Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27466 |
Resumo: | Manter a lealdade dos clientes tem se tornado desafio constante para as empresas, até mesmo mais importante que atrair novos consumidores devido a diversos fatores, entre eles, fatores financeiros e de market share. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre as ações de relacionamento de um banco público de varejo, especificamente de uma agência localizada no bairro Benfica em Fortaleza, e o nível de lealdade dos clientes pessoa jurídica da carteira dessa agência. O marketing de relacionamento é a ferramenta fundamental para a construção de parcerias de longo prazo, logo este trabalho pretende identificar o desempenho das ações de relacionamento do banco junto aos clientes em estudo. A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir do conceito de marketing de relacionamento e suas aplicabilidades, e do conceito de lealdade e suas variáveis, como valor percebido e satisfação dos clientes. O método utilizado foi o levantamento (survey), aplicado com 50 empresas, em forma e questionário entregue pessoalmente ou enviado por e-mail, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e por analise fatorial, por meio do software SPSS. Diante da análise de correlação foi comprovado o impacto direto das ações de relacionamento no nível de lealdade dos clientes, sendo avaliados os itens mais relevantes. |
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Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejoMarketing de relacionamentoClientes - LealdadeBancosManter a lealdade dos clientes tem se tornado desafio constante para as empresas, até mesmo mais importante que atrair novos consumidores devido a diversos fatores, entre eles, fatores financeiros e de market share. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre as ações de relacionamento de um banco público de varejo, especificamente de uma agência localizada no bairro Benfica em Fortaleza, e o nível de lealdade dos clientes pessoa jurídica da carteira dessa agência. O marketing de relacionamento é a ferramenta fundamental para a construção de parcerias de longo prazo, logo este trabalho pretende identificar o desempenho das ações de relacionamento do banco junto aos clientes em estudo. A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir do conceito de marketing de relacionamento e suas aplicabilidades, e do conceito de lealdade e suas variáveis, como valor percebido e satisfação dos clientes. O método utilizado foi o levantamento (survey), aplicado com 50 empresas, em forma e questionário entregue pessoalmente ou enviado por e-mail, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e por analise fatorial, por meio do software SPSS. Diante da análise de correlação foi comprovado o impacto direto das ações de relacionamento no nível de lealdade dos clientes, sendo avaliados os itens mais relevantes.Silva, Áurio Lúcio Leocádio daSouza, Tiago Teixeira de2017-11-09T19:45:09Z2017-11-09T19:45:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Tiago Teixeira de. Relação entre as ações de relacionamento e a lealdade dos clientes pessoa jurídica em um banco público de varejo. 2014. 77 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27466porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T13:39:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27466Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:58.439551Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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