Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krassmann, Aliane Loureiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Falcade, Andressa, Nunes, Luciana Neves, Medina, Roseclea Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223846
Resumo: Este artigo apresenta uma análise do modelo de avaliação de jogos sérios digitais “Visão do Estudante”, que conta com a combinação de dois instrumentos, sendo o primeiro a adaptação de um questionário proposto por Savi (2011) e o segundo composto por itens de interação com base em princípios mencionados por Aarseth (2003). De forma a explorar o modelo, dados de sua aplicação com uma amostra de 18 estudantes foram analisados, complementando-os com o uso de testes estatísticos. Como resultado, foram encontradas evidências da relação entre as percepções do estudante sobre aspectos motivacionais e sua opinião sobre a experiência de usuário, e observou-se diferenças significativas entre grupos em alguns aspectos avaliados, demonstrando a utilidade do modelo para analisar a aplicação de um jogo educacional.
id UFRGS-2_3c3ee2c1d73014a7b59a111f54fef62a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223846
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Krassmann, Aliane LoureiroFalcade, AndressaNunes, Luciana NevesMedina, Roseclea Duarte2021-07-14T04:31:29Z20171516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/223846001063529Este artigo apresenta uma análise do modelo de avaliação de jogos sérios digitais “Visão do Estudante”, que conta com a combinação de dois instrumentos, sendo o primeiro a adaptação de um questionário proposto por Savi (2011) e o segundo composto por itens de interação com base em princípios mencionados por Aarseth (2003). De forma a explorar o modelo, dados de sua aplicação com uma amostra de 18 estudantes foram analisados, complementando-os com o uso de testes estatísticos. Como resultado, foram encontradas evidências da relação entre as percepções do estudante sobre aspectos motivacionais e sua opinião sobre a experiência de usuário, e observou-se diferenças significativas entre grupos em alguns aspectos avaliados, demonstrando a utilidade do modelo para analisar a aplicação de um jogo educacional.This article presents an analysis of the “Student Vision” evaluation model of digital serious games, which counts with the combination of two instruments, the first being the adaptation of a questionnaire proposed by Savi (2011) and the second being composed of interaction items based on principles mentioned by Aarseth (2003). In order to explore the model, data from its application with a sample of 18 students were analyzed, complementing them with the use of statistical tests. As a result, it was found evidence of the relationship between the student’s perceptions of motivational aspects and its opinion regarding the user experience, and it was observed significant differences among groups in some aspects evaluated, demonstrating the utility of the model to analyze the application of an educational game.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2017), p. 49-64Jogos digitaisAvaliaçãoEstatísticaDigital serious gamesEvaluation modelStudent’s visionAnálise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitaisAnalysis of the “Student Vision” model for the evaluation of digital serious games info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001063529.pdf.txt001063529.pdf.txtExtracted Texttext/plain44668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223846/2/001063529.pdf.txt113fd68b663bb8e21d842767435eb823MD52ORIGINAL001063529.pdfTexto completoapplication/pdf446634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223846/1/001063529.pdfd33514701216337f25ea46377337a716MD5110183/2238462021-08-18 04:36:19.833613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223846Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of the “Student Vision” model for the evaluation of digital serious games
title Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais
spellingShingle Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais
Krassmann, Aliane Loureiro
Jogos digitais
Avaliação
Estatística
Digital serious games
Evaluation model
Student’s vision
title_short Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais
title_full Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais
title_fullStr Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais
title_full_unstemmed Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais
title_sort Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais
author Krassmann, Aliane Loureiro
author_facet Krassmann, Aliane Loureiro
Falcade, Andressa
Nunes, Luciana Neves
Medina, Roseclea Duarte
author_role author
author2 Falcade, Andressa
Nunes, Luciana Neves
Medina, Roseclea Duarte
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krassmann, Aliane Loureiro
Falcade, Andressa
Nunes, Luciana Neves
Medina, Roseclea Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Avaliação
Estatística
topic Jogos digitais
Avaliação
Estatística
Digital serious games
Evaluation model
Student’s vision
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital serious games
Evaluation model
Student’s vision
description Este artigo apresenta uma análise do modelo de avaliação de jogos sérios digitais “Visão do Estudante”, que conta com a combinação de dois instrumentos, sendo o primeiro a adaptação de um questionário proposto por Savi (2011) e o segundo composto por itens de interação com base em princípios mencionados por Aarseth (2003). De forma a explorar o modelo, dados de sua aplicação com uma amostra de 18 estudantes foram analisados, complementando-os com o uso de testes estatísticos. Como resultado, foram encontradas evidências da relação entre as percepções do estudante sobre aspectos motivacionais e sua opinião sobre a experiência de usuário, e observou-se diferenças significativas entre grupos em alguns aspectos avaliados, demonstrando a utilidade do modelo para analisar a aplicação de um jogo educacional.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223846
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063529
identifier_str_mv 1516-084X
001063529
url http://hdl.handle.net/10183/223846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2017), p. 49-64
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223846/2/001063529.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223846/1/001063529.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 113fd68b663bb8e21d842767435eb823
d33514701216337f25ea46377337a716
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025419739136