Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clebsch, Angelisa Benetti
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Mors, Paulo Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116904
Resumo: Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos. A proposta foi aplicada em turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorˆânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinˆamica, em geral n˜ão tratada no nível médio de ensino. Apesar de se tratar t˜ão-somente de uma experiˆência de ensino, e n˜ão de uma pesquisa, o trabalho foi inspirado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes.
id UFRGS-2_3da37d54437a4deda1570c978067c2a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116904
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Clebsch, Angelisa BenettiMors, Paulo Machado2015-05-22T02:00:12Z20041806-1117http://hdl.handle.net/10183/116904000453168Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos. A proposta foi aplicada em turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorˆânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinˆamica, em geral n˜ão tratada no nível médio de ensino. Apesar de se tratar t˜ão-somente de uma experiˆência de ensino, e n˜ão de uma pesquisa, o trabalho foi inspirado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes.It is described the use of parts of movies produced by the motion pictures industry, as a motivation element for high school students, in studying a specific matter in Physics. The subject Fluids was treated with the use of pieces of four titles. The clips were exhibited in ve distinct moments, from which each of five blocks of a topic was studied. The proposal was experimented with classes of the school “Escola de Ensino Médio Almirante Lamego”, in Laguna, State of Santa Catarina, a seashore town. The study of ships and their construction was explored including, also, fluid dynamics, which normally is not a matter of high school curriculum in Brazil. In spite of being a simple teaching experiment, not a research project, the work was inspired on the Vygotsky theory of human historical-cultural development, and the theories of meaningful learning of Ausubel and Novak. It was observed that the students showed an increase in motivation and involvement with the class, with a higher perception of the link of Physics with their reality; also, as spectators, they have become more critic about films.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. Vol. 26, n. 4 (out./dez. 2004), p. 323-333Ensino de físicaTeorias de aprendizagemComputador na educaçãoFluidsComputerMoviesExplorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidosExploring simple computational and audiovisual resources in teaching fluids info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000453168.pdf000453168.pdfTexto completoapplication/pdf704619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/1/000453168.pdf957ef43af828d572547edf76ca9c2d83MD51TEXT000453168.pdf.txt000453168.pdf.txtExtracted Texttext/plain46007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/2/000453168.pdf.txtfa63c6c49b188899cade3414eaec21f0MD52THUMBNAIL000453168.pdf.jpg000453168.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/3/000453168.pdf.jpgeed4940dff5cb816c34d6e7939009d20MD5310183/1169042018-10-22 08:31:48.785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:31:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exploring simple computational and audiovisual resources in teaching fluids
title Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
spellingShingle Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
Clebsch, Angelisa Benetti
Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Computador na educação
Fluids
Computer
Movies
title_short Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
title_full Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
title_fullStr Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
title_full_unstemmed Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
title_sort Explorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidos
author Clebsch, Angelisa Benetti
author_facet Clebsch, Angelisa Benetti
Mors, Paulo Machado
author_role author
author2 Mors, Paulo Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clebsch, Angelisa Benetti
Mors, Paulo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Computador na educação
topic Ensino de física
Teorias de aprendizagem
Computador na educação
Fluids
Computer
Movies
dc.subject.eng.fl_str_mv Fluids
Computer
Movies
description Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos. A proposta foi aplicada em turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorˆânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinˆamica, em geral n˜ão tratada no nível médio de ensino. Apesar de se tratar t˜ão-somente de uma experiˆência de ensino, e n˜ão de uma pesquisa, o trabalho foi inspirado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-22T02:00:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116904
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000453168
identifier_str_mv 1806-1117
000453168
url http://hdl.handle.net/10183/116904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de fisica. Vol. 26, n. 4 (out./dez. 2004), p. 323-333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/1/000453168.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/2/000453168.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116904/3/000453168.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 957ef43af828d572547edf76ca9c2d83
fa63c6c49b188899cade3414eaec21f0
eed4940dff5cb816c34d6e7939009d20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447583371296768