Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103005
Resumo: Este trabalho traz os resultados da pesquisa realizada com os professores de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida, localizada no município de Gravataí. O objetivo deste configurou-se em discutir a importância das “mídias educacionais” no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática. Para isto, fez-se necessária a apropriação da discussão acerca do tema e da necessidade de inseri-lo no contexto educacional através da utilização das mídias tecnológicas, mas especificamente enquanto linguagem privilegiada de comunicabilidade. Os resultados podem ser assim sintetizados: a utilização das mídias na educação estimula os educandos a estudarem Matemática e a gostarem dela. Até mesmo aqueles que não se identificam com a matéria despertam o interesse e a curiosidade pela mesma. A criatividade e a perspicácia se desenvolvem melhor de forma que a aprendizagem nesta perspectiva rompe com os saberes prontos e acabados. No entanto, os professores não se encontram preparados para usar as mídias e, apesar de muitas vezes querer usá-las, esbarram na falta de preparo, na desinformação e no sucateamento dos Laboratórios de Informática.
id UFRGS-2_13ac753f43d245bd40a4dbf2bd590b22
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103005
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schreiber, Zélia Tresoldi MeregalliFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-09-12T02:11:09Z2012http://hdl.handle.net/10183/103005000922373Este trabalho traz os resultados da pesquisa realizada com os professores de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida, localizada no município de Gravataí. O objetivo deste configurou-se em discutir a importância das “mídias educacionais” no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática. Para isto, fez-se necessária a apropriação da discussão acerca do tema e da necessidade de inseri-lo no contexto educacional através da utilização das mídias tecnológicas, mas especificamente enquanto linguagem privilegiada de comunicabilidade. Os resultados podem ser assim sintetizados: a utilização das mídias na educação estimula os educandos a estudarem Matemática e a gostarem dela. Até mesmo aqueles que não se identificam com a matéria despertam o interesse e a curiosidade pela mesma. A criatividade e a perspicácia se desenvolvem melhor de forma que a aprendizagem nesta perspectiva rompe com os saberes prontos e acabados. No entanto, os professores não se encontram preparados para usar as mídias e, apesar de muitas vezes querer usá-las, esbarram na falta de preparo, na desinformação e no sucateamento dos Laboratórios de Informática.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaEnsinoAprendizagemMídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922373.pdf000922373.pdfTexto completoapplication/pdf687463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103005/1/000922373.pdff502eda337d5b0458fa25b979d005d1aMD51TEXT000922373.pdf.txt000922373.pdf.txtExtracted Texttext/plain56267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103005/2/000922373.pdf.txtd81fea69f6f165d0c7348ecb73f6c780MD52THUMBNAIL000922373.pdf.jpg000922373.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103005/3/000922373.pdf.jpg490e9774360cb03cfe186f8c6cbd8e05MD5310183/1030052018-10-25 09:01:33.535oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103005Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
title Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
spellingShingle Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Aprendizagem
title_short Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
title_full Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
title_fullStr Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
title_full_unstemmed Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
title_sort Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
author Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
author_facet Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
contributor_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Aprendizagem
description Este trabalho traz os resultados da pesquisa realizada com os professores de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida, localizada no município de Gravataí. O objetivo deste configurou-se em discutir a importância das “mídias educacionais” no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática. Para isto, fez-se necessária a apropriação da discussão acerca do tema e da necessidade de inseri-lo no contexto educacional através da utilização das mídias tecnológicas, mas especificamente enquanto linguagem privilegiada de comunicabilidade. Os resultados podem ser assim sintetizados: a utilização das mídias na educação estimula os educandos a estudarem Matemática e a gostarem dela. Até mesmo aqueles que não se identificam com a matéria despertam o interesse e a curiosidade pela mesma. A criatividade e a perspicácia se desenvolvem melhor de forma que a aprendizagem nesta perspectiva rompe com os saberes prontos e acabados. No entanto, os professores não se encontram preparados para usar as mídias e, apesar de muitas vezes querer usá-las, esbarram na falta de preparo, na desinformação e no sucateamento dos Laboratórios de Informática.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103005
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922373
url http://hdl.handle.net/10183/103005
identifier_str_mv 000922373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103005/1/000922373.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103005/2/000922373.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103005/3/000922373.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f502eda337d5b0458fa25b979d005d1a
d81fea69f6f165d0c7348ecb73f6c780
490e9774360cb03cfe186f8c6cbd8e05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471853400064