O marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes pessoas jurídicas da Agência Armazém, SC do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Euzébio Luiz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26304
Resumo: Conquistar e manter clientes são a chave da sobrevivência das instituições financeiras num mercado de concorrência acirrada. Hoje os clientes estão mais exigentes e dificilmente são fiéis a uma marca. A agência Armazém-SC do Banco do Brasil tem a meta de aumentar as atuais 117 contas especiais de clientes Pessoa Jurídica para 150 nos próximos dois anos. Este estudo se propôs sugerir ações para aperfeiçoar o Marketing de Relacionamento na carteira PJ da agência Armazém-SC, a partir da identificação dos instrumentos e ações atualmente utilizados e a verificação dos seus aspectos positivos e negativos. Para sua elaboração, utilizou-se numa abordagem qualitativa, um estudo de caso com levantamento de dados secundários e entrevista. Na análise dos dados identificou-se o atendimento pessoal e o gerenciador financeiro como principais aspectos positivos do relacionamento. A falta de visitas e proatividade, a fila do caixa e o atendimento telefônico foram os aspectos negativos destacados pelos clientes. Finalizando, o autor sugere a intensificação das visitas e a melhoria do atendimento telefônico e no caixa para que a agência Armazém-SC possa melhorar o seu relacionamento com os clientes PJ.
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