Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Matheus Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212836
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de aula como recurso auxiliar para a disciplina de Matemática. Em um primeiro momento, foram pesquisados e analisados sete aplicativos e, após análise de cada um deles, foi selecionado o aplicativo “Truques Matemáticos”, por sua facilidade de uso e adequação ao público de alunos ao qual a pesquisa estava dirigida. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de aulas com uso do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ no smartphone de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre/RS. Com base em documentos legais, PCN, BNCC, LDB, que incentivam o emprego de tecnologias na Educação, observamos a interação dos estudantes da turma selecionada frente ao uso do smartphone e do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ para auxiliar e complementar o entendimento de Matemática nas aulas presenciais. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, temos indícios de que os alunos apresentaram maior desenvoltura na resolução de problemas que envolvem o aplicativo selecionado e mostraram-se mais participativos, evidenciando que smartphones podem ser incorporados como recurso auxiliar nas aulas de Matemática da Educação Básica.
id UFRGS-2_3e838c52fe946c2bcc90ced729916b8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212836
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Correa, Matheus LimaNotare, Márcia Rodrigues2020-08-12T03:35:48Z2019http://hdl.handle.net/10183/212836001116480O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de aula como recurso auxiliar para a disciplina de Matemática. Em um primeiro momento, foram pesquisados e analisados sete aplicativos e, após análise de cada um deles, foi selecionado o aplicativo “Truques Matemáticos”, por sua facilidade de uso e adequação ao público de alunos ao qual a pesquisa estava dirigida. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de aulas com uso do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ no smartphone de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre/RS. Com base em documentos legais, PCN, BNCC, LDB, que incentivam o emprego de tecnologias na Educação, observamos a interação dos estudantes da turma selecionada frente ao uso do smartphone e do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ para auxiliar e complementar o entendimento de Matemática nas aulas presenciais. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, temos indícios de que os alunos apresentaram maior desenvoltura na resolução de problemas que envolvem o aplicativo selecionado e mostraram-se mais participativos, evidenciando que smartphones podem ser incorporados como recurso auxiliar nas aulas de Matemática da Educação Básica.The present work aims to answer the following guiding question: How can the use of smartphones contribute to the mathematics learning process? And to do so, it was necessary to analyze the use of smartphones in the classroom as an auxiliary resource for the discipline of Mathematics. Seven applications were searched and after analyzing each of them, one was selected for their ease of use and adaptation to the audience of students to whom the research was directed. The research was conducted from the analysis of classes using the application 'Mathematical Tricks' on the smartphone of 6th graders of elementary school at a State School of Porto Alegre/ RS. Based on legal documents, PCN, BNCC, LDB, which encourage the use of technologies in Education, we observed the interaction of students in the selected class in the face of the use of the smartphone and the application 'Mathematical Tricks' to assist and complement the understanding of mathematics in face-to-face classes. From the analysis of the data collected in the research, we have indications that the students presented greater resourcefulness in solving problems involving the selected application and were more participatory, evidencing that smartphones can be incorporated as an auxiliary resource in basic education mathematics classes.application/pdfporEducação MatemáticaAprendizagem : MatematicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116480.pdf.txt001116480.pdf.txtExtracted Texttext/plain117566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212836/2/001116480.pdf.txt587ec0959976c3881d60246d9d33983fMD52ORIGINAL001116480.pdfTexto completoapplication/pdf2197940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212836/1/001116480.pdff26ccb6f1ab1a73c1500902c4cfcb2aeMD5110183/2128362020-08-13 03:35:39.974695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
title Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
spellingShingle Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
Correa, Matheus Lima
Educação Matemática
Aprendizagem : Matematica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
title_full Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
title_fullStr Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
title_full_unstemmed Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
title_sort Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
author Correa, Matheus Lima
author_facet Correa, Matheus Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Matheus Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Aprendizagem : Matematica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Educação Matemática
Aprendizagem : Matematica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de aula como recurso auxiliar para a disciplina de Matemática. Em um primeiro momento, foram pesquisados e analisados sete aplicativos e, após análise de cada um deles, foi selecionado o aplicativo “Truques Matemáticos”, por sua facilidade de uso e adequação ao público de alunos ao qual a pesquisa estava dirigida. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de aulas com uso do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ no smartphone de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre/RS. Com base em documentos legais, PCN, BNCC, LDB, que incentivam o emprego de tecnologias na Educação, observamos a interação dos estudantes da turma selecionada frente ao uso do smartphone e do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ para auxiliar e complementar o entendimento de Matemática nas aulas presenciais. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, temos indícios de que os alunos apresentaram maior desenvoltura na resolução de problemas que envolvem o aplicativo selecionado e mostraram-se mais participativos, evidenciando que smartphones podem ser incorporados como recurso auxiliar nas aulas de Matemática da Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T03:35:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212836
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116480
url http://hdl.handle.net/10183/212836
identifier_str_mv 001116480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212836/2/001116480.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212836/1/001116480.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 587ec0959976c3881d60246d9d33983f
f26ccb6f1ab1a73c1500902c4cfcb2ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597723414528