Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clebsch, Angelisa Benetti
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Mors, Paulo Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116904
Resumo: Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos. A proposta foi aplicada em turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorˆânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinˆamica, em geral n˜ão tratada no nível médio de ensino. Apesar de se tratar t˜ão-somente de uma experiˆência de ensino, e n˜ão de uma pesquisa, o trabalho foi inspirado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes.
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