Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102719 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo demonstrar a importância e as contribuições que o uso da televisão (TV) e do vídeo podem oferecer para a Educação Infantil, pois é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos, físico, piscologico, intelectual e social como propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a escola, junto com os pais, tem a responsabilidade de acompanhar e verificar qual o efeito que a TV e o vídeo estão causando na formação de sua personalidade. Para obter dados referentes a esta influência realizou-se uma investigação, através de entrevistas com pais e alunos de uma escola municipal de Cacequi. Estes são meios de comunicação que estão inseridos no dia-a-dia das familias, seduzindo-as com suas imagens e mensagens. Será sugerido levar as crianças a aprender a fazer a leitura dessas imagens, interpretar e fazer uma analise critica das programações e filmes que assistem. Através deste trabalho conclui que os alunos passam grande do tempo vendo televisão e em menor proporção o vídeo, com a liberdade de escolher as programações e os pais de forma precária tentam controlar o tempo e o gênero de programações que eles vão assistir. Na escola aumentou o critério na escolha de vídeos percebendo-se o cuidado em escolher filmes com teor educativo. |
id |
UFRGS-2_c50aabc50715833d33388ef850dc332c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102719 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Conrado, Marta Niura Da SilvaBulegon, Ana Marli2014-09-10T02:11:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/102719000917930Esta monografia tem como objetivo demonstrar a importância e as contribuições que o uso da televisão (TV) e do vídeo podem oferecer para a Educação Infantil, pois é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos, físico, piscologico, intelectual e social como propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a escola, junto com os pais, tem a responsabilidade de acompanhar e verificar qual o efeito que a TV e o vídeo estão causando na formação de sua personalidade. Para obter dados referentes a esta influência realizou-se uma investigação, através de entrevistas com pais e alunos de uma escola municipal de Cacequi. Estes são meios de comunicação que estão inseridos no dia-a-dia das familias, seduzindo-as com suas imagens e mensagens. Será sugerido levar as crianças a aprender a fazer a leitura dessas imagens, interpretar e fazer uma analise critica das programações e filmes que assistem. Através deste trabalho conclui que os alunos passam grande do tempo vendo televisão e em menor proporção o vídeo, com a liberdade de escolher as programações e os pais de forma precária tentam controlar o tempo e o gênero de programações que eles vão assistir. Na escola aumentou o critério na escolha de vídeos percebendo-se o cuidado em escolher filmes com teor educativo.This monograph aims to demonstrate the importance and contributions that the use of television (TV) and video can offer for Early Childhood Education, as it is a fundamental step for the development of the student in its aspects, physical, psychological, intellectual and social as proposed by the Law of Guidelines and Bases (LDB) and the school, along with parents, have the responsibility to monitor and verify what effect the TV and video are causing the formation of his personality. And to obtain data for this influence an investigation was conducted through interviews with parents and students of a municipal school Cacequi. These are media that are embedded in day-to-day families, enticing them with its images and messages. It will be suggested to take the children to learn to read these files, interpret and make a critical analysis of programming and movies they watch. Through this work concludes that students spend much time watching television and to a lesser extent the video, with the freedom to choose schedules and parents precariously trying to control the time and genre of programming that they will attend. At school increased criterion in choosing video noting the careful in choosing films with educational content.application/pdfporEducação infantilTelevisão (Comunicação)FamíliaEarly childhood educationFamilyTVVideoContribuições da televisão e do vídeo na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCacequi, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917930.pdf000917930.pdfTexto completoapplication/pdf535405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/1/000917930.pdff9db50cd6909698a012086c6cd432054MD51TEXT000917930.pdf.txt000917930.pdf.txtExtracted Texttext/plain51718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/2/000917930.pdf.txt5520aef06c71293c3a59566590feaffdMD52THUMBNAIL000917930.pdf.jpg000917930.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/3/000917930.pdf.jpgfa141684ddaec23e82a4d7c52f729a9aMD5310183/1027192018-10-23 09:11:13.77oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil |
title |
Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil |
spellingShingle |
Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil Conrado, Marta Niura Da Silva Educação infantil Televisão (Comunicação) Família Early childhood education Family TV Video |
title_short |
Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil |
title_full |
Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil |
title_fullStr |
Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil |
title_sort |
Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil |
author |
Conrado, Marta Niura Da Silva |
author_facet |
Conrado, Marta Niura Da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conrado, Marta Niura Da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
contributor_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Televisão (Comunicação) Família |
topic |
Educação infantil Televisão (Comunicação) Família Early childhood education Family TV Video |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Family TV Video |
description |
Esta monografia tem como objetivo demonstrar a importância e as contribuições que o uso da televisão (TV) e do vídeo podem oferecer para a Educação Infantil, pois é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos, físico, piscologico, intelectual e social como propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a escola, junto com os pais, tem a responsabilidade de acompanhar e verificar qual o efeito que a TV e o vídeo estão causando na formação de sua personalidade. Para obter dados referentes a esta influência realizou-se uma investigação, através de entrevistas com pais e alunos de uma escola municipal de Cacequi. Estes são meios de comunicação que estão inseridos no dia-a-dia das familias, seduzindo-as com suas imagens e mensagens. Será sugerido levar as crianças a aprender a fazer a leitura dessas imagens, interpretar e fazer uma analise critica das programações e filmes que assistem. Através deste trabalho conclui que os alunos passam grande do tempo vendo televisão e em menor proporção o vídeo, com a liberdade de escolher as programações e os pais de forma precária tentam controlar o tempo e o gênero de programações que eles vão assistir. Na escola aumentou o critério na escolha de vídeos percebendo-se o cuidado em escolher filmes com teor educativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102719 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917930 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102719 |
identifier_str_mv |
000917930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/1/000917930.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/2/000917930.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/3/000917930.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9db50cd6909698a012086c6cd432054 5520aef06c71293c3a59566590feaffd fa141684ddaec23e82a4d7c52f729a9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132797140992 |