Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Tatiane Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237987
Resumo: No contexto da pandemia do Covid 19 em que as práticas educacionais precisaram ser revistas e novos formatos de ensino foram adotadas e é imprescindível pensar no estudante de inclusão neste período. Buscou-se com este trabalho analisar as estratégias adotadas pelos professores para contemplar os estudantes com deficiência no ensino remoto. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a efetividade da educação inclusiva no ensino remoto na perspectiva do olhar do professor. A pesquisa foi realizada em uma escola referência em educação inclusiva na cidade de São Leopoldo/RS. A metodologia adotada foi um estudo descritivo com análise qualitativa. O público-alvo foram os professores dos anos finais do ensino fundamental. Após aplicação do instrumento utilizado e a partir da análise de resultados, verificou-se que os professores estavam preocupados com os estudantes deficientes e com suas famílias, adotando práticas no planejamento das suas aulas para que todos pudessem participar e interagir. Portanto, pode-se concluir que os estudantes deficientes foram incluídos nas atividades com respeito das suas particularidades.
id UFRGS-2_3d46e9f461f183b51dcda3a273721f3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Tatiane DiasPires, Claudia Luisa Zeferino2022-04-29T04:41:43Z2022http://hdl.handle.net/10183/237987001140373No contexto da pandemia do Covid 19 em que as práticas educacionais precisaram ser revistas e novos formatos de ensino foram adotadas e é imprescindível pensar no estudante de inclusão neste período. Buscou-se com este trabalho analisar as estratégias adotadas pelos professores para contemplar os estudantes com deficiência no ensino remoto. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a efetividade da educação inclusiva no ensino remoto na perspectiva do olhar do professor. A pesquisa foi realizada em uma escola referência em educação inclusiva na cidade de São Leopoldo/RS. A metodologia adotada foi um estudo descritivo com análise qualitativa. O público-alvo foram os professores dos anos finais do ensino fundamental. Após aplicação do instrumento utilizado e a partir da análise de resultados, verificou-se que os professores estavam preocupados com os estudantes deficientes e com suas famílias, adotando práticas no planejamento das suas aulas para que todos pudessem participar e interagir. Portanto, pode-se concluir que os estudantes deficientes foram incluídos nas atividades com respeito das suas particularidades.In the context of the Covid 19 pandemic, in which educational practices needed to be reviewed and new teaching formats were adopted, it is essential to think about the students' inclusion in this period. The goal of this study was to analyze the strategies adopted by teachers to serve students with disabilities in remote teaching. This research aimed to investigate the effectiveness of inclusive education in remote teaching from the teachers perspective. The research was carried out in a school that's reference in inclusive education in the city of São Leopoldo/RS. The methodology adopted was a descriptive study with qualitative analysis. The target audience were teachers of the final years of elementary school. After application of the methodology and from the analysis of results, it was found that teachers were concerned about students with disabilities and their families, adopting practices in planning their classes so that everyone could participate and interact. Therefore, it can be concluded that disabled students were included in the activities with respect to their particularities.application/pdfporPandemia : Covid 19Ensino Remoto Emergencial (ERE)Ensino fundamentalEducação inclusivaPandemicRemote teachingInclusionStudentDisabilityAlunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140373.pdf.txt001140373.pdf.txtExtracted Texttext/plain53384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237987/2/001140373.pdf.txte4b0cc72446a72c8c1797f2c5580d3c8MD52ORIGINAL001140373.pdfTexto completoapplication/pdf2082246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237987/1/001140373.pdf6708d2f963a089d8666d7b018962516eMD5110183/2379872022-04-30 04:53:16.399975oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:53:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
title Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
spellingShingle Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
Gomes, Tatiane Dias
Pandemia : Covid 19
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino fundamental
Educação inclusiva
Pandemic
Remote teaching
Inclusion
Student
Disability
title_short Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
title_full Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
title_fullStr Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
title_full_unstemmed Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
title_sort Alunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusiva
author Gomes, Tatiane Dias
author_facet Gomes, Tatiane Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Tatiane Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
contributor_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia : Covid 19
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino fundamental
Educação inclusiva
topic Pandemia : Covid 19
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino fundamental
Educação inclusiva
Pandemic
Remote teaching
Inclusion
Student
Disability
dc.subject.eng.fl_str_mv Pandemic
Remote teaching
Inclusion
Student
Disability
description No contexto da pandemia do Covid 19 em que as práticas educacionais precisaram ser revistas e novos formatos de ensino foram adotadas e é imprescindível pensar no estudante de inclusão neste período. Buscou-se com este trabalho analisar as estratégias adotadas pelos professores para contemplar os estudantes com deficiência no ensino remoto. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a efetividade da educação inclusiva no ensino remoto na perspectiva do olhar do professor. A pesquisa foi realizada em uma escola referência em educação inclusiva na cidade de São Leopoldo/RS. A metodologia adotada foi um estudo descritivo com análise qualitativa. O público-alvo foram os professores dos anos finais do ensino fundamental. Após aplicação do instrumento utilizado e a partir da análise de resultados, verificou-se que os professores estavam preocupados com os estudantes deficientes e com suas famílias, adotando práticas no planejamento das suas aulas para que todos pudessem participar e interagir. Portanto, pode-se concluir que os estudantes deficientes foram incluídos nas atividades com respeito das suas particularidades.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T04:41:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237987
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140373
url http://hdl.handle.net/10183/237987
identifier_str_mv 001140373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237987/2/001140373.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237987/1/001140373.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4b0cc72446a72c8c1797f2c5580d3c8
6708d2f963a089d8666d7b018962516e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224629099954176