A estética do cine-olho nas imagens em protestos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Rocha da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leites, Bruno Bueno Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180151
Resumo: Este trabalho introduz uma proposta para análise de imagens feitas em fluxos de protestos. Para tanto, (1) retoma o conceito de estética proposto por Jacques Rancière; (2) revisita as teses de Dziga Vertov sobre o cine-olho, para seguir um antigo sonho das imagens – confundir-se com a matéria dos acontecimentos; (3) analisa imagens produzidas nos protestos de 2013 no Brasil, destacando, entre outros elementos, as deformações. Deste modo, é possível indicar uma rede de agenciamentos estético-políticos que essas imagens vêm fomentar, rede esta que implica um apagamento da distinção entre acontecimento e imagem e que ecoa os modos contemporâneos de organização coletiva que se pretendem a-centrados.
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spelling Silva, Alexandre Rocha daLeites, Bruno Bueno Pinto2018-07-06T02:27:16Z20171415-0549http://hdl.handle.net/10183/180151001069296Este trabalho introduz uma proposta para análise de imagens feitas em fluxos de protestos. Para tanto, (1) retoma o conceito de estética proposto por Jacques Rancière; (2) revisita as teses de Dziga Vertov sobre o cine-olho, para seguir um antigo sonho das imagens – confundir-se com a matéria dos acontecimentos; (3) analisa imagens produzidas nos protestos de 2013 no Brasil, destacando, entre outros elementos, as deformações. Deste modo, é possível indicar uma rede de agenciamentos estético-políticos que essas imagens vêm fomentar, rede esta que implica um apagamento da distinção entre acontecimento e imagem e que ecoa os modos contemporâneos de organização coletiva que se pretendem a-centrados.This article introduces a proposal for studying images made in the flow of protests. In order to do so, (1) it is examined the concept of aesthetics in Jacques Rancière; (2) it is revisited the thesis of Dziga Vertov on the kino-eye to follow a long-lasting dream of images – being immerse in the substance of events; and (3) it is analyzed images from the 2013 protests in Brazil with emphasis on the process of losing forms and definition, among other aspects. Thus, it is possible to consider political and aesthetical assemblages in which those images take part, often associated with fading the rigid separation between event and image and with the emergence of contemporary decentered methods of collective organization.application/pdfporRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 24, n. 1 (jan./abr. 2017), ID24443Teoria da comunicaçãoImagemComunicação políticaImageVertovProtestsA estética do cine-olho nas imagens em protestosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001069296.pdf001069296.pdfTexto completoapplication/pdf1843340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180151/1/001069296.pdf989346f006a21f21924cd0b6e6b933ccMD51TEXT001069296.pdf.txt001069296.pdf.txtExtracted Texttext/plain48699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180151/2/001069296.pdf.txtac29fc702a348ba372f33a1fd3d336b0MD5210183/1801512018-07-07 03:21:08.350183oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180151Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-07T06:21:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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