Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corso, Luciana Vellinho, Thornton, Alessandra Figueiró, Nunes, Sula Cristina Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211839
Resumo: Este ensaio tem como objetivo elucidar questões relativas à origem, definição e contribuições do senso numérico para a aprendizagem matemática. Abordam-se as controvérsias envolvidas na origem e conceituação do constructo, assim como a compreensão de senso numérico que caracteriza este trabalho. São apresentados estudos que destacam o papel relevante que o senso numérico desempenha para a construção da matemática inicial e a relação que este constructo tem evidenciado com o desempenho matemático posterior das crianças. Após, relaciona-se o que foi exposto às ações educacionais desenvolvidas por pesquisadores da área, mostrando a efetividade do investimento no desenvolvimento de intervenções matemáticas. Em conclusão, fica evidenciada a controvérsia que caracteriza a conceituação de senso numérico, o que reflete a necessidade e relevância de mais pesquisa nesta área. É destacada também a forte relação preditiva entre o constructo e o conhecimento matemático posterior, o que tem impulsionado a realização de estudos de intervenção neste campo, com resultados animadores, para alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem na matemática.
id UFRGS-2_3c35c79d6b8d4faa2e7145cbf216ad34
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana VellinhoThornton, Alessandra FigueiróNunes, Sula Cristina Teixeira2020-07-11T03:53:32Z20201982-7199http://hdl.handle.net/10183/211839001114758Este ensaio tem como objetivo elucidar questões relativas à origem, definição e contribuições do senso numérico para a aprendizagem matemática. Abordam-se as controvérsias envolvidas na origem e conceituação do constructo, assim como a compreensão de senso numérico que caracteriza este trabalho. São apresentados estudos que destacam o papel relevante que o senso numérico desempenha para a construção da matemática inicial e a relação que este constructo tem evidenciado com o desempenho matemático posterior das crianças. Após, relaciona-se o que foi exposto às ações educacionais desenvolvidas por pesquisadores da área, mostrando a efetividade do investimento no desenvolvimento de intervenções matemáticas. Em conclusão, fica evidenciada a controvérsia que caracteriza a conceituação de senso numérico, o que reflete a necessidade e relevância de mais pesquisa nesta área. É destacada também a forte relação preditiva entre o constructo e o conhecimento matemático posterior, o que tem impulsionado a realização de estudos de intervenção neste campo, com resultados animadores, para alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem na matemática.This essay aims to elucidate issues related to the origin, definition and contributions of number sense to mathematical learning. We discuss the controversies involved in the origin and conceptualization of the construct, as well as the understanding of number sense that characterizes this work. We present studies that highlight the relevant role that number sense plays in the construction of initial mathematics and the relation that this construct has evidenced in children’s later mathematical performance. These findings are then related to educational actions developed by researchers in the field, showing the effectiveness of the investment in developing mathematical interventions. In conclusion, it is evidenced the controversy that characterizes the concept of number sense, which reflects the need for more research in this field. A strong predictive relationship between the construct and later mathematical knowledge is also highlighted, which has led to the realization of intervention studies in this field. Such studies have shown encouraging results for kindergarten and elementary school students who have difficulties in learning mathematics.Este ensayo tiene como objetivo dilucidar cuestiones relacionadas con el origen, la definición y las contribuciones del sentido numérico al aprendizaje matemático. Discutimos las controversias involucradas en el origen y la conceptualización del constructo, así como la comprensión del sentido numérico que caracteriza este trabajo. Presentamos estudios que destacan el papel relevante que juega el sentido numérico en la construcción de las matemáticas iniciales y la relación que este constructo ha evidenciado en el rendimiento matemático posterior de los niños. Estos hallazgos se relacionan luego con acciones educativas desarrolladas por investigadores en este campo, evidenciando la efectividad de los esfuerzos en el desarrollo de intervenciones matemáticas. En conclusión, queda evidenciada la controversia que caracteriza el concepto de sentido numérico, lo que refleja la necesidad de más investigación en este campo. También se destaca una fuerte relación predictiva entre este constructo y el conocimiento matemático posterior, lo que ha llevado a la realización de estudios de intervención en esta área. Dichos estudios han mostrado resultados alentadores para los alumnos de la Educación Infantil y años iniciales de la Enseñanza Fundamental que tienen dificultades para aprender matemáticas.application/pdfporRevista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 15 (maio 2020), p. 1-15, e2757030,MatemáticaNumber senseMathematical learningPredictive studiesInterventionSentido numéricoAprendizaje matemáticoEstudios PredictivosIntervenciónEstudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectivaStudy of number sense : mathematical learning and research in perspectiveEstudio del sentido numérico : aprendizaje matemática e investigación en perspectivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114758.pdf.txt001114758.pdf.txtExtracted Texttext/plain48119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211839/2/001114758.pdf.txtbf4a22e79a2879bd968fd3b2bfc1f274MD52ORIGINAL001114758.pdfTexto completoapplication/pdf370196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211839/1/001114758.pdffb6ca3b681492da3441e3a82c2581729MD5110183/2118392020-07-12 03:42:15.280956oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-12T06:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Study of number sense : mathematical learning and research in perspective
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estudio del sentido numérico : aprendizaje matemática e investigación en perspectiva
title Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
spellingShingle Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
Assis, Évelin Fulginiti de
Matemática
Number sense
Mathematical learning
Predictive studies
Intervention
Sentido numérico
Aprendizaje matemático
Estudios Predictivos
Intervención
title_short Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
title_full Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
title_fullStr Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
title_full_unstemmed Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
title_sort Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
author Assis, Évelin Fulginiti de
author_facet Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
Thornton, Alessandra Figueiró
Nunes, Sula Cristina Teixeira
author_role author
author2 Corso, Luciana Vellinho
Thornton, Alessandra Figueiró
Nunes, Sula Cristina Teixeira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
Thornton, Alessandra Figueiró
Nunes, Sula Cristina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
topic Matemática
Number sense
Mathematical learning
Predictive studies
Intervention
Sentido numérico
Aprendizaje matemático
Estudios Predictivos
Intervención
dc.subject.eng.fl_str_mv Number sense
Mathematical learning
Predictive studies
Intervention
dc.subject.spa.fl_str_mv Sentido numérico
Aprendizaje matemático
Estudios Predictivos
Intervención
description Este ensaio tem como objetivo elucidar questões relativas à origem, definição e contribuições do senso numérico para a aprendizagem matemática. Abordam-se as controvérsias envolvidas na origem e conceituação do constructo, assim como a compreensão de senso numérico que caracteriza este trabalho. São apresentados estudos que destacam o papel relevante que o senso numérico desempenha para a construção da matemática inicial e a relação que este constructo tem evidenciado com o desempenho matemático posterior das crianças. Após, relaciona-se o que foi exposto às ações educacionais desenvolvidas por pesquisadores da área, mostrando a efetividade do investimento no desenvolvimento de intervenções matemáticas. Em conclusão, fica evidenciada a controvérsia que caracteriza a conceituação de senso numérico, o que reflete a necessidade e relevância de mais pesquisa nesta área. É destacada também a forte relação preditiva entre o constructo e o conhecimento matemático posterior, o que tem impulsionado a realização de estudos de intervenção neste campo, com resultados animadores, para alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem na matemática.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-11T03:53:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211839
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-7199
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114758
identifier_str_mv 1982-7199
001114758
url http://hdl.handle.net/10183/211839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 15 (maio 2020), p. 1-15, e2757030,
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211839/2/001114758.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211839/1/001114758.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf4a22e79a2879bd968fd3b2bfc1f274
fb6ca3b681492da3441e3a82c2581729
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224995143155712