O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Euzébio Luiz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26304
Resumo: Conquistar e manter clientes são a chave da sobrevivência das instituições financeiras num mercado de concorrência acirrada. Hoje os clientes estão mais exigentes e dificilmente são fiéis a uma marca. A agência Armazém-SC do Banco do Brasil tem a meta de aumentar as atuais 117 contas especiais de clientes Pessoa Jurídica para 150 nos próximos dois anos. Este estudo se propôs sugerir ações para aperfeiçoar o Marketing de Relacionamento na carteira PJ da agência Armazém-SC, a partir da identificação dos instrumentos e ações atualmente utilizados e a verificação dos seus aspectos positivos e negativos. Para sua elaboração, utilizou-se numa abordagem qualitativa, um estudo de caso com levantamento de dados secundários e entrevista. Na análise dos dados identificou-se o atendimento pessoal e o gerenciador financeiro como principais aspectos positivos do relacionamento. A falta de visitas e proatividade, a fila do caixa e o atendimento telefônico foram os aspectos negativos destacados pelos clientes. Finalizando, o autor sugere a intensificação das visitas e a melhoria do atendimento telefônico e no caixa para que a agência Armazém-SC possa melhorar o seu relacionamento com os clientes PJ.
id UFRGS-2_3e18853932f9d39920bb653a661e9909
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26304
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ritter, Euzébio LuizPinheiro, Ivan Antonio2010-10-09T04:21:52Z2009http://hdl.handle.net/10183/26304000744489Conquistar e manter clientes são a chave da sobrevivência das instituições financeiras num mercado de concorrência acirrada. Hoje os clientes estão mais exigentes e dificilmente são fiéis a uma marca. A agência Armazém-SC do Banco do Brasil tem a meta de aumentar as atuais 117 contas especiais de clientes Pessoa Jurídica para 150 nos próximos dois anos. Este estudo se propôs sugerir ações para aperfeiçoar o Marketing de Relacionamento na carteira PJ da agência Armazém-SC, a partir da identificação dos instrumentos e ações atualmente utilizados e a verificação dos seus aspectos positivos e negativos. Para sua elaboração, utilizou-se numa abordagem qualitativa, um estudo de caso com levantamento de dados secundários e entrevista. Na análise dos dados identificou-se o atendimento pessoal e o gerenciador financeiro como principais aspectos positivos do relacionamento. A falta de visitas e proatividade, a fila do caixa e o atendimento telefônico foram os aspectos negativos destacados pelos clientes. Finalizando, o autor sugere a intensificação das visitas e a melhoria do atendimento telefônico e no caixa para que a agência Armazém-SC possa melhorar o seu relacionamento com os clientes PJ.application/pdfporBanco do Brasil.Marketing de relacionamentoMarketing de serviçosO marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - 2008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000744489.pdf000744489.pdfTexto completoapplication/pdf163147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/1/000744489.pdf8fbaff10f0f310252acc66ee083bbb49MD51TEXT000744489.pdf.txt000744489.pdf.txtExtracted Texttext/plain84246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/2/000744489.pdf.txtcc35a00a77634c3967aeac794ac200d1MD52THUMBNAIL000744489.pdf.jpg000744489.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/3/000744489.pdf.jpgf0ec17861704047f3f970494aff0cb62MD5310183/263042018-10-18 07:29:40.833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:29:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
title O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
spellingShingle O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
Ritter, Euzébio Luiz
Banco do Brasil.
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
title_short O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
title_full O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
title_fullStr O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
title_full_unstemmed O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
title_sort O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
author Ritter, Euzébio Luiz
author_facet Ritter, Euzébio Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ritter, Euzébio Luiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Ivan Antonio
contributor_str_mv Pinheiro, Ivan Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Banco do Brasil.
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
topic Banco do Brasil.
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
description Conquistar e manter clientes são a chave da sobrevivência das instituições financeiras num mercado de concorrência acirrada. Hoje os clientes estão mais exigentes e dificilmente são fiéis a uma marca. A agência Armazém-SC do Banco do Brasil tem a meta de aumentar as atuais 117 contas especiais de clientes Pessoa Jurídica para 150 nos próximos dois anos. Este estudo se propôs sugerir ações para aperfeiçoar o Marketing de Relacionamento na carteira PJ da agência Armazém-SC, a partir da identificação dos instrumentos e ações atualmente utilizados e a verificação dos seus aspectos positivos e negativos. Para sua elaboração, utilizou-se numa abordagem qualitativa, um estudo de caso com levantamento de dados secundários e entrevista. Na análise dos dados identificou-se o atendimento pessoal e o gerenciador financeiro como principais aspectos positivos do relacionamento. A falta de visitas e proatividade, a fila do caixa e o atendimento telefônico foram os aspectos negativos destacados pelos clientes. Finalizando, o autor sugere a intensificação das visitas e a melhoria do atendimento telefônico e no caixa para que a agência Armazém-SC possa melhorar o seu relacionamento com os clientes PJ.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-09T04:21:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26304
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000744489
url http://hdl.handle.net/10183/26304
identifier_str_mv 000744489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/1/000744489.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/2/000744489.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/3/000744489.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fbaff10f0f310252acc66ee083bbb49
cc35a00a77634c3967aeac794ac200d1
f0ec17861704047f3f970494aff0cb62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224401242292224