Educação infantil : o papel da televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Umpierre, Gisele Americo Pires
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141357
Resumo: No meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor.
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