Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilger, Claidir Veranice
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133992
Resumo: Esta escrita representa a aprendizagem das regras de construção, formas de elaboração e aplicação dos mapas conceituais de tal modo que haja a possibilidade de identificar como o Cmap Tools pode ser utilizado no dia a dia da escola ou ao menos uma vez por semana. Buscou-se identificar limitações e potencialidades na utilização da ferramenta de autoria Cmap Tools nos contextos, interações e resultados de aprendizagem. Organizou-se um conjunto prático de possibilidades capazes de proporcionar como processo pedagógico de aprendizagens significativas através do diálogo, apresentando-se como mais uma estratégia relevante para facilitar o ensino e a aprendizagem. Para isso, tornou-se fundamental apresentar as bases teóricas e formas básicas de utilização dos mapas conceituais e formas de sua utilização que pudessem ser aplicadas em sala de aula de forma simples, a partir do interesse do aluno. Adotou-se como estratégia metodológica o Estudo de Caso, associado a uma observação de modo que fosse possível alcançar resultados consistentes, construídos a partir da aplicação de instrumento de coleta de dados com um questionário de perguntas, em sua maioria fechadas e a observação efetuada durante todo o processo de investigação. Através de toda pesquisa realizada, verificou-se que a Ferramenta de Autoria Cmap Tools é um recurso entre muitos existentes e que o mapa conceitual construído a partir dele pode ser enquadrado como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino mais significativo, criativo e prazeroso e suas estratégias permitem gerar expressivas mudanças nas atividades educacionais cotidianas contribuindo na construção de situações de aprendizagem com aulas mais dinâmicas, colaborativas e integradas.
id UFRGS-2_3d571b3894a9d22caffe83fb92790509
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133992
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pilger, Claidir VeraniceFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-03-19T02:04:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/133992000978796Esta escrita representa a aprendizagem das regras de construção, formas de elaboração e aplicação dos mapas conceituais de tal modo que haja a possibilidade de identificar como o Cmap Tools pode ser utilizado no dia a dia da escola ou ao menos uma vez por semana. Buscou-se identificar limitações e potencialidades na utilização da ferramenta de autoria Cmap Tools nos contextos, interações e resultados de aprendizagem. Organizou-se um conjunto prático de possibilidades capazes de proporcionar como processo pedagógico de aprendizagens significativas através do diálogo, apresentando-se como mais uma estratégia relevante para facilitar o ensino e a aprendizagem. Para isso, tornou-se fundamental apresentar as bases teóricas e formas básicas de utilização dos mapas conceituais e formas de sua utilização que pudessem ser aplicadas em sala de aula de forma simples, a partir do interesse do aluno. Adotou-se como estratégia metodológica o Estudo de Caso, associado a uma observação de modo que fosse possível alcançar resultados consistentes, construídos a partir da aplicação de instrumento de coleta de dados com um questionário de perguntas, em sua maioria fechadas e a observação efetuada durante todo o processo de investigação. Através de toda pesquisa realizada, verificou-se que a Ferramenta de Autoria Cmap Tools é um recurso entre muitos existentes e que o mapa conceitual construído a partir dele pode ser enquadrado como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino mais significativo, criativo e prazeroso e suas estratégias permitem gerar expressivas mudanças nas atividades educacionais cotidianas contribuindo na construção de situações de aprendizagem com aulas mais dinâmicas, colaborativas e integradas.This writing is learning the rules of construction, preparation of forms and application of conceptual maps in such a way that there is the possibility of identifying as Cmap Tools can be used on the school day or at least once a week. It has sought to identify limitations and capabilities in the use of Cmap Tools in the contexts, interactions and learning results. A pratical set of possibilities able to provide as a pedagogical process of meaningful learning by presenting more dialogue as an important strategy to facilitate the teaching and learning was organized. For this, it has become essential to present the theoretical foundations and basic ways of using concept maps and how to use that could be applied in a simple way in the classroom from the student's interest. It was adopted as methodological strategy the Case Study associated with a note so that it is possible to achieve consistent results, constructed from the aplplication of data collect instrumentwith a questionnaire with questions mostly closed and the observation made during the research process. Through all research it has verified that the Cmap Tools Authoring Tool is a feature of many existing and the concept map built from it can be framed as a pedagogical tool that can faver a more meaningful teaching, creative and enjoyable and their strategies can generate significant changes in daily educational activities contributing to the construction of learning situations with classes more dynamic, collaborative and integrated.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Mapa conceitualAprendizagem significativaAutoriaAuthoring tool Cmap ToolsConcept mapsMeaningful learningFerramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978796.pdf000978796.pdfTexto completoapplication/pdf1868527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/1/000978796.pdf6c978449745759b53f8390dbf2a0d604MD51TEXT000978796.pdf.txt000978796.pdf.txtExtracted Texttext/plain67266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/2/000978796.pdf.txte0fdbd7a16112af3fd8b780d1501a9c9MD52THUMBNAIL000978796.pdf.jpg000978796.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/3/000978796.pdf.jpg06894932ab21c4685956b38864f33047MD5310183/1339922018-10-29 07:44:46.465oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133992Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
title Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
Pilger, Claidir Veranice
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Autoria
Authoring tool Cmap Tools
Concept maps
Meaningful learning
title_short Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
title_full Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
title_sort Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
author Pilger, Claidir Veranice
author_facet Pilger, Claidir Veranice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilger, Claidir Veranice
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Autoria
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Autoria
Authoring tool Cmap Tools
Concept maps
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Authoring tool Cmap Tools
Concept maps
Meaningful learning
description Esta escrita representa a aprendizagem das regras de construção, formas de elaboração e aplicação dos mapas conceituais de tal modo que haja a possibilidade de identificar como o Cmap Tools pode ser utilizado no dia a dia da escola ou ao menos uma vez por semana. Buscou-se identificar limitações e potencialidades na utilização da ferramenta de autoria Cmap Tools nos contextos, interações e resultados de aprendizagem. Organizou-se um conjunto prático de possibilidades capazes de proporcionar como processo pedagógico de aprendizagens significativas através do diálogo, apresentando-se como mais uma estratégia relevante para facilitar o ensino e a aprendizagem. Para isso, tornou-se fundamental apresentar as bases teóricas e formas básicas de utilização dos mapas conceituais e formas de sua utilização que pudessem ser aplicadas em sala de aula de forma simples, a partir do interesse do aluno. Adotou-se como estratégia metodológica o Estudo de Caso, associado a uma observação de modo que fosse possível alcançar resultados consistentes, construídos a partir da aplicação de instrumento de coleta de dados com um questionário de perguntas, em sua maioria fechadas e a observação efetuada durante todo o processo de investigação. Através de toda pesquisa realizada, verificou-se que a Ferramenta de Autoria Cmap Tools é um recurso entre muitos existentes e que o mapa conceitual construído a partir dele pode ser enquadrado como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino mais significativo, criativo e prazeroso e suas estratégias permitem gerar expressivas mudanças nas atividades educacionais cotidianas contribuindo na construção de situações de aprendizagem com aulas mais dinâmicas, colaborativas e integradas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133992
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978796
url http://hdl.handle.net/10183/133992
identifier_str_mv 000978796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/1/000978796.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/2/000978796.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133992/3/000978796.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c978449745759b53f8390dbf2a0d604
e0fdbd7a16112af3fd8b780d1501a9c9
06894932ab21c4685956b38864f33047
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500790951936