Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tiago Teixeira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27466
Resumo: Manter a lealdade dos clientes tem se tornado desafio constante para as empresas, até mesmo mais importante que atrair novos consumidores devido a diversos fatores, entre eles, fatores financeiros e de market share. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre as ações de relacionamento de um banco público de varejo, especificamente de uma agência localizada no bairro Benfica em Fortaleza, e o nível de lealdade dos clientes pessoa jurídica da carteira dessa agência. O marketing de relacionamento é a ferramenta fundamental para a construção de parcerias de longo prazo, logo este trabalho pretende identificar o desempenho das ações de relacionamento do banco junto aos clientes em estudo. A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir do conceito de marketing de relacionamento e suas aplicabilidades, e do conceito de lealdade e suas variáveis, como valor percebido e satisfação dos clientes. O método utilizado foi o levantamento (survey), aplicado com 50 empresas, em forma e questionário entregue pessoalmente ou enviado por e-mail, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e por analise fatorial, por meio do software SPSS. Diante da análise de correlação foi comprovado o impacto direto das ações de relacionamento no nível de lealdade dos clientes, sendo avaliados os itens mais relevantes.
id UFC-7_9078ab65eae863b9c26661fd970d8899
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/27466
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejoMarketing de relacionamentoClientes - LealdadeBancosManter a lealdade dos clientes tem se tornado desafio constante para as empresas, até mesmo mais importante que atrair novos consumidores devido a diversos fatores, entre eles, fatores financeiros e de market share. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre as ações de relacionamento de um banco público de varejo, especificamente de uma agência localizada no bairro Benfica em Fortaleza, e o nível de lealdade dos clientes pessoa jurídica da carteira dessa agência. O marketing de relacionamento é a ferramenta fundamental para a construção de parcerias de longo prazo, logo este trabalho pretende identificar o desempenho das ações de relacionamento do banco junto aos clientes em estudo. A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir do conceito de marketing de relacionamento e suas aplicabilidades, e do conceito de lealdade e suas variáveis, como valor percebido e satisfação dos clientes. O método utilizado foi o levantamento (survey), aplicado com 50 empresas, em forma e questionário entregue pessoalmente ou enviado por e-mail, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e por analise fatorial, por meio do software SPSS. Diante da análise de correlação foi comprovado o impacto direto das ações de relacionamento no nível de lealdade dos clientes, sendo avaliados os itens mais relevantes.Silva, Áurio Lúcio Leocádio daSouza, Tiago Teixeira de2017-11-09T19:45:09Z2017-11-09T19:45:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Tiago Teixeira de. Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo. 2014. 77 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27466porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T13:39:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27466Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:58.439551Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
title Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
spellingShingle Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
Souza, Tiago Teixeira de
Marketing de relacionamento
Clientes - Lealdade
Bancos
title_short Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
title_full Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
title_fullStr Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
title_full_unstemmed Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
title_sort Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
author Souza, Tiago Teixeira de
author_facet Souza, Tiago Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tiago Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Clientes - Lealdade
Bancos
topic Marketing de relacionamento
Clientes - Lealdade
Bancos
description Manter a lealdade dos clientes tem se tornado desafio constante para as empresas, até mesmo mais importante que atrair novos consumidores devido a diversos fatores, entre eles, fatores financeiros e de market share. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre as ações de relacionamento de um banco público de varejo, especificamente de uma agência localizada no bairro Benfica em Fortaleza, e o nível de lealdade dos clientes pessoa jurídica da carteira dessa agência. O marketing de relacionamento é a ferramenta fundamental para a construção de parcerias de longo prazo, logo este trabalho pretende identificar o desempenho das ações de relacionamento do banco junto aos clientes em estudo. A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir do conceito de marketing de relacionamento e suas aplicabilidades, e do conceito de lealdade e suas variáveis, como valor percebido e satisfação dos clientes. O método utilizado foi o levantamento (survey), aplicado com 50 empresas, em forma e questionário entregue pessoalmente ou enviado por e-mail, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e por analise fatorial, por meio do software SPSS. Diante da análise de correlação foi comprovado o impacto direto das ações de relacionamento no nível de lealdade dos clientes, sendo avaliados os itens mais relevantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-11-09T19:45:09Z
2017-11-09T19:45:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Tiago Teixeira de. Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo. 2014. 77 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27466
identifier_str_mv SOUSA, Tiago Teixeira de. Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo. 2014. 77 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028773641060352