articulação com as categorias do campo específico: gênero, sexualidade e masculinidades no espaço escolar. Na segunda unidade, explicita-se o método de etnografia de cenas escolares, situando o contexto das escolas e dos grupos de alunos. A terceira narra algumas cenas, articulando seu conteúdo com questões de ordem teórica e com diretrizes de políticas públicas vigentes na área. A principal hipótese aqui desenvolvida é de que as ações escolares parecem querer valorizar a diversidade sem tocar no estatuto da heteronormatividade, o que compromete seu alcance.This paper addresses the challenges one faces when attempting to change the basis of inequality in school associated with attributes of gender and sexuality. Ethnographic procedures are utilized to describe school scenes in three public schools in the city Porto Alegre, which are the stage where actions self-rated as intended to “fight homophobia”, “respect towards diversity” and “inclusion of all”. The aim is not evaluate public policies, since there is little span of field work, instead the reflection on what has been observed and reported is important as an input for monitoring and assessing actions, as well as to stimulate theoretical thinking about the conceptual categories on which such actions are based. The text is structured in three units. The first one deals with the complex conceptual and political discussion that currently involves categories such as difference, diversity, inclusion, equality and inequality, in articulation with the specific field categories: genders, sexuality and masculinities in the school environment. The second unit brings the ethnographic method for school scenes, assigning the context of the schools and groups of students. The third unit narrates some scenes and articulates their contents with theoretical issues and guidelines of the public policies currently in force for the subject. The main hypothesis developed herein is that school actions seem to praise diversity without touching the status of heteronormativity, which adversely affects its outreach.application/pdfporEducação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 39, n. 1 (jan./abr. 2013), p. 145-159HeterossexualidadeDiversidade sexualGêneroPolíticas públicasSchoolHeteronormativityGender diversitySexual diversityPublic policiesSigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolarFollow me, the good ones : trouble and sorrow in confronting heteronormativity in the school environmentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000881973.pdf000881973.pdfTexto completoapplication/pdf188405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98919/1/000881973.pdfdfe414bd83ab0b18d932ac60dbaef0d0MD51TEXT000881973.pdf.txt000881973.pdf.txtExtracted Texttext/plain57507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98919/2/000881973.pdf.txtd68704578c88940c0558ba61c85f52c8MD52THUMBNAIL000881973.pdf.jpg000881973.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98919/3/000881973.pdf.jpg6ed949bb13b5f6187dfbd0b6b79e4c4bMD5310183/989192021-11-20 05:48:59.424124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98919Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:48:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Follow me, the good ones : trouble and sorrow in confronting heteronormativity in the school environment
title Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar
spellingShingle Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar
Seffner, Fernando
Heterossexualidade
Diversidade sexual
Gênero
Políticas públicas
School
Heteronormativity
Gender diversity
Sexual diversity
Public policies
title_short Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar
title_full Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar
title_fullStr Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar
title_full_unstemmed Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar
title_sort Sigam-me os bons : apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar
author Seffner, Fernando
author_facet Seffner, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Heterossexualidade
Diversidade sexual
Gênero
Políticas públicas
topic Heterossexualidade
Diversidade sexual
Gênero
Políticas públicas
School
Heteronormativity
Gender diversity
Sexual diversity
Public policies
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Heteronormativity
Gender diversity
Sexual diversity
Public policies
description Este artigo aborda os desafios enfrentados quando se busca modificar os regimes de desigualdade na escola envolvendo atributos de gênero e sexualidade. Utiliza-se a etnografia de cenas escolares em três escolas públicas de Porto Alegre, as quais são palco de ações autoclassificadas como de “combate à homofobia”, “respeito pela diversidade” e “inclusão para todos”. Não se trata de fazer uma avaliação das políticas públicas, uma vez que há pouca envergadura do trabalho de campo, mas a reflexão sobre o que foi observado e relatado tem importância como insumo de monitoramento e avaliação das ações, bem como para estimular a reflexão teórica acerca das categorias conceituais em que tais ações se baseiam. O texto está estruturado em três unidades. Na primeira, percorre-se parte da complexa discussão conceitual e política que hoje envolve categorias como diferença, diversidade, inclusão, igualdade e desigualdade, em articulação com as categorias do campo específico: gênero, sexualidade e masculinidades no espaço escolar. Na segunda unidade, explicita-se o método de etnografia de cenas escolares, situando o contexto das escolas e dos grupos de alunos. A terceira narra algumas cenas, articulando seu conteúdo com questões de ordem teórica e com diretrizes de políticas públicas vigentes na área. A principal hipótese aqui desenvolvida é de que as ações escolares parecem querer valorizar a diversidade sem tocar no estatuto da heteronormatividade, o que compromete seu alcance.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98919
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-9702
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000881973
identifier_str_mv 1517-9702
000881973
url http://hdl.handle.net/10183/98919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 39, n. 1 (jan./abr. 2013), p. 145-159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98919/1/000881973.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98919/2/000881973.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98919/3/000881973.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dfe414bd83ab0b18d932ac60dbaef0d0
d68704578c88940c0558ba61c85f52c8
6ed949bb13b5f6187dfbd0b6b79e4c4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842712711168