Educação infantil : o papel da televisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141357 |
Resumo: | No meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor. |
id |
UFRGS-2_3f0a2d7bfb94a89e312baf7d8330b22e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141357 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Umpierre, Gisele Americo PiresDeus, Sandra Batista de2016-05-20T02:09:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/141357000989748No meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor.No meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor.application/pdfporEducação infantilTelevisão (Comunicação)InfluênciaTecnologia educacionalChildhood educationCommunicationInfluences on televisionEducação infantil : o papel da televisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989748.pdf000989748.pdfTexto completoapplication/pdf300251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141357/1/000989748.pdf8d0c68ac649b510944227b52963c53a0MD51TEXT000989748.pdf.txt000989748.pdf.txtExtracted Texttext/plain50209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141357/2/000989748.pdf.txt6102fc472860fd623fa124d160028b29MD52THUMBNAIL000989748.pdf.jpg000989748.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141357/3/000989748.pdf.jpgc50faaf7614828baf68b9fbfba399ab8MD5310183/1413572018-10-25 10:03:14.174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação infantil : o papel da televisão |
title |
Educação infantil : o papel da televisão |
spellingShingle |
Educação infantil : o papel da televisão Umpierre, Gisele Americo Pires Educação infantil Televisão (Comunicação) Influência Tecnologia educacional Childhood education Communication Influences on television |
title_short |
Educação infantil : o papel da televisão |
title_full |
Educação infantil : o papel da televisão |
title_fullStr |
Educação infantil : o papel da televisão |
title_full_unstemmed |
Educação infantil : o papel da televisão |
title_sort |
Educação infantil : o papel da televisão |
author |
Umpierre, Gisele Americo Pires |
author_facet |
Umpierre, Gisele Americo Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Umpierre, Gisele Americo Pires |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Deus, Sandra Batista de |
contributor_str_mv |
Deus, Sandra Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Televisão (Comunicação) Influência Tecnologia educacional |
topic |
Educação infantil Televisão (Comunicação) Influência Tecnologia educacional Childhood education Communication Influences on television |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Childhood education Communication Influences on television |
description |
No meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:09:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141357 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989748 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141357 |
identifier_str_mv |
000989748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141357/1/000989748.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141357/2/000989748.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141357/3/000989748.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d0c68ac649b510944227b52963c53a0 6102fc472860fd623fa124d160028b29 c50faaf7614828baf68b9fbfba399ab8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447173690556416 |