Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133992 |
Resumo: | Esta escrita representa a aprendizagem das regras de construção, formas de elaboração e aplicação dos mapas conceituais de tal modo que haja a possibilidade de identificar como o Cmap Tools pode ser utilizado no dia a dia da escola ou ao menos uma vez por semana. Buscou-se identificar limitações e potencialidades na utilização da ferramenta de autoria Cmap Tools nos contextos, interações e resultados de aprendizagem. Organizou-se um conjunto prático de possibilidades capazes de proporcionar como processo pedagógico de aprendizagens significativas através do diálogo, apresentando-se como mais uma estratégia relevante para facilitar o ensino e a aprendizagem. Para isso, tornou-se fundamental apresentar as bases teóricas e formas básicas de utilização dos mapas conceituais e formas de sua utilização que pudessem ser aplicadas em sala de aula de forma simples, a partir do interesse do aluno. Adotou-se como estratégia metodológica o Estudo de Caso, associado a uma observação de modo que fosse possível alcançar resultados consistentes, construídos a partir da aplicação de instrumento de coleta de dados com um questionário de perguntas, em sua maioria fechadas e a observação efetuada durante todo o processo de investigação. Através de toda pesquisa realizada, verificou-se que a Ferramenta de Autoria Cmap Tools é um recurso entre muitos existentes e que o mapa conceitual construído a partir dele pode ser enquadrado como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino mais significativo, criativo e prazeroso e suas estratégias permitem gerar expressivas mudanças nas atividades educacionais cotidianas contribuindo na construção de situações de aprendizagem com aulas mais dinâmicas, colaborativas e integradas. |
id |
UFRGS-2_3d571b3894a9d22caffe83fb92790509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133992 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pilger, Claidir VeraniceFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-03-19T02:04:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/133992000978796Esta escrita representa a aprendizagem das regras de construção, formas de elaboração e aplicação dos mapas conceituais de tal modo que haja a possibilidade de identificar como o Cmap Tools pode ser utilizado no dia a dia da escola ou ao menos uma vez por semana. Buscou-se identificar limitações e potencialidades na utilização da ferramenta de autoria Cmap Tools nos contextos, interações e resultados de aprendizagem. Organizou-se um conjunto prático de possibilidades capazes de proporcionar como processo pedagógico de aprendizagens significativas através do diálogo, apresentando-se como mais uma estratégia relevante para facilitar o ensino e a aprendizagem. Para isso, tornou-se fundamental apresentar as bases teóricas e formas básicas de utilização dos mapas conceituais e formas de sua utilização que pudessem ser aplicadas em sala de aula de forma simples, a partir do interesse do aluno. Adotou-se como estratégia metodológica o Estudo de Caso, associado a uma observação de modo que fosse possível alcançar resultados consistentes, construídos a partir da aplicação de instrumento de coleta de dados com um questionário de perguntas, em sua maioria fechadas e a observação efetuada durante todo o processo de investigação. Através de toda pesquisa realizada, verificou-se que a Ferramenta de Autoria Cmap Tools é um recurso entre muitos existentes e que o mapa conceitual construído a partir dele pode ser enquadrado como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino mais significativo, criativo e prazeroso e suas estratégias permitem gerar expressivas mudanças nas atividades educacionais cotidianas contribuindo na construção de situações de aprendizagem com aulas mais dinâmicas, colaborativas e integradas.This writing is learning the rules of construction, preparation of forms and application of conceptual maps in such a way that there is the possibility of identifying as Cmap Tools can be used on the school day or at least once a week. It has sought to identify limitations and capabilities in the use of Cmap Tools in the contexts, interactions and learning results. A pratical set of possibilities able to provide as a pedagogical process of meaningful learning by presenting more dialogue as an important strategy to facilitate the teaching and learning was organized. For this, it has become essential to present the theoretical foundations and basic ways of using concept maps and how to use that could be applied in a simple way in the classroom from the student's interest. It was adopted as methodological strategy the Case Study associated with a note so that it is possible to achieve consistent results, constructed from the aplplication of data collect instrumentwith a questionnaire with questions mostly closed and the observation made during the research process. Through all research it has verified that the Cmap Tools Authoring Tool is a feature of many existing and the concept map built from it can be framed as a pedagogical tool that can faver a more meaningful teaching, creative and enjoyable and their strategies can generate significant changes in daily educational activities contributing to the construction of learning situations with classes more dynamic, collaborative and integrated.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Mapa conceitualAprendizagem significativaAutoriaAuthoring tool Cmap ToolsConcept mapsMeaningful learningFerramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978796.pdf000978796.pdfTexto completoapplication/pdf1868527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/1/000978796.pdf6c978449745759b53f8390dbf2a0d604MD51TEXT000978796.pdf.txt000978796.pdf.txtExtracted Texttext/plain67266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/2/000978796.pdf.txte0fdbd7a16112af3fd8b780d1501a9c9MD52THUMBNAIL000978796.pdf.jpg000978796.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/3/000978796.pdf.jpg06894932ab21c4685956b38864f33047MD5310183/1339922018-10-29 07:44:46.465oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133992Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem |
title |
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem Pilger, Claidir Veranice Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mapa conceitual Aprendizagem significativa Autoria Authoring tool Cmap Tools Concept maps Meaningful learning |
title_short |
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem |
author |
Pilger, Claidir Veranice |
author_facet |
Pilger, Claidir Veranice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pilger, Claidir Veranice |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
contributor_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mapa conceitual Aprendizagem significativa Autoria |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mapa conceitual Aprendizagem significativa Autoria Authoring tool Cmap Tools Concept maps Meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Authoring tool Cmap Tools Concept maps Meaningful learning |
description |
Esta escrita representa a aprendizagem das regras de construção, formas de elaboração e aplicação dos mapas conceituais de tal modo que haja a possibilidade de identificar como o Cmap Tools pode ser utilizado no dia a dia da escola ou ao menos uma vez por semana. Buscou-se identificar limitações e potencialidades na utilização da ferramenta de autoria Cmap Tools nos contextos, interações e resultados de aprendizagem. Organizou-se um conjunto prático de possibilidades capazes de proporcionar como processo pedagógico de aprendizagens significativas através do diálogo, apresentando-se como mais uma estratégia relevante para facilitar o ensino e a aprendizagem. Para isso, tornou-se fundamental apresentar as bases teóricas e formas básicas de utilização dos mapas conceituais e formas de sua utilização que pudessem ser aplicadas em sala de aula de forma simples, a partir do interesse do aluno. Adotou-se como estratégia metodológica o Estudo de Caso, associado a uma observação de modo que fosse possível alcançar resultados consistentes, construídos a partir da aplicação de instrumento de coleta de dados com um questionário de perguntas, em sua maioria fechadas e a observação efetuada durante todo o processo de investigação. Através de toda pesquisa realizada, verificou-se que a Ferramenta de Autoria Cmap Tools é um recurso entre muitos existentes e que o mapa conceitual construído a partir dele pode ser enquadrado como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino mais significativo, criativo e prazeroso e suas estratégias permitem gerar expressivas mudanças nas atividades educacionais cotidianas contribuindo na construção de situações de aprendizagem com aulas mais dinâmicas, colaborativas e integradas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133992 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000978796 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133992 |
identifier_str_mv |
000978796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/1/000978796.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/2/000978796.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/3/000978796.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c978449745759b53f8390dbf2a0d604 e0fdbd7a16112af3fd8b780d1501a9c9 06894932ab21c4685956b38864f33047 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164154806272 |