Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corso, Luciana Vellinho, Thornton, Alessandra Figueiró, Nunes, Sula Cristina Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211839
Resumo: Este ensaio tem como objetivo elucidar questões relativas à origem, definição e contribuições do senso numérico para a aprendizagem matemática. Abordam-se as controvérsias envolvidas na origem e conceituação do constructo, assim como a compreensão de senso numérico que caracteriza este trabalho. São apresentados estudos que destacam o papel relevante que o senso numérico desempenha para a construção da matemática inicial e a relação que este constructo tem evidenciado com o desempenho matemático posterior das crianças. Após, relaciona-se o que foi exposto às ações educacionais desenvolvidas por pesquisadores da área, mostrando a efetividade do investimento no desenvolvimento de intervenções matemáticas. Em conclusão, fica evidenciada a controvérsia que caracteriza a conceituação de senso numérico, o que reflete a necessidade e relevância de mais pesquisa nesta área. É destacada também a forte relação preditiva entre o constructo e o conhecimento matemático posterior, o que tem impulsionado a realização de estudos de intervenção neste campo, com resultados animadores, para alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem na matemática.
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Em conclusão, fica evidenciada a controvérsia que caracteriza a conceituação de senso numérico, o que reflete a necessidade e relevância de mais pesquisa nesta área. É destacada também a forte relação preditiva entre o constructo e o conhecimento matemático posterior, o que tem impulsionado a realização de estudos de intervenção neste campo, com resultados animadores, para alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem na matemática.This essay aims to elucidate issues related to the origin, definition and contributions of number sense to mathematical learning. We discuss the controversies involved in the origin and conceptualization of the construct, as well as the understanding of number sense that characterizes this work. We present studies that highlight the relevant role that number sense plays in the construction of initial mathematics and the relation that this construct has evidenced in children’s later mathematical performance. These findings are then related to educational actions developed by researchers in the field, showing the effectiveness of the investment in developing mathematical interventions. In conclusion, it is evidenced the controversy that characterizes the concept of number sense, which reflects the need for more research in this field. A strong predictive relationship between the construct and later mathematical knowledge is also highlighted, which has led to the realization of intervention studies in this field. Such studies have shown encouraging results for kindergarten and elementary school students who have difficulties in learning mathematics.Este ensayo tiene como objetivo dilucidar cuestiones relacionadas con el origen, la definición y las contribuciones del sentido numérico al aprendizaje matemático. Discutimos las controversias involucradas en el origen y la conceptualización del constructo, así como la comprensión del sentido numérico que caracteriza este trabajo. Presentamos estudios que destacan el papel relevante que juega el sentido numérico en la construcción de las matemáticas iniciales y la relación que este constructo ha evidenciado en el rendimiento matemático posterior de los niños. Estos hallazgos se relacionan luego con acciones educativas desarrolladas por investigadores en este campo, evidenciando la efectividad de los esfuerzos en el desarrollo de intervenciones matemáticas. En conclusión, queda evidenciada la controversia que caracteriza el concepto de sentido numérico, lo que refleja la necesidad de más investigación en este campo. También se destaca una fuerte relación predictiva entre este constructo y el conocimiento matemático posterior, lo que ha llevado a la realización de estudios de intervención en esta área. Dichos estudios han mostrado resultados alentadores para los alumnos de la Educación Infantil y años iniciales de la Enseñanza Fundamental que tienen dificultades para aprender matemáticas.application/pdfporRevista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 15 (maio 2020), p. 1-15, e2757030,MatemáticaNumber senseMathematical learningPredictive studiesInterventionSentido numéricoAprendizaje matemáticoEstudios PredictivosIntervenciónEstudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectivaStudy of number sense : mathematical learning and research in perspectiveEstudio del sentido numérico : aprendizaje matemática e investigación en perspectivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114758.pdf.txt001114758.pdf.txtExtracted Texttext/plain48119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211839/2/001114758.pdf.txtbf4a22e79a2879bd968fd3b2bfc1f274MD52ORIGINAL001114758.pdfTexto completoapplication/pdf370196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211839/1/001114758.pdffb6ca3b681492da3441e3a82c2581729MD5110183/2118392020-07-12 03:42:15.280956oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-12T06:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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