Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina, Camila Bueno
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32041
Resumo: A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras presentes em narrativas produzidas pela comunidade escolar e suas interferências na formação das identidades docentes. A narrativa é considerada ferramenta de investigação que permite compreender os significados da docência e como forma de expressão das experiências docentes. Os referenciais teóricos se ancoram em autores que contribuem com o estudo sobre a profissão do magistério – Gilson Pereira, Marisa Costa e Dóris Fiss, as identidades docentes – António Nóvoa e Maria Manuela Garcia, e as funções da escola – Michel Foucault, Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria, Marisa Eizirik e Denise Comerlato. O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e utiliza entrevistas semi-estruturadas e cartas-entrevistas dirigidas a professoras, mães e alunos/as vinculados a uma escola do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é a técnica de interpretação dos dados e permite evidenciar sentidos presentes nas narrativas e que constituem nossas compreensões sobre a docência e os modos de interagir com o conhecimento escolar. Constata-se que a docência é percebida a partir de aspectos nem sempre convergentes que a associam tanto à maternagem quanto a uma ação que envolve estudo, respeito e disciplina.
id UFRGS-2_3d39e3b092f1cded390bb1d49cde54c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32041
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medina, Camila BuenoFiss, Dóris Maria Luzzardi2011-09-27T01:17:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/32041000786288A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras presentes em narrativas produzidas pela comunidade escolar e suas interferências na formação das identidades docentes. A narrativa é considerada ferramenta de investigação que permite compreender os significados da docência e como forma de expressão das experiências docentes. Os referenciais teóricos se ancoram em autores que contribuem com o estudo sobre a profissão do magistério – Gilson Pereira, Marisa Costa e Dóris Fiss, as identidades docentes – António Nóvoa e Maria Manuela Garcia, e as funções da escola – Michel Foucault, Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria, Marisa Eizirik e Denise Comerlato. O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e utiliza entrevistas semi-estruturadas e cartas-entrevistas dirigidas a professoras, mães e alunos/as vinculados a uma escola do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é a técnica de interpretação dos dados e permite evidenciar sentidos presentes nas narrativas e que constituem nossas compreensões sobre a docência e os modos de interagir com o conhecimento escolar. Constata-se que a docência é percebida a partir de aspectos nem sempre convergentes que a associam tanto à maternagem quanto a uma ação que envolve estudo, respeito e disciplina.application/pdfporProfessorIdentidadeNarrativaIdentidades docentes : narrativas da/na escola e seus significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786288.pdf.txt000786288.pdf.txtExtracted Texttext/plain90848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/2/000786288.pdf.txt4ad8ed5679b287f2284c7c773d067300MD52ORIGINAL000786288.pdf000786288.pdfTexto completoapplication/pdf660841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/1/000786288.pdfcf38fbe63010881845acb52dcdeca3c0MD51THUMBNAIL000786288.pdf.jpg000786288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/3/000786288.pdf.jpgcc270f9912e137c7d5ec7f5b861e9c58MD5310183/320412018-10-10 07:51:12.351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32041Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
title Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
spellingShingle Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
Medina, Camila Bueno
Professor
Identidade
Narrativa
title_short Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
title_full Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
title_fullStr Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
title_full_unstemmed Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
title_sort Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
author Medina, Camila Bueno
author_facet Medina, Camila Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina, Camila Bueno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
contributor_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Identidade
Narrativa
topic Professor
Identidade
Narrativa
description A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras presentes em narrativas produzidas pela comunidade escolar e suas interferências na formação das identidades docentes. A narrativa é considerada ferramenta de investigação que permite compreender os significados da docência e como forma de expressão das experiências docentes. Os referenciais teóricos se ancoram em autores que contribuem com o estudo sobre a profissão do magistério – Gilson Pereira, Marisa Costa e Dóris Fiss, as identidades docentes – António Nóvoa e Maria Manuela Garcia, e as funções da escola – Michel Foucault, Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria, Marisa Eizirik e Denise Comerlato. O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e utiliza entrevistas semi-estruturadas e cartas-entrevistas dirigidas a professoras, mães e alunos/as vinculados a uma escola do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é a técnica de interpretação dos dados e permite evidenciar sentidos presentes nas narrativas e que constituem nossas compreensões sobre a docência e os modos de interagir com o conhecimento escolar. Constata-se que a docência é percebida a partir de aspectos nem sempre convergentes que a associam tanto à maternagem quanto a uma ação que envolve estudo, respeito e disciplina.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786288
url http://hdl.handle.net/10183/32041
identifier_str_mv 000786288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/2/000786288.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/1/000786288.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/3/000786288.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ad8ed5679b287f2284c7c773d067300
cf38fbe63010881845acb52dcdeca3c0
cc270f9912e137c7d5ec7f5b861e9c58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413729783808