Gestão de pessoas na construção civil : avaliação da qualidade de vida do trabalhador, através de estudo de caso aplicado em uma construtora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Bruna Prades
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262706
Resumo: Este trabalho versa sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de uma equipe atuante no canteiro de obras de uma construtora. Na primeira parte, apresentou-se a revisão bibliográfica acerca do tema da QVT, e os modelos propostos de pesquisa existente. Com base nisso, definiu-se qual modelo melhor se aplicava ao objetivo desejado. A pesquisa foi desenvolvida com base no modelo proposto por Walton (1971), contemplando 30 questões objetivas. Agregou-se a pesquisa outras 5 questões de caráter subjetivos, com o intuito de ouvir mais abertamente os colaboradores. Tendo em vista que a gestão de pessoas e a liderança são parte fundamentais do bom andamento do trabalho, e inclusive, são definitivas para os aspectos de bem-estar e satisfação dos funcionários, aplicou-se uma entrevista semiestruturada junto a equipe de gestão destes colaboradores que participaram da pesquisa, com o objetivo secundário de avaliar se ambos convergem na visão de QVT. Na segunda parte, são apresentados os resultados quantitativos e qualitativos da pesquisa QVT e os resultados da pesquisa junto a gestão do canteiro de obras. Os resultados foram, de modo geral, satisfatórios, seguindo modelo de escala de satisfação do instrumento WHOQOL-100, com tendência para muito satisfatório. Os pontos que necessitam de melhorias, onde se obteve menor grau de satisfação da equipe, com tendência para insatisfatório, foram: cansaço, possibilidade de carreira e segurança do emprego. Isso se dá, em boa parte, pelo fato do trabalho por si só, exigir esforço físico e exposição frequente a intempéries. Nesses pontos foram sugeridas melhorias que possam servir de auxílio para amenizar o impacto negativo na jornada de trabalho e na vida pessoal como um todo desses colaboradores. O trabalho cumpriu com o seu objetivo, tendo em vista que ficou claro os pontos que mais impactam no desejo dos colaboradores de não permanecerem na construtora. Como parte dos objetivos secundários do trabalho, identificou-se que a equipe de gestão está alinhada com a avaliação realizada pelos colaboradores, pois consegue identificar e entender os pontos que precisam de mais atenção.
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