Aplicação de vídeo no ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212826 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais precisamente o vídeo, pode auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática dentro da sala de aula, na visão dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, sendo no primeiro desenvolvido um vídeo com a participação dos alunos, envolvendo funções de 2º Grau; no segundo encontro foi proposto um desafio matemático a partir do vídeo elaborado, e no terceiro, foi realizada resolução do desafio pelo pesquisador, além de serem coletadas as impressões dos alunos sobre a atividade. Com base nos registros dos discentes, foi possível perceber o quão positivo eles consideram a utilização das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem; percepção essa compartilhada pelo pesquisador. |
id |
UFRGS-2_e68acda319e127b42716658249ddb9f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212826 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Franco, Guilherme ZollimBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2020-08-12T03:35:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/212826001116438Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais precisamente o vídeo, pode auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática dentro da sala de aula, na visão dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, sendo no primeiro desenvolvido um vídeo com a participação dos alunos, envolvendo funções de 2º Grau; no segundo encontro foi proposto um desafio matemático a partir do vídeo elaborado, e no terceiro, foi realizada resolução do desafio pelo pesquisador, além de serem coletadas as impressões dos alunos sobre a atividade. Com base nos registros dos discentes, foi possível perceber o quão positivo eles consideram a utilização das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem; percepção essa compartilhada pelo pesquisador.This monography was made with a first year high school class from a state school of Porto Alegre city, and searched to observe and analyze how the use of Information and Communication Technology (ICT), most precisely video, can help in the math teaching-learning inside the classroom, on the students view. The research was developed in three meetings, developing on the first one a video with student’s participation, involving second degree functions; on the second meeting was proposed a mathematic challenge from the video made, and on the third, the challenge resolution was performed by the researcher, besides colleting the student’s impressions about the activity. Based on the student’s records, it was possible to realize how positive they consider the use of ICT as a tool of teaching-learning; perception shared by the researcher.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino : MatematicaAprendizagem : MatematicaAplicação de vídeo no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116438.pdf.txt001116438.pdf.txtExtracted Texttext/plain79885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212826/2/001116438.pdf.txt9185f9143a8b38b34760073911efcc48MD52ORIGINAL001116438.pdfTexto completoapplication/pdf1670490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212826/1/001116438.pdf9519dbfcffcbccaec4c30eda96f5e4f3MD5110183/2128262020-08-13 03:35:34.944639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212826Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-08-13T06:35:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação de vídeo no ensino da matemática |
title |
Aplicação de vídeo no ensino da matemática |
spellingShingle |
Aplicação de vídeo no ensino da matemática Franco, Guilherme Zollim Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino : Matematica Aprendizagem : Matematica |
title_short |
Aplicação de vídeo no ensino da matemática |
title_full |
Aplicação de vídeo no ensino da matemática |
title_fullStr |
Aplicação de vídeo no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Aplicação de vídeo no ensino da matemática |
title_sort |
Aplicação de vídeo no ensino da matemática |
author |
Franco, Guilherme Zollim |
author_facet |
Franco, Guilherme Zollim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Guilherme Zollim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino : Matematica Aprendizagem : Matematica |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino : Matematica Aprendizagem : Matematica |
description |
Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais precisamente o vídeo, pode auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática dentro da sala de aula, na visão dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, sendo no primeiro desenvolvido um vídeo com a participação dos alunos, envolvendo funções de 2º Grau; no segundo encontro foi proposto um desafio matemático a partir do vídeo elaborado, e no terceiro, foi realizada resolução do desafio pelo pesquisador, além de serem coletadas as impressões dos alunos sobre a atividade. Com base nos registros dos discentes, foi possível perceber o quão positivo eles consideram a utilização das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem; percepção essa compartilhada pelo pesquisador. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-12T03:35:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212826 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116438 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212826 |
identifier_str_mv |
001116438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212826/2/001116438.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212826/1/001116438.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9185f9143a8b38b34760073911efcc48 9519dbfcffcbccaec4c30eda96f5e4f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426923683479552 |