Publicidade infantil: como as marcas podem influenciar o consumo dentro de casa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234871 |
Resumo: | Esta monografia de final de curso em Publicidade e Propaganda explora o cenário da publicidade infantil, em especial sob o viés da recepção das crianças a esse tipo de conteúdo e da maneira que seus pais lidam com esse fenômeno dentro de casa. A pesquisa justifica-se na perspectiva de entender como as marcas podem influenciar o comportamento de consumo do público infantil dentro de caso, através de canais de comunicação que divulgam comerciais televisivos, patrocínios e conteúdos no YouTube e demais plataformas digitais de streaming utilizadas pelo público infantil. Para condução do trabalho, primeiro é apresentado um embasamento teórico sobre a publicidade infantil, trazendo aspectos básicos, seus alertas e suas consequências, além de um apanhado sobre o que as leis que regem o país dizem sobre a comunicação para e com esse público. Também, em termos práticos e metodológicos, a pesquisa vai coletar dados junto aos pais das crianças, através de um questionário aplicado com 40 participantes, a fim de compreender as influências das marcas no seu processo de recepção e, consequentemente, o impacto no comportamento de consumo dos filhos, mostrando também o papel dos pais diante desse tema. Em suma, os resultados indicam que o YouTube e os canais de streaming são as plataformas que as crianças mais utilizam e é onde os pais mais sentem a influência das marcas. |
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Silva, Maycon Bodini daBorba, Eduardo Zilles2022-02-08T04:37:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/234871001136730Esta monografia de final de curso em Publicidade e Propaganda explora o cenário da publicidade infantil, em especial sob o viés da recepção das crianças a esse tipo de conteúdo e da maneira que seus pais lidam com esse fenômeno dentro de casa. A pesquisa justifica-se na perspectiva de entender como as marcas podem influenciar o comportamento de consumo do público infantil dentro de caso, através de canais de comunicação que divulgam comerciais televisivos, patrocínios e conteúdos no YouTube e demais plataformas digitais de streaming utilizadas pelo público infantil. Para condução do trabalho, primeiro é apresentado um embasamento teórico sobre a publicidade infantil, trazendo aspectos básicos, seus alertas e suas consequências, além de um apanhado sobre o que as leis que regem o país dizem sobre a comunicação para e com esse público. Também, em termos práticos e metodológicos, a pesquisa vai coletar dados junto aos pais das crianças, através de um questionário aplicado com 40 participantes, a fim de compreender as influências das marcas no seu processo de recepção e, consequentemente, o impacto no comportamento de consumo dos filhos, mostrando também o papel dos pais diante desse tema. Em suma, os resultados indicam que o YouTube e os canais de streaming são as plataformas que as crianças mais utilizam e é onde os pais mais sentem a influência das marcas.The graduation monograph in Advertising explores the scenario of children's advertising, specially in terms of children's reception of this type of content and the way their parents deal with this phenomenon at home. The research is justified from the perspective of understanding how brands can influence the children's consumption behaviours at home, through communication channels that publish in television commercials, sponsorships on YouTube and other digital streaming services. To conduct the work, first a theoretical basis on child advertising is presented, bringing basic aspects, its warnings and its consequences, as well as an overview of what the laws governing the country say about communication to and with this public. Also, in practical and methodological terms, the research collects data from the children's parents, through a questionnaire applied to 40 participants, in order to understand the influences of brands and their impact on children's advertising reception and, consequently, consumption behaviour. The results indicate that YouTube and streaming channels are the platforms that children use most and that parents feel the influence of brands.application/pdfporPublicidadeCriançaEstudos de recepçãoConsumoConsumptionChildhoodBrandsReceptionAdvertisingPublicidade infantil: como as marcas podem influenciar o consumo dentro de casainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136730.pdf.txt001136730.pdf.txtExtracted Texttext/plain108968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234871/2/001136730.pdf.txtbedef9316c55a9c21a8beb2cb557ab5eMD52ORIGINAL001136730.pdfTexto completoapplication/pdf1718535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234871/1/001136730.pdfafa0fe91dc25cbb505eb6d2c59930047MD5110183/2348712022-02-22 05:08:07.480789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:08:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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