Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cintia Fernanda da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198196
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar. O termo interdisciplinaridade, no entanto, não possui um sentido epistemológico definido, o que demonstra que uma teoria sobre o assunto ainda está por ser construída. No âmbito do ensino fundamental e médio, a construção destes projetos torna-se difícil devido a estruturação curricular atual das disciplinas tradicionais, que acaba por gerar acúmulo de informações, mas pouca contribuição para a vida pessoal e profissional dos alunos. Como ferramenta de abordagem para a interdisciplinaridade, Freire propõe o Tema Gerador como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do saber decorrente do paradigma científico moderno. Faz-se necessário a elaboração de uma metodologia coerente para desencadear o processo de construção do conhecimento. Esta proposta, com um enfoque interdisciplinar, contou com o envolvimento e integração de diferentes campos de conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Assim como o PIBID Biologia, tivemos a participação dos bolsistas do PIBID Química e PIBID Física, com a colaboração das professoras de geografia e história do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, e foi aplicado nas turmas do 1º ano do ensino médio. O principal objetivo foi explorar o potencial da Astronomia como tema gerador, uma vez que esta, possibilita um estudo amplo, permitindo a abordagem de conteúdos de diversas áreas. Foram elaboradas sequências didáticas com quatro temas: Origem do universo; Sistema Solar; Origens da Vida na Terra e Evolução Biológica. Além disso, foi realizada uma atividade extraclasse e uma avaliação, por meio de entrevista e questionário de avaliação interdisciplinar. Para cada tema foram utilizados diferentes recursos lúdicos e didáticos para incentivar a curiosidade acerca de mitos e fatos que envolvem o tema.
id UFRGS-2_3cc6f6efe0211923b190bb2c8585b506
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198196
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Cintia Fernanda daMoço, Maria Cecília de Chiara2019-08-22T02:31:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/198196001096396O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar. O termo interdisciplinaridade, no entanto, não possui um sentido epistemológico definido, o que demonstra que uma teoria sobre o assunto ainda está por ser construída. No âmbito do ensino fundamental e médio, a construção destes projetos torna-se difícil devido a estruturação curricular atual das disciplinas tradicionais, que acaba por gerar acúmulo de informações, mas pouca contribuição para a vida pessoal e profissional dos alunos. Como ferramenta de abordagem para a interdisciplinaridade, Freire propõe o Tema Gerador como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do saber decorrente do paradigma científico moderno. Faz-se necessário a elaboração de uma metodologia coerente para desencadear o processo de construção do conhecimento. Esta proposta, com um enfoque interdisciplinar, contou com o envolvimento e integração de diferentes campos de conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Assim como o PIBID Biologia, tivemos a participação dos bolsistas do PIBID Química e PIBID Física, com a colaboração das professoras de geografia e história do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, e foi aplicado nas turmas do 1º ano do ensino médio. O principal objetivo foi explorar o potencial da Astronomia como tema gerador, uma vez que esta, possibilita um estudo amplo, permitindo a abordagem de conteúdos de diversas áreas. Foram elaboradas sequências didáticas com quatro temas: Origem do universo; Sistema Solar; Origens da Vida na Terra e Evolução Biológica. Além disso, foi realizada uma atividade extraclasse e uma avaliação, por meio de entrevista e questionário de avaliação interdisciplinar. Para cada tema foram utilizados diferentes recursos lúdicos e didáticos para incentivar a curiosidade acerca de mitos e fatos que envolvem o tema.application/pdfporAstronomiaEnsino de ciênciasInterdisciplinaridadeEntre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096396.pdf.txt001096396.pdf.txtExtracted Texttext/plain115100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198196/2/001096396.pdf.txt9fd9f1dbd7200cd49199db1f405085aeMD52ORIGINAL001096396.pdfTexto completoapplication/pdf7291940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198196/1/001096396.pdf63dab35b5068f817342446983769ec23MD5110183/1981962019-08-23 02:29:50.106727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:29:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
title Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
spellingShingle Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
Costa, Cintia Fernanda da
Astronomia
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
title_short Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
title_full Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
title_fullStr Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
title_full_unstemmed Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
title_sort Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
author Costa, Cintia Fernanda da
author_facet Costa, Cintia Fernanda da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cintia Fernanda da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
topic Astronomia
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
description O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar. O termo interdisciplinaridade, no entanto, não possui um sentido epistemológico definido, o que demonstra que uma teoria sobre o assunto ainda está por ser construída. No âmbito do ensino fundamental e médio, a construção destes projetos torna-se difícil devido a estruturação curricular atual das disciplinas tradicionais, que acaba por gerar acúmulo de informações, mas pouca contribuição para a vida pessoal e profissional dos alunos. Como ferramenta de abordagem para a interdisciplinaridade, Freire propõe o Tema Gerador como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do saber decorrente do paradigma científico moderno. Faz-se necessário a elaboração de uma metodologia coerente para desencadear o processo de construção do conhecimento. Esta proposta, com um enfoque interdisciplinar, contou com o envolvimento e integração de diferentes campos de conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Assim como o PIBID Biologia, tivemos a participação dos bolsistas do PIBID Química e PIBID Física, com a colaboração das professoras de geografia e história do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, e foi aplicado nas turmas do 1º ano do ensino médio. O principal objetivo foi explorar o potencial da Astronomia como tema gerador, uma vez que esta, possibilita um estudo amplo, permitindo a abordagem de conteúdos de diversas áreas. Foram elaboradas sequências didáticas com quatro temas: Origem do universo; Sistema Solar; Origens da Vida na Terra e Evolução Biológica. Além disso, foi realizada uma atividade extraclasse e uma avaliação, por meio de entrevista e questionário de avaliação interdisciplinar. Para cada tema foram utilizados diferentes recursos lúdicos e didáticos para incentivar a curiosidade acerca de mitos e fatos que envolvem o tema.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T02:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198196
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096396
url http://hdl.handle.net/10183/198196
identifier_str_mv 001096396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198196/2/001096396.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198196/1/001096396.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fd9f1dbd7200cd49199db1f405085ae
63dab35b5068f817342446983769ec23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224578877358080