Aplicação de vídeo no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Guilherme Zollim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212826
Resumo: Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais precisamente o vídeo, pode auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática dentro da sala de aula, na visão dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, sendo no primeiro desenvolvido um vídeo com a participação dos alunos, envolvendo funções de 2º Grau; no segundo encontro foi proposto um desafio matemático a partir do vídeo elaborado, e no terceiro, foi realizada resolução do desafio pelo pesquisador, além de serem coletadas as impressões dos alunos sobre a atividade. Com base nos registros dos discentes, foi possível perceber o quão positivo eles consideram a utilização das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem; percepção essa compartilhada pelo pesquisador.
id UFRGS-2_e68acda319e127b42716658249ddb9f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212826
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Franco, Guilherme ZollimBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2020-08-12T03:35:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/212826001116438Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais precisamente o vídeo, pode auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática dentro da sala de aula, na visão dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, sendo no primeiro desenvolvido um vídeo com a participação dos alunos, envolvendo funções de 2º Grau; no segundo encontro foi proposto um desafio matemático a partir do vídeo elaborado, e no terceiro, foi realizada resolução do desafio pelo pesquisador, além de serem coletadas as impressões dos alunos sobre a atividade. Com base nos registros dos discentes, foi possível perceber o quão positivo eles consideram a utilização das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem; percepção essa compartilhada pelo pesquisador.This monography was made with a first year high school class from a state school of Porto Alegre city, and searched to observe and analyze how the use of Information and Communication Technology (ICT), most precisely video, can help in the math teaching-learning inside the classroom, on the students view. The research was developed in three meetings, developing on the first one a video with student’s participation, involving second degree functions; on the second meeting was proposed a mathematic challenge from the video made, and on the third, the challenge resolution was performed by the researcher, besides colleting the student’s impressions about the activity. Based on the student’s records, it was possible to realize how positive they consider the use of ICT as a tool of teaching-learning; perception shared by the researcher.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino : MatematicaAprendizagem : MatematicaAplicação de vídeo no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116438.pdf.txt001116438.pdf.txtExtracted Texttext/plain79885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212826/2/001116438.pdf.txt9185f9143a8b38b34760073911efcc48MD52ORIGINAL001116438.pdfTexto completoapplication/pdf1670490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212826/1/001116438.pdf9519dbfcffcbccaec4c30eda96f5e4f3MD5110183/2128262020-08-13 03:35:34.944639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212826Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de vídeo no ensino da matemática
title Aplicação de vídeo no ensino da matemática
spellingShingle Aplicação de vídeo no ensino da matemática
Franco, Guilherme Zollim
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino : Matematica
Aprendizagem : Matematica
title_short Aplicação de vídeo no ensino da matemática
title_full Aplicação de vídeo no ensino da matemática
title_fullStr Aplicação de vídeo no ensino da matemática
title_full_unstemmed Aplicação de vídeo no ensino da matemática
title_sort Aplicação de vídeo no ensino da matemática
author Franco, Guilherme Zollim
author_facet Franco, Guilherme Zollim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Guilherme Zollim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino : Matematica
Aprendizagem : Matematica
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino : Matematica
Aprendizagem : Matematica
description Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais precisamente o vídeo, pode auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática dentro da sala de aula, na visão dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, sendo no primeiro desenvolvido um vídeo com a participação dos alunos, envolvendo funções de 2º Grau; no segundo encontro foi proposto um desafio matemático a partir do vídeo elaborado, e no terceiro, foi realizada resolução do desafio pelo pesquisador, além de serem coletadas as impressões dos alunos sobre a atividade. Com base nos registros dos discentes, foi possível perceber o quão positivo eles consideram a utilização das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem; percepção essa compartilhada pelo pesquisador.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T03:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212826
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116438
url http://hdl.handle.net/10183/212826
identifier_str_mv 001116438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212826/2/001116438.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212826/1/001116438.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9185f9143a8b38b34760073911efcc48
9519dbfcffcbccaec4c30eda96f5e4f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597718171648