Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitelli, Celso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263832
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 2016 e 2018 que investigou algumas representações de corpos em livros didáticos de Ensino de Arte, mais especificamente o modo como são eles apresentados, discutidos ou não e problematizados. A metodologia empregada se ocupou da análise de cinco coleções voltadas para o Ensino de Artes no Ensino Fundamental: Projeto Mosaico (2015); Por toda Parte (2015); Projeto Araribá: arte (2014); Tear (2015) e A arte de fazer arte (2015). Entre as questões quenortearam a pesquisa, destacou-se: por que certas representações de corpos (na arte ou no cotidiano) passam a ser mais valorizadas do que outras e, assim, compõem em maior quantidade o conjunto de imagens dos livros didáticos de Ensino de Arte? Entre os autores que solidificaram a pesquisa, citam-se Débora Lupton, Gisela Ferreira da Silva, Lucia Santaella, entre outros. Concluiu-se que a maioria dos livros das coleções analisadas, com efeito, aborda o corpo de maneira muito genérica, com um aprofundamento menor ao que o tema de fato merece.
id UFRGS-2_3c486343a5a58d2851c59151378c16e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263832
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vitelli, Celso2023-08-19T03:33:35Z20222357-9854http://hdl.handle.net/10183/263832001155090Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 2016 e 2018 que investigou algumas representações de corpos em livros didáticos de Ensino de Arte, mais especificamente o modo como são eles apresentados, discutidos ou não e problematizados. A metodologia empregada se ocupou da análise de cinco coleções voltadas para o Ensino de Artes no Ensino Fundamental: Projeto Mosaico (2015); Por toda Parte (2015); Projeto Araribá: arte (2014); Tear (2015) e A arte de fazer arte (2015). Entre as questões quenortearam a pesquisa, destacou-se: por que certas representações de corpos (na arte ou no cotidiano) passam a ser mais valorizadas do que outras e, assim, compõem em maior quantidade o conjunto de imagens dos livros didáticos de Ensino de Arte? Entre os autores que solidificaram a pesquisa, citam-se Débora Lupton, Gisela Ferreira da Silva, Lucia Santaella, entre outros. Concluiu-se que a maioria dos livros das coleções analisadas, com efeito, aborda o corpo de maneira muito genérica, com um aprofundamento menor ao que o tema de fato merece.This article results from researchdeveloped between 2016 and 2018 thatinvestigated some representations of bodies in Art Teaching textbooks, morespecifically the way they are presented, discussed or not and problematized. Themethodology used was concerned with the analysis of five collections aimed atTeaching Arts in Elementary School: Projeto Mosaico (2015); Por toda Parte (2015); Projeto Araribá: arte (2014); Tear (2015) and A arte de fazer arte (2015). Among thequestions that guided the research, the following stood out: why certain representationsof bodies (in art or in everyday life)come to be more valued than others and, thus,make up a greater amount of the set of images in teaching textbooks of art? Among theauthors who solidified the research are Débora Lupton, Gisela Ferreira da Silva, LuciaSantaella, among others. It was concluded that most of the books in the analyzedcollections, in fact, approach the body in a very generic way, with a lesser depth thanthe theme in fact deserves.Este artículo resulta de una investigación desarrollada entre 2016 y 2018 que investigó algunas representaciones de los cuerpos en los libros de texto de Educación Artística, másespecíficamente la forma en que se presentan, discuten o no y problematizan. La metodología utilizada estuvo relacionada con el análisis de cinco colecciones destinadas a la Educación Artística en la Educación Básica: Projeto Mosaico (2015); En todas partes (2015); Proyecto Araribá: arte (2014); Lágrima (2015) y El arte de hacer arte (2015). Entre las preguntas que orientaron la investigación, se destacó: ¿por qué ciertas representaciones de los cuerpos (en el arte o en la vida cotidiana) llegan a ser más valoradas que otras y, por lo tanto, componen una mayor cantidad del conjunto de imágenes en los libros de texto de Educación Artística? Entre las autoras que solidificaron la investigación están Débora Lupton, Gisela Ferreira da Silva, Lucia Santaella, entre otras. Se concluyó que la mayoría de los librosde textode las colecciones analizadas, de hecho, abordan el cuerpo de manera muy genérica, con una profundidad menor de la que el tema en realidad merece.application/pdfporGEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 9, (2022), 13 f.Corpo : ArteLivro didáticoEnsino de artesBodyTextbookArt teachingCuerpoLibro de textoEducación artísticaRepresentações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arteRepresentations of the body in five art teaching textbooks Representaciones del cuerpo en cinco libros de texto de Educación Artística info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155090.pdf.txt001155090.pdf.txtExtracted Texttext/plain33442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263832/2/001155090.pdf.txtce7ac4fd45cd38cafcb6a46a915cce6aMD52ORIGINAL001155090.pdfTexto completoapplication/pdf675169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263832/1/001155090.pdf701e7369b452f3fb2f18d2351c199839MD5110183/2638322023-08-20 03:42:11.073265oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263832Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-20T06:42:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Representations of the body in five art teaching textbooks
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Representaciones del cuerpo en cinco libros de texto de Educación Artística
title Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte
spellingShingle Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte
Vitelli, Celso
Corpo : Arte
Livro didático
Ensino de artes
Body
Textbook
Art teaching
Cuerpo
Libro de texto
Educación artística
title_short Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte
title_full Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte
title_fullStr Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte
title_full_unstemmed Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte
title_sort Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte
author Vitelli, Celso
author_facet Vitelli, Celso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitelli, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo : Arte
Livro didático
Ensino de artes
topic Corpo : Arte
Livro didático
Ensino de artes
Body
Textbook
Art teaching
Cuerpo
Libro de texto
Educación artística
dc.subject.eng.fl_str_mv Body
Textbook
Art teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Cuerpo
Libro de texto
Educación artística
description Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 2016 e 2018 que investigou algumas representações de corpos em livros didáticos de Ensino de Arte, mais especificamente o modo como são eles apresentados, discutidos ou não e problematizados. A metodologia empregada se ocupou da análise de cinco coleções voltadas para o Ensino de Artes no Ensino Fundamental: Projeto Mosaico (2015); Por toda Parte (2015); Projeto Araribá: arte (2014); Tear (2015) e A arte de fazer arte (2015). Entre as questões quenortearam a pesquisa, destacou-se: por que certas representações de corpos (na arte ou no cotidiano) passam a ser mais valorizadas do que outras e, assim, compõem em maior quantidade o conjunto de imagens dos livros didáticos de Ensino de Arte? Entre os autores que solidificaram a pesquisa, citam-se Débora Lupton, Gisela Ferreira da Silva, Lucia Santaella, entre outros. Concluiu-se que a maioria dos livros das coleções analisadas, com efeito, aborda o corpo de maneira muito genérica, com um aprofundamento menor ao que o tema de fato merece.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-19T03:33:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263832
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2357-9854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155090
identifier_str_mv 2357-9854
001155090
url http://hdl.handle.net/10183/263832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv GEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 9, (2022), 13 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263832/2/001155090.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263832/1/001155090.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce7ac4fd45cd38cafcb6a46a915cce6a
701e7369b452f3fb2f18d2351c199839
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225096665235456