Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116904 |
Resumo: | Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos. A proposta foi aplicada em turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinamica, em geral não tratada no nível médio de ensino. Apesar de se tratar tão-somente de uma experiência de ensino, e não de uma pesquisa, o trabalho foi inspirado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes. |
id |
UFRGS-2_3da37d54437a4deda1570c978067c2a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116904 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Clebsch, Angelisa BenettiMors, Paulo Machado2015-05-22T02:00:12Z20041806-1117http://hdl.handle.net/10183/116904000453168Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos. A proposta foi aplicada em turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinamica, em geral não tratada no nível médio de ensino. Apesar de se tratar tão-somente de uma experiência de ensino, e não de uma pesquisa, o trabalho foi inspirado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes.It is described the use of parts of movies produced by the motion pictures industry, as a motivation element for high school students, in studying a specific matter in Physics. The subject Fluids was treated with the use of pieces of four titles. The clips were exhibited in ve distinct moments, from which each of five blocks of a topic was studied. The proposal was experimented with classes of the school Escola de Ensino Médio Almirante Lamego, in Laguna, State of Santa Catarina, a seashore town. The study of ships and their construction was explored including, also, fluid dynamics, which normally is not a matter of high school curriculum in Brazil. In spite of being a simple teaching experiment, not a research project, the work was inspired on the Vygotsky theory of human historical-cultural development, and the theories of meaningful learning of Ausubel and Novak. It was observed that the students showed an increase in motivation and involvement with the class, with a higher perception of the link of Physics with their reality; also, as spectators, they have become more critic about films.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. Vol. 26, n. 4 (out./dez. 2004), p. 323-333Ensino de físicaTeorias de aprendizagemComputador na educaçãoFluidsComputerMoviesExplorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidosExploring simple computational and audiovisual resources in teaching fluids info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000453168.pdf000453168.pdfTexto completoapplication/pdf704619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/1/000453168.pdf957ef43af828d572547edf76ca9c2d83MD51TEXT000453168.pdf.txt000453168.pdf.txtExtracted Texttext/plain46007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/2/000453168.pdf.txtfa63c6c49b188899cade3414eaec21f0MD52THUMBNAIL000453168.pdf.jpg000453168.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/3/000453168.pdf.jpgeed4940dff5cb816c34d6e7939009d20MD5310183/1169042018-10-22 08:31:48.785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:31:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Exploring simple computational and audiovisual resources in teaching fluids |
title |
Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos |
spellingShingle |
Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos Clebsch, Angelisa Benetti Ensino de física Teorias de aprendizagem Computador na educação Fluids Computer Movies |
title_short |
Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos |
title_full |
Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos |
title_fullStr |
Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos |
title_full_unstemmed |
Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos |
title_sort |
Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos |
author |
Clebsch, Angelisa Benetti |
author_facet |
Clebsch, Angelisa Benetti Mors, Paulo Machado |
author_role |
author |
author2 |
Mors, Paulo Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clebsch, Angelisa Benetti Mors, Paulo Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Teorias de aprendizagem Computador na educação |
topic |
Ensino de física Teorias de aprendizagem Computador na educação Fluids Computer Movies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fluids Computer Movies |
description |
Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos. A proposta foi aplicada em turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinamica, em geral não tratada no nível médio de ensino. Apesar de se tratar tão-somente de uma experiência de ensino, e não de uma pesquisa, o trabalho foi inspirado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-22T02:00:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116904 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000453168 |
identifier_str_mv |
1806-1117 000453168 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de fisica. Vol. 26, n. 4 (out./dez. 2004), p. 323-333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/1/000453168.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/2/000453168.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/3/000453168.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
957ef43af828d572547edf76ca9c2d83 fa63c6c49b188899cade3414eaec21f0 eed4940dff5cb816c34d6e7939009d20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447583371296768 |