O estatuto teórico do "sentido estético" : (a propósito de Hölderlin)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142352
Resumo: Esse artigo trata do conceito de Hölderlin de ‘sentido estético’ através de sua tradução dos diálogos entre Antígona e Creon em Antígona de Sófocles. As curiosas alterações aparentemente irregulares dessa versão alemã serão explicadas e justificadas através da relação complexa entre essas e elementos significantes de outras partes dramáticas e líricas da tragédia. Essa elucidação mostrará que Hölderlin considera argumentos discursivos como “partes” de uma totalidade “ritmicamente” organizada que intuitivamente é compreendida como uma conexão global (unendlicherer Zusammenhang).
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spelling Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer2016-06-09T02:07:55Z19981414-3003http://hdl.handle.net/10183/142352000664451Esse artigo trata do conceito de Hölderlin de ‘sentido estético’ através de sua tradução dos diálogos entre Antígona e Creon em Antígona de Sófocles. As curiosas alterações aparentemente irregulares dessa versão alemã serão explicadas e justificadas através da relação complexa entre essas e elementos significantes de outras partes dramáticas e líricas da tragédia. Essa elucidação mostrará que Hölderlin considera argumentos discursivos como “partes” de uma totalidade “ritmicamente” organizada que intuitivamente é compreendida como uma conexão global (unendlicherer Zusammenhang).“This article approaches Hölderlins concept of the ‘aesthetical sense’ through his translation of the dialogues between Antigone and Creon in Sophocles’ Antigone. The curious, apparently irregular alterations of this German version will be explained and justified through their complex relationship with significant elements in the other dramatic and lyrical parts of the tragedy. This elucidation will show that Hölderlin understands discursive arguments as “parts” of a “rhythmically” organized totality which is intuitively apprehended as an overall connection (unendlicherer Zusammenhang).”application/pdfporAnalytica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 3, n. 2 (1998), p. 157-196Holderlin, Johann Christian Friedrich, 1770-1843Sentido estéticoO estatuto teórico do "sentido estético" : (a propósito de Hölderlin)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000664451.pdf000664451.pdfTexto completoapplication/pdf206063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142352/1/000664451.pdf63709860057b3c78ae0193672414e762MD51TEXT000664451.pdf.txt000664451.pdf.txtExtracted Texttext/plain98238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142352/2/000664451.pdf.txte9d36957e6c642e3872650925498c72dMD52THUMBNAIL000664451.pdf.jpg000664451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142352/3/000664451.pdf.jpgd70369bacda5d9097a8765e852292986MD5310183/1423522018-10-26 09:48:51.723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142352Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:48:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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