Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198196 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar. O termo interdisciplinaridade, no entanto, não possui um sentido epistemológico definido, o que demonstra que uma teoria sobre o assunto ainda está por ser construída. No âmbito do ensino fundamental e médio, a construção destes projetos torna-se difícil devido a estruturação curricular atual das disciplinas tradicionais, que acaba por gerar acúmulo de informações, mas pouca contribuição para a vida pessoal e profissional dos alunos. Como ferramenta de abordagem para a interdisciplinaridade, Freire propõe o Tema Gerador como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do saber decorrente do paradigma científico moderno. Faz-se necessário a elaboração de uma metodologia coerente para desencadear o processo de construção do conhecimento. Esta proposta, com um enfoque interdisciplinar, contou com o envolvimento e integração de diferentes campos de conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Assim como o PIBID Biologia, tivemos a participação dos bolsistas do PIBID Química e PIBID Física, com a colaboração das professoras de geografia e história do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, e foi aplicado nas turmas do 1º ano do ensino médio. O principal objetivo foi explorar o potencial da Astronomia como tema gerador, uma vez que esta, possibilita um estudo amplo, permitindo a abordagem de conteúdos de diversas áreas. Foram elaboradas sequências didáticas com quatro temas: Origem do universo; Sistema Solar; Origens da Vida na Terra e Evolução Biológica. Além disso, foi realizada uma atividade extraclasse e uma avaliação, por meio de entrevista e questionário de avaliação interdisciplinar. Para cada tema foram utilizados diferentes recursos lúdicos e didáticos para incentivar a curiosidade acerca de mitos e fatos que envolvem o tema. |
id |
UFRGS-2_3cc6f6efe0211923b190bb2c8585b506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198196 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Cintia Fernanda daMoço, Maria Cecília de Chiara2019-08-22T02:31:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/198196001096396O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar. O termo interdisciplinaridade, no entanto, não possui um sentido epistemológico definido, o que demonstra que uma teoria sobre o assunto ainda está por ser construída. No âmbito do ensino fundamental e médio, a construção destes projetos torna-se difícil devido a estruturação curricular atual das disciplinas tradicionais, que acaba por gerar acúmulo de informações, mas pouca contribuição para a vida pessoal e profissional dos alunos. Como ferramenta de abordagem para a interdisciplinaridade, Freire propõe o Tema Gerador como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do saber decorrente do paradigma científico moderno. Faz-se necessário a elaboração de uma metodologia coerente para desencadear o processo de construção do conhecimento. Esta proposta, com um enfoque interdisciplinar, contou com o envolvimento e integração de diferentes campos de conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Assim como o PIBID Biologia, tivemos a participação dos bolsistas do PIBID Química e PIBID Física, com a colaboração das professoras de geografia e história do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, e foi aplicado nas turmas do 1º ano do ensino médio. O principal objetivo foi explorar o potencial da Astronomia como tema gerador, uma vez que esta, possibilita um estudo amplo, permitindo a abordagem de conteúdos de diversas áreas. Foram elaboradas sequências didáticas com quatro temas: Origem do universo; Sistema Solar; Origens da Vida na Terra e Evolução Biológica. Além disso, foi realizada uma atividade extraclasse e uma avaliação, por meio de entrevista e questionário de avaliação interdisciplinar. Para cada tema foram utilizados diferentes recursos lúdicos e didáticos para incentivar a curiosidade acerca de mitos e fatos que envolvem o tema.application/pdfporAstronomiaEnsino de ciênciasInterdisciplinaridadeEntre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096396.pdf.txt001096396.pdf.txtExtracted Texttext/plain115100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198196/2/001096396.pdf.txt9fd9f1dbd7200cd49199db1f405085aeMD52ORIGINAL001096396.pdfTexto completoapplication/pdf7291940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198196/1/001096396.pdf63dab35b5068f817342446983769ec23MD5110183/1981962019-08-23 02:29:50.106727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:29:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências |
title |
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências |
spellingShingle |
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências Costa, Cintia Fernanda da Astronomia Ensino de ciências Interdisciplinaridade |
title_short |
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências |
title_full |
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências |
title_fullStr |
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências |
title_sort |
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências |
author |
Costa, Cintia Fernanda da |
author_facet |
Costa, Cintia Fernanda da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cintia Fernanda da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Ensino de ciências Interdisciplinaridade |
topic |
Astronomia Ensino de ciências Interdisciplinaridade |
description |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar. O termo interdisciplinaridade, no entanto, não possui um sentido epistemológico definido, o que demonstra que uma teoria sobre o assunto ainda está por ser construída. No âmbito do ensino fundamental e médio, a construção destes projetos torna-se difícil devido a estruturação curricular atual das disciplinas tradicionais, que acaba por gerar acúmulo de informações, mas pouca contribuição para a vida pessoal e profissional dos alunos. Como ferramenta de abordagem para a interdisciplinaridade, Freire propõe o Tema Gerador como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do saber decorrente do paradigma científico moderno. Faz-se necessário a elaboração de uma metodologia coerente para desencadear o processo de construção do conhecimento. Esta proposta, com um enfoque interdisciplinar, contou com o envolvimento e integração de diferentes campos de conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Assim como o PIBID Biologia, tivemos a participação dos bolsistas do PIBID Química e PIBID Física, com a colaboração das professoras de geografia e história do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, e foi aplicado nas turmas do 1º ano do ensino médio. O principal objetivo foi explorar o potencial da Astronomia como tema gerador, uma vez que esta, possibilita um estudo amplo, permitindo a abordagem de conteúdos de diversas áreas. Foram elaboradas sequências didáticas com quatro temas: Origem do universo; Sistema Solar; Origens da Vida na Terra e Evolução Biológica. Além disso, foi realizada uma atividade extraclasse e uma avaliação, por meio de entrevista e questionário de avaliação interdisciplinar. Para cada tema foram utilizados diferentes recursos lúdicos e didáticos para incentivar a curiosidade acerca de mitos e fatos que envolvem o tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-22T02:31:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198196 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096396 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198196 |
identifier_str_mv |
001096396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198196/2/001096396.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198196/1/001096396.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fd9f1dbd7200cd49199db1f405085ae 63dab35b5068f817342446983769ec23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224578877358080 |