Compreensão de linguagem figurada por crianças com TEA e desenvolvimento típico : um estudo de caso com irmãos gêmeos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Nichele Aloma da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242012
Resumo: Apoiado em pressupostos da Linguística Cognitiva e da Psicolinguística, o presente trabalho se trata de um estudo de caso sobre compreensão de linguagem figurada. Foi realizado um experimento constituído de tarefas padronizadas de metáfora primária, metonímia, expressão idiomática e provérbio com dois irmãos gêmeos. Na época da aplicação, as crianças tinham 7 anos e cursavam o primeiro ano do ensino fundamental. A particularidade deste estudo é o fato de um dos irmãos ser diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o outro ter desenvolvimento típico. Após as crianças responderem às tarefas em duas seções individuais, as respostas foram tabuladas e os dados coletados passaram por duas análises: uma quantitativa e uma qualitativa. Esperava-se uma maior tendência de acertos pelo gêmeo com desenvolvimento típico, e uma menor tendência de acertos nos itens das tarefas de expressão idiomática e provérbio por ambos. A análise quantitativa apontou, de maneira geral, para um índice de 20,83% de acertos pelo irmão com TEA e 37,5% de acertos pelo irmão com desenvolvimento típico. A análise qualitativa mostrou que, mesmo quando ambos erravam a resposta, o gêmeo com desenvolvimento típico apresentou evidências de tentar buscar respostas que fugiam da literalidade, enquanto o gêmeo com TEA dava indícios de não identificar a presença de figuras de linguagem. De modo geral, o desempenho de ambos os irmãos está de acordo com o esperado para crianças nas suas respectivas condições clínicas. Futuramente pretende-se aplicar o teste em um grupo de crianças com TEA para averiguar se há um padrão de desempenho.
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