Rotina na escola de educação especial : elemento estruturante para o desenvolvimento dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233023 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo sobre a rotina na Educação Especial a partir da seguinte questão: que noção de rotina é produzida pelos docentes dos anos iniciais de uma escola de Educação Especial? Sendo essa a pergunta de pesquisa, o objetivo geral consistiu em analisar a noção de rotina produzida pelos docentes dos anos iniciais na escola de Educação Especial. Como estratégia metodológica, foram realizadas entrevistas com quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli no primeiro semestre de 2020. Na organização deste TCC, foi levado em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) verificar que noções de rotina circulam em produções na área da educação; 2) identificar como a rotina está presente na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola especial de Porto Alegre; 3) analisar que significados são atribuídos à ideia de rotina na Educação Especial pelos docentes de uma Escola Especial. Com a pandemia da Covid-19, também foi abordada a questão sobre rotina no contexto de ensino remoto no período de isolamento social. As entrevistas e as análises mostraram que a rotina se constitui como um elemento estruturante tanto da parte psíquica quanto da parte emocional do aluno com deficiência. A rotina estruturante possibilita a criação do aluno por meio da tranquilidade, da organização e da segurança que ela transmite. Por ser fundamental para o desenvolvimento psicoemocional, ela proporciona o crescimento da autonomia do aluno, o que será refletido para além dos muros da escola. |
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