Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conrado, Marta Niura Da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102719
Resumo: Esta monografia tem como objetivo demonstrar a importância e as contribuições que o uso da televisão (TV) e do vídeo podem oferecer para a Educação Infantil, pois é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos, físico, piscologico, intelectual e social como propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a escola, junto com os pais, tem a responsabilidade de acompanhar e verificar qual o efeito que a TV e o vídeo estão causando na formação de sua personalidade. Para obter dados referentes a esta influência realizou-se uma investigação, através de entrevistas com pais e alunos de uma escola municipal de Cacequi. Estes são meios de comunicação que estão inseridos no dia-a-dia das familias, seduzindo-as com suas imagens e mensagens. Será sugerido levar as crianças a aprender a fazer a leitura dessas imagens, interpretar e fazer uma analise critica das programações e filmes que assistem. Através deste trabalho conclui que os alunos passam grande do tempo vendo televisão e em menor proporção o vídeo, com a liberdade de escolher as programações e os pais de forma precária tentam controlar o tempo e o gênero de programações que eles vão assistir. Na escola aumentou o critério na escolha de vídeos percebendo-se o cuidado em escolher filmes com teor educativo.
id UFRGS-2_c50aabc50715833d33388ef850dc332c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102719
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Conrado, Marta Niura Da SilvaBulegon, Ana Marli2014-09-10T02:11:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/102719000917930Esta monografia tem como objetivo demonstrar a importância e as contribuições que o uso da televisão (TV) e do vídeo podem oferecer para a Educação Infantil, pois é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos, físico, piscologico, intelectual e social como propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a escola, junto com os pais, tem a responsabilidade de acompanhar e verificar qual o efeito que a TV e o vídeo estão causando na formação de sua personalidade. Para obter dados referentes a esta influência realizou-se uma investigação, através de entrevistas com pais e alunos de uma escola municipal de Cacequi. Estes são meios de comunicação que estão inseridos no dia-a-dia das familias, seduzindo-as com suas imagens e mensagens. Será sugerido levar as crianças a aprender a fazer a leitura dessas imagens, interpretar e fazer uma analise critica das programações e filmes que assistem. Através deste trabalho conclui que os alunos passam grande do tempo vendo televisão e em menor proporção o vídeo, com a liberdade de escolher as programações e os pais de forma precária tentam controlar o tempo e o gênero de programações que eles vão assistir. Na escola aumentou o critério na escolha de vídeos percebendo-se o cuidado em escolher filmes com teor educativo.This monograph aims to demonstrate the importance and contributions that the use of television (TV) and video can offer for Early Childhood Education, as it is a fundamental step for the development of the student in its aspects, physical, psychological, intellectual and social as proposed by the Law of Guidelines and Bases (LDB) and the school, along with parents, have the responsibility to monitor and verify what effect the TV and video are causing the formation of his personality. And to obtain data for this influence an investigation was conducted through interviews with parents and students of a municipal school Cacequi. These are media that are embedded in day-to-day families, enticing them with its images and messages. It will be suggested to take the children to learn to read these files, interpret and make a critical analysis of programming and movies they watch. Through this work concludes that students spend much time watching television and to a lesser extent the video, with the freedom to choose schedules and parents precariously trying to control the time and genre of programming that they will attend. At school increased criterion in choosing video noting the careful in choosing films with educational content.application/pdfporEducação infantilTelevisão (Comunicação)FamíliaEarly childhood educationFamilyTVVideoContribuições da televisão e do vídeo na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCacequi, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917930.pdf000917930.pdfTexto completoapplication/pdf535405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/1/000917930.pdff9db50cd6909698a012086c6cd432054MD51TEXT000917930.pdf.txt000917930.pdf.txtExtracted Texttext/plain51718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/2/000917930.pdf.txt5520aef06c71293c3a59566590feaffdMD52THUMBNAIL000917930.pdf.jpg000917930.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/3/000917930.pdf.jpgfa141684ddaec23e82a4d7c52f729a9aMD5310183/1027192018-10-23 09:11:13.77oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
title Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
spellingShingle Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
Conrado, Marta Niura Da Silva
Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Família
Early childhood education
Family
TV
Video
title_short Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
title_full Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
title_fullStr Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
title_full_unstemmed Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
title_sort Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil
author Conrado, Marta Niura Da Silva
author_facet Conrado, Marta Niura Da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conrado, Marta Niura Da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Família
topic Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Família
Early childhood education
Family
TV
Video
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Family
TV
Video
description Esta monografia tem como objetivo demonstrar a importância e as contribuições que o uso da televisão (TV) e do vídeo podem oferecer para a Educação Infantil, pois é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos, físico, piscologico, intelectual e social como propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a escola, junto com os pais, tem a responsabilidade de acompanhar e verificar qual o efeito que a TV e o vídeo estão causando na formação de sua personalidade. Para obter dados referentes a esta influência realizou-se uma investigação, através de entrevistas com pais e alunos de uma escola municipal de Cacequi. Estes são meios de comunicação que estão inseridos no dia-a-dia das familias, seduzindo-as com suas imagens e mensagens. Será sugerido levar as crianças a aprender a fazer a leitura dessas imagens, interpretar e fazer uma analise critica das programações e filmes que assistem. Através deste trabalho conclui que os alunos passam grande do tempo vendo televisão e em menor proporção o vídeo, com a liberdade de escolher as programações e os pais de forma precária tentam controlar o tempo e o gênero de programações que eles vão assistir. Na escola aumentou o critério na escolha de vídeos percebendo-se o cuidado em escolher filmes com teor educativo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102719
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917930
url http://hdl.handle.net/10183/102719
identifier_str_mv 000917930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/1/000917930.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/2/000917930.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102719/3/000917930.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9db50cd6909698a012086c6cd432054
5520aef06c71293c3a59566590feaffd
fa141684ddaec23e82a4d7c52f729a9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132797140992