Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102842
Resumo: Este é um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de investigar questões referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula durante as aulas de língua inglesa, estas acontecendo em formas de oficinas semanais. . A sala de aula pensada e observada nesta pesquisa é de uma turma de 4º ano de uma escola de um município do interior do Rio Grande do Sul. As interrogações surgiram da prática da pesquisadora (professora oficineira de língua inglesa). O trabalho traz como problematização a articulação do pensamento sobre possíveis relações entre as práticas de letramento, de aprendizagem de uma segunda língua nos anos iniciais, sendo esta a língua inglesa e os softwares, trato aqui do “Cartola”, um jogo on-line que pode ser pensado como objeto de aprendizagem, possibilitando a produção de textos a partir do trabalho com sons, palavras e imagens de forma inusitada. A metodologia deste trabalho é de ordem exploratória, através de observações durante as práticas na sala de aula, discussões com os alunos e entrevistas com a professora titular da turma. A cada semana na oficina de Língua Inglesa o objeto de aprendizagem on-line Cartola é trazido para as práticas da sala de aula, podendo possibilitar assim, esta metodologia aqui descrita. Os resultados alcançados e as conclusões são definidas a partir da audição e edição das discussões com os próprios alunos da turma, sendo estas dirigidas por questões elaboradas pela professora (pesquisadora) as observações da professora durante o trabalho com o Cartola também são bases para esta conclusão. Acontece também uma entrevista realizada com a professora titular da turma, encontrando assim reverberações do objeto de aprendizagem Cartola na sala de aula, tanto nas aulas da professora como nas atividades com a língua inglesa com a professora/pesquisadora. De acordo com as vivências e impressões dos alunos, o Cartola trouxe pistas importantes e inusitadas para a produção de textos, assim como para o contato com as palavras relacionadas a eles pensadas agora para a língua inglesa.
id UFRGS-2_3cbc594114dc1911ff44c047a9acce63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102842
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maggioni, Simone Teresinha Da RosaAlves, Evandro2014-09-11T02:09:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/102842000921439Este é um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de investigar questões referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula durante as aulas de língua inglesa, estas acontecendo em formas de oficinas semanais. . A sala de aula pensada e observada nesta pesquisa é de uma turma de 4º ano de uma escola de um município do interior do Rio Grande do Sul. As interrogações surgiram da prática da pesquisadora (professora oficineira de língua inglesa). O trabalho traz como problematização a articulação do pensamento sobre possíveis relações entre as práticas de letramento, de aprendizagem de uma segunda língua nos anos iniciais, sendo esta a língua inglesa e os softwares, trato aqui do “Cartola”, um jogo on-line que pode ser pensado como objeto de aprendizagem, possibilitando a produção de textos a partir do trabalho com sons, palavras e imagens de forma inusitada. A metodologia deste trabalho é de ordem exploratória, através de observações durante as práticas na sala de aula, discussões com os alunos e entrevistas com a professora titular da turma. A cada semana na oficina de Língua Inglesa o objeto de aprendizagem on-line Cartola é trazido para as práticas da sala de aula, podendo possibilitar assim, esta metodologia aqui descrita. Os resultados alcançados e as conclusões são definidas a partir da audição e edição das discussões com os próprios alunos da turma, sendo estas dirigidas por questões elaboradas pela professora (pesquisadora) as observações da professora durante o trabalho com o Cartola também são bases para esta conclusão. Acontece também uma entrevista realizada com a professora titular da turma, encontrando assim reverberações do objeto de aprendizagem Cartola na sala de aula, tanto nas aulas da professora como nas atividades com a língua inglesa com a professora/pesquisadora. De acordo com as vivências e impressões dos alunos, o Cartola trouxe pistas importantes e inusitadas para a produção de textos, assim como para o contato com as palavras relacionadas a eles pensadas agora para a língua inglesa.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LetramentoLíngua inglesaEnsinoLetramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921439.pdf000921439.pdfTexto completoapplication/pdf798546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/1/000921439.pdf7c79c9b8cd05db726f9efb04b603ff4aMD51TEXT000921439.pdf.txt000921439.pdf.txtExtracted Texttext/plain89175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/2/000921439.pdf.txtdca252e8847c6add87034b43f497327cMD52THUMBNAIL000921439.pdf.jpg000921439.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/3/000921439.pdf.jpg970f3cc99141ac14442a93cf94e8c508MD5310183/1028422018-10-25 09:02:39.405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102842Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
title Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
spellingShingle Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Língua inglesa
Ensino
title_short Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
title_full Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
title_fullStr Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
title_full_unstemmed Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
title_sort Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
author Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa
author_facet Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Língua inglesa
Ensino
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Língua inglesa
Ensino
description Este é um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de investigar questões referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula durante as aulas de língua inglesa, estas acontecendo em formas de oficinas semanais. . A sala de aula pensada e observada nesta pesquisa é de uma turma de 4º ano de uma escola de um município do interior do Rio Grande do Sul. As interrogações surgiram da prática da pesquisadora (professora oficineira de língua inglesa). O trabalho traz como problematização a articulação do pensamento sobre possíveis relações entre as práticas de letramento, de aprendizagem de uma segunda língua nos anos iniciais, sendo esta a língua inglesa e os softwares, trato aqui do “Cartola”, um jogo on-line que pode ser pensado como objeto de aprendizagem, possibilitando a produção de textos a partir do trabalho com sons, palavras e imagens de forma inusitada. A metodologia deste trabalho é de ordem exploratória, através de observações durante as práticas na sala de aula, discussões com os alunos e entrevistas com a professora titular da turma. A cada semana na oficina de Língua Inglesa o objeto de aprendizagem on-line Cartola é trazido para as práticas da sala de aula, podendo possibilitar assim, esta metodologia aqui descrita. Os resultados alcançados e as conclusões são definidas a partir da audição e edição das discussões com os próprios alunos da turma, sendo estas dirigidas por questões elaboradas pela professora (pesquisadora) as observações da professora durante o trabalho com o Cartola também são bases para esta conclusão. Acontece também uma entrevista realizada com a professora titular da turma, encontrando assim reverberações do objeto de aprendizagem Cartola na sala de aula, tanto nas aulas da professora como nas atividades com a língua inglesa com a professora/pesquisadora. De acordo com as vivências e impressões dos alunos, o Cartola trouxe pistas importantes e inusitadas para a produção de textos, assim como para o contato com as palavras relacionadas a eles pensadas agora para a língua inglesa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102842
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921439
url http://hdl.handle.net/10183/102842
identifier_str_mv 000921439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/1/000921439.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/2/000921439.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102842/3/000921439.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c79c9b8cd05db726f9efb04b603ff4a
dca252e8847c6add87034b43f497327c
970f3cc99141ac14442a93cf94e8c508
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132888367104