Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237987 |
Resumo: | No contexto da pandemia do Covid 19 em que as práticas educacionais precisaram ser revistas e novos formatos de ensino foram adotadas e é imprescindível pensar no estudante de inclusão neste período. Buscou-se com este trabalho analisar as estratégias adotadas pelos professores para contemplar os estudantes com deficiência no ensino remoto. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a efetividade da educação inclusiva no ensino remoto na perspectiva do olhar do professor. A pesquisa foi realizada em uma escola referência em educação inclusiva na cidade de São Leopoldo/RS. A metodologia adotada foi um estudo descritivo com análise qualitativa. O público-alvo foram os professores dos anos finais do ensino fundamental. Após aplicação do instrumento utilizado e a partir da análise de resultados, verificou-se que os professores estavam preocupados com os estudantes deficientes e com suas famílias, adotando práticas no planejamento das suas aulas para que todos pudessem participar e interagir. Portanto, pode-se concluir que os estudantes deficientes foram incluídos nas atividades com respeito das suas particularidades. |
id |
UFRGS-2_3d46e9f461f183b51dcda3a273721f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237987 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Tatiane DiasPires, Claudia Luisa Zeferino2022-04-29T04:41:43Z2022http://hdl.handle.net/10183/237987001140373No contexto da pandemia do Covid 19 em que as práticas educacionais precisaram ser revistas e novos formatos de ensino foram adotadas e é imprescindível pensar no estudante de inclusão neste período. Buscou-se com este trabalho analisar as estratégias adotadas pelos professores para contemplar os estudantes com deficiência no ensino remoto. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a efetividade da educação inclusiva no ensino remoto na perspectiva do olhar do professor. A pesquisa foi realizada em uma escola referência em educação inclusiva na cidade de São Leopoldo/RS. A metodologia adotada foi um estudo descritivo com análise qualitativa. O público-alvo foram os professores dos anos finais do ensino fundamental. Após aplicação do instrumento utilizado e a partir da análise de resultados, verificou-se que os professores estavam preocupados com os estudantes deficientes e com suas famílias, adotando práticas no planejamento das suas aulas para que todos pudessem participar e interagir. Portanto, pode-se concluir que os estudantes deficientes foram incluídos nas atividades com respeito das suas particularidades.In the context of the Covid 19 pandemic, in which educational practices needed to be reviewed and new teaching formats were adopted, it is essential to think about the students' inclusion in this period. The goal of this study was to analyze the strategies adopted by teachers to serve students with disabilities in remote teaching. This research aimed to investigate the effectiveness of inclusive education in remote teaching from the teachers perspective. The research was carried out in a school that's reference in inclusive education in the city of São Leopoldo/RS. The methodology adopted was a descriptive study with qualitative analysis. The target audience were teachers of the final years of elementary school. After application of the methodology and from the analysis of results, it was found that teachers were concerned about students with disabilities and their families, adopting practices in planning their classes so that everyone could participate and interact. Therefore, it can be concluded that disabled students were included in the activities with respect to their particularities.application/pdfporPandemia : Covid 19Ensino Remoto Emergencial (ERE)Ensino fundamentalEducação inclusivaPandemicRemote teachingInclusionStudentDisabilityAlunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140373.pdf.txt001140373.pdf.txtExtracted Texttext/plain53384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237987/2/001140373.pdf.txte4b0cc72446a72c8c1797f2c5580d3c8MD52ORIGINAL001140373.pdfTexto completoapplication/pdf2082246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237987/1/001140373.pdf6708d2f963a089d8666d7b018962516eMD5110183/2379872022-04-30 04:53:16.399975oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:53:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva |
title |
Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva |
spellingShingle |
Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva Gomes, Tatiane Dias Pandemia : Covid 19 Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ensino fundamental Educação inclusiva Pandemic Remote teaching Inclusion Student Disability |
title_short |
Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva |
title_full |
Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva |
title_fullStr |
Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva |
title_sort |
Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva |
author |
Gomes, Tatiane Dias |
author_facet |
Gomes, Tatiane Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Tatiane Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Claudia Luisa Zeferino |
contributor_str_mv |
Pires, Claudia Luisa Zeferino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia : Covid 19 Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ensino fundamental Educação inclusiva |
topic |
Pandemia : Covid 19 Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ensino fundamental Educação inclusiva Pandemic Remote teaching Inclusion Student Disability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pandemic Remote teaching Inclusion Student Disability |
description |
No contexto da pandemia do Covid 19 em que as práticas educacionais precisaram ser revistas e novos formatos de ensino foram adotadas e é imprescindível pensar no estudante de inclusão neste período. Buscou-se com este trabalho analisar as estratégias adotadas pelos professores para contemplar os estudantes com deficiência no ensino remoto. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a efetividade da educação inclusiva no ensino remoto na perspectiva do olhar do professor. A pesquisa foi realizada em uma escola referência em educação inclusiva na cidade de São Leopoldo/RS. A metodologia adotada foi um estudo descritivo com análise qualitativa. O público-alvo foram os professores dos anos finais do ensino fundamental. Após aplicação do instrumento utilizado e a partir da análise de resultados, verificou-se que os professores estavam preocupados com os estudantes deficientes e com suas famílias, adotando práticas no planejamento das suas aulas para que todos pudessem participar e interagir. Portanto, pode-se concluir que os estudantes deficientes foram incluídos nas atividades com respeito das suas particularidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-29T04:41:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237987 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140373 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237987 |
identifier_str_mv |
001140373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237987/2/001140373.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237987/1/001140373.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4b0cc72446a72c8c1797f2c5580d3c8 6708d2f963a089d8666d7b018962516e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447306981343232 |