Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102842 |
Resumo: | Este é um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de investigar questões referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula durante as aulas de língua inglesa, estas acontecendo em formas de oficinas semanais. . A sala de aula pensada e observada nesta pesquisa é de uma turma de 4º ano de uma escola de um município do interior do Rio Grande do Sul. As interrogações surgiram da prática da pesquisadora (professora oficineira de língua inglesa). O trabalho traz como problematização a articulação do pensamento sobre possíveis relações entre as práticas de letramento, de aprendizagem de uma segunda língua nos anos iniciais, sendo esta a língua inglesa e os softwares, trato aqui do “Cartola”, um jogo on-line que pode ser pensado como objeto de aprendizagem, possibilitando a produção de textos a partir do trabalho com sons, palavras e imagens de forma inusitada. A metodologia deste trabalho é de ordem exploratória, através de observações durante as práticas na sala de aula, discussões com os alunos e entrevistas com a professora titular da turma. A cada semana na oficina de Língua Inglesa o objeto de aprendizagem on-line Cartola é trazido para as práticas da sala de aula, podendo possibilitar assim, esta metodologia aqui descrita. Os resultados alcançados e as conclusões são definidas a partir da audição e edição das discussões com os próprios alunos da turma, sendo estas dirigidas por questões elaboradas pela professora (pesquisadora) as observações da professora durante o trabalho com o Cartola também são bases para esta conclusão. Acontece também uma entrevista realizada com a professora titular da turma, encontrando assim reverberações do objeto de aprendizagem Cartola na sala de aula, tanto nas aulas da professora como nas atividades com a língua inglesa com a professora/pesquisadora. De acordo com as vivências e impressões dos alunos, o Cartola trouxe pistas importantes e inusitadas para a produção de textos, assim como para o contato com as palavras relacionadas a eles pensadas agora para a língua inglesa. |
id |
UFRGS-2_3cbc594114dc1911ff44c047a9acce63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102842 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maggioni, Simone Teresinha Da RosaAlves, Evandro2014-09-11T02:09:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/102842000921439Este é um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de investigar questões referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula durante as aulas de língua inglesa, estas acontecendo em formas de oficinas semanais. . A sala de aula pensada e observada nesta pesquisa é de uma turma de 4º ano de uma escola de um município do interior do Rio Grande do Sul. As interrogações surgiram da prática da pesquisadora (professora oficineira de língua inglesa). O trabalho traz como problematização a articulação do pensamento sobre possíveis relações entre as práticas de letramento, de aprendizagem de uma segunda língua nos anos iniciais, sendo esta a língua inglesa e os softwares, trato aqui do “Cartola”, um jogo on-line que pode ser pensado como objeto de aprendizagem, possibilitando a produção de textos a partir do trabalho com sons, palavras e imagens de forma inusitada. A metodologia deste trabalho é de ordem exploratória, através de observações durante as práticas na sala de aula, discussões com os alunos e entrevistas com a professora titular da turma. A cada semana na oficina de Língua Inglesa o objeto de aprendizagem on-line Cartola é trazido para as práticas da sala de aula, podendo possibilitar assim, esta metodologia aqui descrita. Os resultados alcançados e as conclusões são definidas a partir da audição e edição das discussões com os próprios alunos da turma, sendo estas dirigidas por questões elaboradas pela professora (pesquisadora) as observações da professora durante o trabalho com o Cartola também são bases para esta conclusão. Acontece também uma entrevista realizada com a professora titular da turma, encontrando assim reverberações do objeto de aprendizagem Cartola na sala de aula, tanto nas aulas da professora como nas atividades com a língua inglesa com a professora/pesquisadora. De acordo com as vivências e impressões dos alunos, o Cartola trouxe pistas importantes e inusitadas para a produção de textos, assim como para o contato com as palavras relacionadas a eles pensadas agora para a língua inglesa.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LetramentoLíngua inglesaEnsinoLetramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921439.pdf000921439.pdfTexto completoapplication/pdf798546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/1/000921439.pdf7c79c9b8cd05db726f9efb04b603ff4aMD51TEXT000921439.pdf.txt000921439.pdf.txtExtracted Texttext/plain89175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/2/000921439.pdf.txtdca252e8847c6add87034b43f497327cMD52THUMBNAIL000921439.pdf.jpg000921439.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/3/000921439.pdf.jpg970f3cc99141ac14442a93cf94e8c508MD5310183/1028422018-10-25 09:02:39.405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102842Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola” |
title |
Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola” |
spellingShingle |
Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola” Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Língua inglesa Ensino |
title_short |
Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola” |
title_full |
Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola” |
title_fullStr |
Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola” |
title_full_unstemmed |
Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola” |
title_sort |
Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola” |
author |
Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa |
author_facet |
Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Língua inglesa Ensino |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Língua inglesa Ensino |
description |
Este é um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de investigar questões referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula durante as aulas de língua inglesa, estas acontecendo em formas de oficinas semanais. . A sala de aula pensada e observada nesta pesquisa é de uma turma de 4º ano de uma escola de um município do interior do Rio Grande do Sul. As interrogações surgiram da prática da pesquisadora (professora oficineira de língua inglesa). O trabalho traz como problematização a articulação do pensamento sobre possíveis relações entre as práticas de letramento, de aprendizagem de uma segunda língua nos anos iniciais, sendo esta a língua inglesa e os softwares, trato aqui do “Cartola”, um jogo on-line que pode ser pensado como objeto de aprendizagem, possibilitando a produção de textos a partir do trabalho com sons, palavras e imagens de forma inusitada. A metodologia deste trabalho é de ordem exploratória, através de observações durante as práticas na sala de aula, discussões com os alunos e entrevistas com a professora titular da turma. A cada semana na oficina de Língua Inglesa o objeto de aprendizagem on-line Cartola é trazido para as práticas da sala de aula, podendo possibilitar assim, esta metodologia aqui descrita. Os resultados alcançados e as conclusões são definidas a partir da audição e edição das discussões com os próprios alunos da turma, sendo estas dirigidas por questões elaboradas pela professora (pesquisadora) as observações da professora durante o trabalho com o Cartola também são bases para esta conclusão. Acontece também uma entrevista realizada com a professora titular da turma, encontrando assim reverberações do objeto de aprendizagem Cartola na sala de aula, tanto nas aulas da professora como nas atividades com a língua inglesa com a professora/pesquisadora. De acordo com as vivências e impressões dos alunos, o Cartola trouxe pistas importantes e inusitadas para a produção de textos, assim como para o contato com as palavras relacionadas a eles pensadas agora para a língua inglesa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102842 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921439 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102842 |
identifier_str_mv |
000921439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/1/000921439.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/2/000921439.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/3/000921439.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c79c9b8cd05db726f9efb04b603ff4a dca252e8847c6add87034b43f497327c 970f3cc99141ac14442a93cf94e8c508 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132888367104 |