Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32041 |
Resumo: | A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras presentes em narrativas produzidas pela comunidade escolar e suas interferências na formação das identidades docentes. A narrativa é considerada ferramenta de investigação que permite compreender os significados da docência e como forma de expressão das experiências docentes. Os referenciais teóricos se ancoram em autores que contribuem com o estudo sobre a profissão do magistério – Gilson Pereira, Marisa Costa e Dóris Fiss, as identidades docentes – António Nóvoa e Maria Manuela Garcia, e as funções da escola – Michel Foucault, Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria, Marisa Eizirik e Denise Comerlato. O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e utiliza entrevistas semi-estruturadas e cartas-entrevistas dirigidas a professoras, mães e alunos/as vinculados a uma escola do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é a técnica de interpretação dos dados e permite evidenciar sentidos presentes nas narrativas e que constituem nossas compreensões sobre a docência e os modos de interagir com o conhecimento escolar. Constata-se que a docência é percebida a partir de aspectos nem sempre convergentes que a associam tanto à maternagem quanto a uma ação que envolve estudo, respeito e disciplina. |
id |
UFRGS-2_3d39e3b092f1cded390bb1d49cde54c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32041 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medina, Camila BuenoFiss, Dóris Maria Luzzardi2011-09-27T01:17:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/32041000786288A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras presentes em narrativas produzidas pela comunidade escolar e suas interferências na formação das identidades docentes. A narrativa é considerada ferramenta de investigação que permite compreender os significados da docência e como forma de expressão das experiências docentes. Os referenciais teóricos se ancoram em autores que contribuem com o estudo sobre a profissão do magistério – Gilson Pereira, Marisa Costa e Dóris Fiss, as identidades docentes – António Nóvoa e Maria Manuela Garcia, e as funções da escola – Michel Foucault, Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria, Marisa Eizirik e Denise Comerlato. O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e utiliza entrevistas semi-estruturadas e cartas-entrevistas dirigidas a professoras, mães e alunos/as vinculados a uma escola do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é a técnica de interpretação dos dados e permite evidenciar sentidos presentes nas narrativas e que constituem nossas compreensões sobre a docência e os modos de interagir com o conhecimento escolar. Constata-se que a docência é percebida a partir de aspectos nem sempre convergentes que a associam tanto à maternagem quanto a uma ação que envolve estudo, respeito e disciplina.application/pdfporProfessorIdentidadeNarrativaIdentidades docentes : narrativas da/na escola e seus significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786288.pdf.txt000786288.pdf.txtExtracted Texttext/plain90848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/2/000786288.pdf.txt4ad8ed5679b287f2284c7c773d067300MD52ORIGINAL000786288.pdf000786288.pdfTexto completoapplication/pdf660841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/1/000786288.pdfcf38fbe63010881845acb52dcdeca3c0MD51THUMBNAIL000786288.pdf.jpg000786288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/3/000786288.pdf.jpgcc270f9912e137c7d5ec7f5b861e9c58MD5310183/320412018-10-10 07:51:12.351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32041Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados |
title |
Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados |
spellingShingle |
Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados Medina, Camila Bueno Professor Identidade Narrativa |
title_short |
Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados |
title_full |
Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados |
title_fullStr |
Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados |
title_full_unstemmed |
Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados |
title_sort |
Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados |
author |
Medina, Camila Bueno |
author_facet |
Medina, Camila Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medina, Camila Bueno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
contributor_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Identidade Narrativa |
topic |
Professor Identidade Narrativa |
description |
A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras presentes em narrativas produzidas pela comunidade escolar e suas interferências na formação das identidades docentes. A narrativa é considerada ferramenta de investigação que permite compreender os significados da docência e como forma de expressão das experiências docentes. Os referenciais teóricos se ancoram em autores que contribuem com o estudo sobre a profissão do magistério – Gilson Pereira, Marisa Costa e Dóris Fiss, as identidades docentes – António Nóvoa e Maria Manuela Garcia, e as funções da escola – Michel Foucault, Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria, Marisa Eizirik e Denise Comerlato. O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e utiliza entrevistas semi-estruturadas e cartas-entrevistas dirigidas a professoras, mães e alunos/as vinculados a uma escola do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre. A análise de conteúdo de Laurence Bardin é a técnica de interpretação dos dados e permite evidenciar sentidos presentes nas narrativas e que constituem nossas compreensões sobre a docência e os modos de interagir com o conhecimento escolar. Constata-se que a docência é percebida a partir de aspectos nem sempre convergentes que a associam tanto à maternagem quanto a uma ação que envolve estudo, respeito e disciplina. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786288 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32041 |
identifier_str_mv |
000786288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/2/000786288.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/1/000786288.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32041/3/000786288.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ad8ed5679b287f2284c7c773d067300 cf38fbe63010881845acb52dcdeca3c0 cc270f9912e137c7d5ec7f5b861e9c58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063150723072 |