O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26304 |
Resumo: | Conquistar e manter clientes são a chave da sobrevivência das instituições financeiras num mercado de concorrência acirrada. Hoje os clientes estão mais exigentes e dificilmente são fiéis a uma marca. A agência Armazém-SC do Banco do Brasil tem a meta de aumentar as atuais 117 contas especiais de clientes Pessoa Jurídica para 150 nos próximos dois anos. Este estudo se propôs sugerir ações para aperfeiçoar o Marketing de Relacionamento na carteira PJ da agência Armazém-SC, a partir da identificação dos instrumentos e ações atualmente utilizados e a verificação dos seus aspectos positivos e negativos. Para sua elaboração, utilizou-se numa abordagem qualitativa, um estudo de caso com levantamento de dados secundários e entrevista. Na análise dos dados identificou-se o atendimento pessoal e o gerenciador financeiro como principais aspectos positivos do relacionamento. A falta de visitas e proatividade, a fila do caixa e o atendimento telefônico foram os aspectos negativos destacados pelos clientes. Finalizando, o autor sugere a intensificação das visitas e a melhoria do atendimento telefônico e no caixa para que a agência Armazém-SC possa melhorar o seu relacionamento com os clientes PJ. |
id |
UFRGS-2_3e18853932f9d39920bb653a661e9909 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26304 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ritter, Euzébio LuizPinheiro, Ivan Antonio2010-10-09T04:21:52Z2009http://hdl.handle.net/10183/26304000744489Conquistar e manter clientes são a chave da sobrevivência das instituições financeiras num mercado de concorrência acirrada. Hoje os clientes estão mais exigentes e dificilmente são fiéis a uma marca. A agência Armazém-SC do Banco do Brasil tem a meta de aumentar as atuais 117 contas especiais de clientes Pessoa Jurídica para 150 nos próximos dois anos. Este estudo se propôs sugerir ações para aperfeiçoar o Marketing de Relacionamento na carteira PJ da agência Armazém-SC, a partir da identificação dos instrumentos e ações atualmente utilizados e a verificação dos seus aspectos positivos e negativos. Para sua elaboração, utilizou-se numa abordagem qualitativa, um estudo de caso com levantamento de dados secundários e entrevista. Na análise dos dados identificou-se o atendimento pessoal e o gerenciador financeiro como principais aspectos positivos do relacionamento. A falta de visitas e proatividade, a fila do caixa e o atendimento telefônico foram os aspectos negativos destacados pelos clientes. Finalizando, o autor sugere a intensificação das visitas e a melhoria do atendimento telefônico e no caixa para que a agência Armazém-SC possa melhorar o seu relacionamento com os clientes PJ.application/pdfporBanco do Brasil.Marketing de relacionamentoMarketing de serviçosO marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - 2008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000744489.pdf000744489.pdfTexto completoapplication/pdf163147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/1/000744489.pdf8fbaff10f0f310252acc66ee083bbb49MD51TEXT000744489.pdf.txt000744489.pdf.txtExtracted Texttext/plain84246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/2/000744489.pdf.txtcc35a00a77634c3967aeac794ac200d1MD52THUMBNAIL000744489.pdf.jpg000744489.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/3/000744489.pdf.jpgf0ec17861704047f3f970494aff0cb62MD5310183/263042018-10-18 07:29:40.833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:29:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil |
title |
O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil |
spellingShingle |
O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil Ritter, Euzébio Luiz Banco do Brasil. Marketing de relacionamento Marketing de serviços |
title_short |
O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil |
title_full |
O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil |
title_fullStr |
O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil |
title_full_unstemmed |
O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil |
title_sort |
O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil |
author |
Ritter, Euzébio Luiz |
author_facet |
Ritter, Euzébio Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ritter, Euzébio Luiz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Ivan Antonio |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Ivan Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco do Brasil. Marketing de relacionamento Marketing de serviços |
topic |
Banco do Brasil. Marketing de relacionamento Marketing de serviços |
description |
Conquistar e manter clientes são a chave da sobrevivência das instituições financeiras num mercado de concorrência acirrada. Hoje os clientes estão mais exigentes e dificilmente são fiéis a uma marca. A agência Armazém-SC do Banco do Brasil tem a meta de aumentar as atuais 117 contas especiais de clientes Pessoa Jurídica para 150 nos próximos dois anos. Este estudo se propôs sugerir ações para aperfeiçoar o Marketing de Relacionamento na carteira PJ da agência Armazém-SC, a partir da identificação dos instrumentos e ações atualmente utilizados e a verificação dos seus aspectos positivos e negativos. Para sua elaboração, utilizou-se numa abordagem qualitativa, um estudo de caso com levantamento de dados secundários e entrevista. Na análise dos dados identificou-se o atendimento pessoal e o gerenciador financeiro como principais aspectos positivos do relacionamento. A falta de visitas e proatividade, a fila do caixa e o atendimento telefônico foram os aspectos negativos destacados pelos clientes. Finalizando, o autor sugere a intensificação das visitas e a melhoria do atendimento telefônico e no caixa para que a agência Armazém-SC possa melhorar o seu relacionamento com os clientes PJ. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-09T04:21:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/26304 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000744489 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/26304 |
identifier_str_mv |
000744489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/1/000744489.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/2/000744489.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26304/3/000744489.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fbaff10f0f310252acc66ee083bbb49 cc35a00a77634c3967aeac794ac200d1 f0ec17861704047f3f970494aff0cb62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447049086173184 |