Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212836 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de aula como recurso auxiliar para a disciplina de Matemática. Em um primeiro momento, foram pesquisados e analisados sete aplicativos e, após análise de cada um deles, foi selecionado o aplicativo “Truques Matemáticos”, por sua facilidade de uso e adequação ao público de alunos ao qual a pesquisa estava dirigida. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de aulas com uso do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ no smartphone de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre/RS. Com base em documentos legais, PCN, BNCC, LDB, que incentivam o emprego de tecnologias na Educação, observamos a interação dos estudantes da turma selecionada frente ao uso do smartphone e do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ para auxiliar e complementar o entendimento de Matemática nas aulas presenciais. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, temos indícios de que os alunos apresentaram maior desenvoltura na resolução de problemas que envolvem o aplicativo selecionado e mostraram-se mais participativos, evidenciando que smartphones podem ser incorporados como recurso auxiliar nas aulas de Matemática da Educação Básica. |
id |
UFRGS-2_3e838c52fe946c2bcc90ced729916b8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212836 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Correa, Matheus LimaNotare, Márcia Rodrigues2020-08-12T03:35:48Z2019http://hdl.handle.net/10183/212836001116480O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de aula como recurso auxiliar para a disciplina de Matemática. Em um primeiro momento, foram pesquisados e analisados sete aplicativos e, após análise de cada um deles, foi selecionado o aplicativo “Truques Matemáticos”, por sua facilidade de uso e adequação ao público de alunos ao qual a pesquisa estava dirigida. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de aulas com uso do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ no smartphone de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre/RS. Com base em documentos legais, PCN, BNCC, LDB, que incentivam o emprego de tecnologias na Educação, observamos a interação dos estudantes da turma selecionada frente ao uso do smartphone e do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ para auxiliar e complementar o entendimento de Matemática nas aulas presenciais. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, temos indícios de que os alunos apresentaram maior desenvoltura na resolução de problemas que envolvem o aplicativo selecionado e mostraram-se mais participativos, evidenciando que smartphones podem ser incorporados como recurso auxiliar nas aulas de Matemática da Educação Básica.The present work aims to answer the following guiding question: How can the use of smartphones contribute to the mathematics learning process? And to do so, it was necessary to analyze the use of smartphones in the classroom as an auxiliary resource for the discipline of Mathematics. Seven applications were searched and after analyzing each of them, one was selected for their ease of use and adaptation to the audience of students to whom the research was directed. The research was conducted from the analysis of classes using the application 'Mathematical Tricks' on the smartphone of 6th graders of elementary school at a State School of Porto Alegre/ RS. Based on legal documents, PCN, BNCC, LDB, which encourage the use of technologies in Education, we observed the interaction of students in the selected class in the face of the use of the smartphone and the application 'Mathematical Tricks' to assist and complement the understanding of mathematics in face-to-face classes. From the analysis of the data collected in the research, we have indications that the students presented greater resourcefulness in solving problems involving the selected application and were more participatory, evidencing that smartphones can be incorporated as an auxiliary resource in basic education mathematics classes.application/pdfporEducação MatemáticaAprendizagem : MatematicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116480.pdf.txt001116480.pdf.txtExtracted Texttext/plain117566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212836/2/001116480.pdf.txt587ec0959976c3881d60246d9d33983fMD52ORIGINAL001116480.pdfTexto completoapplication/pdf2197940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212836/1/001116480.pdff26ccb6f1ab1a73c1500902c4cfcb2aeMD5110183/2128362020-08-13 03:35:39.974695oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática |
title |
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática |
spellingShingle |
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática Correa, Matheus Lima Educação Matemática Aprendizagem : Matematica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática |
title_full |
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática |
title_fullStr |
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática |
title_full_unstemmed |
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática |
title_sort |
Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática |
author |
Correa, Matheus Lima |
author_facet |
Correa, Matheus Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Matheus Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Aprendizagem : Matematica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Educação Matemática Aprendizagem : Matematica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de aula como recurso auxiliar para a disciplina de Matemática. Em um primeiro momento, foram pesquisados e analisados sete aplicativos e, após análise de cada um deles, foi selecionado o aplicativo “Truques Matemáticos”, por sua facilidade de uso e adequação ao público de alunos ao qual a pesquisa estava dirigida. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de aulas com uso do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ no smartphone de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre/RS. Com base em documentos legais, PCN, BNCC, LDB, que incentivam o emprego de tecnologias na Educação, observamos a interação dos estudantes da turma selecionada frente ao uso do smartphone e do aplicativo ‘Truques Matemáticos’ para auxiliar e complementar o entendimento de Matemática nas aulas presenciais. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, temos indícios de que os alunos apresentaram maior desenvoltura na resolução de problemas que envolvem o aplicativo selecionado e mostraram-se mais participativos, evidenciando que smartphones podem ser incorporados como recurso auxiliar nas aulas de Matemática da Educação Básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-12T03:35:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212836 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116480 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212836 |
identifier_str_mv |
001116480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212836/2/001116480.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212836/1/001116480.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
587ec0959976c3881d60246d9d33983f f26ccb6f1ab1a73c1500902c4cfcb2ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447266483240960 |