Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Leonardo Bessestil de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272115
Resumo: O presente trabalho traz reflexões e propõe práticas de ensino do sensoriamento remoto no Ensino Médio a partir de experiências de ensino obtidas em estágio docente. Nesta abordagem, foi utilizada como âncora a ferramenta pedagógica Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores. Esta ferramenta tem sido utilizada em práticas de ensino em diversas turmas de Ensino Superior e Ensino Técnico na última década. A lacuna de mediação a avaliação de experiência no Ensino Médio se apresentou como uma oportunidade realização deste Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, este trabalho teve como objetivo construir, mediar e avaliar práticas de ensino de sensoriamento remoto no Ensino Médio com o uso do “Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores”, levando ao aluno a construção de conhecimentos do funcionamento de sistemas orbitais imageadores e seus potenciais para o aprendizado em Geografia. As práticas realizadas neste trabalho foram efetivadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre – RS. O processo de planejamento, mediação e avaliação buscou trazer reflexões sobre a viabilidade da prática deste Jogo na etapa de Ensino Médio. Para realização deste trabalho foram utilizadas fundamentações teóricas relacionadas à educação, sensoriamento remoto, jogos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular. O planejamento e execução das práticas de ensino de sensoriamento remoto ocorreram em cinco aulas de cinquenta minutos, incluindo apresentação do plano, explicação do conteúdo, implementação do Jogo e atividades avaliativas. Os resultados demonstraram, pela experiência positiva de ensino, que foi viável construir o conhecimento de sensoriamento remoto nas turmas de Ensino Médio da Escola estabelecida tendo como ferramenta de base o Jogo do Trunfo Satélites & Sensores. Esta avaliação se deu pela execução bem-sucedida dos planos de ensino, a percepção do docente e os instrumentos avaliativos aplicados. Portanto, esta experiência corrobora a literatura de educação e ensino sobre as contribuições de jogos pedagógicos na aprendizagem, e, neste trabalho, a aprendizagem de sensoriamento remoto. Iniciativas de ampliação da presença do Jogo do Trunfo Satélite e Sensores no Ensino Médio tem potencial encorajador.
id UFRGS-2_3fbd2b0a54690930d0e98e788b91a5e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272115
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Leonardo Bessestil deAndrades Filho, Clódis de Oliveira2024-02-22T05:01:14Z2024http://hdl.handle.net/10183/272115001197028O presente trabalho traz reflexões e propõe práticas de ensino do sensoriamento remoto no Ensino Médio a partir de experiências de ensino obtidas em estágio docente. Nesta abordagem, foi utilizada como âncora a ferramenta pedagógica Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores. Esta ferramenta tem sido utilizada em práticas de ensino em diversas turmas de Ensino Superior e Ensino Técnico na última década. A lacuna de mediação a avaliação de experiência no Ensino Médio se apresentou como uma oportunidade realização deste Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, este trabalho teve como objetivo construir, mediar e avaliar práticas de ensino de sensoriamento remoto no Ensino Médio com o uso do “Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores”, levando ao aluno a construção de conhecimentos do funcionamento de sistemas orbitais imageadores e seus potenciais para o aprendizado em Geografia. As práticas realizadas neste trabalho foram efetivadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre – RS. O processo de planejamento, mediação e avaliação buscou trazer reflexões sobre a viabilidade da prática deste Jogo na etapa de Ensino Médio. Para realização deste trabalho foram utilizadas fundamentações teóricas relacionadas à educação, sensoriamento remoto, jogos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular. O planejamento e execução das práticas de ensino de sensoriamento remoto ocorreram em cinco aulas de cinquenta minutos, incluindo apresentação do plano, explicação do conteúdo, implementação do Jogo e atividades avaliativas. Os resultados demonstraram, pela experiência positiva de ensino, que foi viável construir o conhecimento de sensoriamento remoto nas turmas de Ensino Médio da Escola estabelecida tendo como ferramenta de base o Jogo do Trunfo Satélites & Sensores. Esta avaliação se deu pela execução bem-sucedida dos planos de ensino, a percepção do docente e os instrumentos avaliativos aplicados. Portanto, esta experiência corrobora a literatura de educação e ensino sobre as contribuições de jogos pedagógicos na aprendizagem, e, neste trabalho, a aprendizagem de sensoriamento remoto. Iniciativas de ampliação da presença do Jogo do Trunfo Satélite e Sensores no Ensino Médio tem potencial encorajador.This study brings reflections and proposes remote sensing teaching practices in high school based on teaching experiences obtained during teaching internships. In this approach, the pedagogical tool Trump Game: Satellites and Sensors (Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores) was used as a resource. This pedagogical tool has been used in teaching practices in several Higher Education and Technical Education classes in the last decade. The gap in application to the evaluation of experience in High School presented itself as an opportunity to carry out this Course Completion Work. Thus, this work aimed to build, apply and evaluate remote sensing teaching practices in high school using the “Trump Game: Satellites and Sensors”, leading the student to obtain knowledge of the functioning of orbital imaging systems and their potential for learning in Geography. The practices conducted in this work were carried out in a state public school in Porto Alegre – RS. The entire planning, application and evaluation process sought to reflect on the feasibility of applying this Game in high school. To carry out this work, theoretical foundations related to education, remote sensing, pedagogical games and the Brazilian National Common Curricular (Base Nacional Comum Curricular) were used. The planning and execution of remote sensing teaching practices took place in five fifty-minute classes, including presentation of the plan, explanation of the content, application of the Game and evaluation activities. The results demonstrated, through the positive teaching experience, that it was viable to build remote sensing knowledge in high school classes at the established school using the Trump Game: Satellites and Sensors as a base tool. This evaluation was based on the successful execution of the teaching plans, the teacher's perception and the evaluation instruments applied. Therefore, this experience corroborates the education and teaching literature on the contributions of pedagogical games to learning, and, in this work, remote sensing learning. Initiatives to expand the application of the Trump Game: Satellite and Sensors in High School have encouraging potential.application/pdfporGeografia escolarEducação : Novas tecnologiasJogos : EducaçãoEducationSchool geographyGamesSatellites and sensorsJogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2024Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197028.pdf.txt001197028.pdf.txtExtracted Texttext/plain93404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272115/2/001197028.pdf.txt6b7fc24837dac598cb68db1d763139d6MD52ORIGINAL001197028.pdfTexto completoapplication/pdf2612662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272115/1/001197028.pdf80c3b085839bdb2a735cfc4283842e58MD5110183/2721152024-03-02 05:05:14.842326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-02T08:05:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio
title Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio
spellingShingle Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio
Melo, Leonardo Bessestil de
Geografia escolar
Educação : Novas tecnologias
Jogos : Educação
Education
School geography
Games
Satellites and sensors
title_short Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio
title_full Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio
title_fullStr Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio
title_full_unstemmed Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio
title_sort Jogo do trunfo satélites & sensores : uma experiência de ensino de sensoriamento remoto no ensino médio
author Melo, Leonardo Bessestil de
author_facet Melo, Leonardo Bessestil de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Leonardo Bessestil de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrades Filho, Clódis de Oliveira
contributor_str_mv Andrades Filho, Clódis de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Educação : Novas tecnologias
Jogos : Educação
topic Geografia escolar
Educação : Novas tecnologias
Jogos : Educação
Education
School geography
Games
Satellites and sensors
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
School geography
Games
Satellites and sensors
description O presente trabalho traz reflexões e propõe práticas de ensino do sensoriamento remoto no Ensino Médio a partir de experiências de ensino obtidas em estágio docente. Nesta abordagem, foi utilizada como âncora a ferramenta pedagógica Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores. Esta ferramenta tem sido utilizada em práticas de ensino em diversas turmas de Ensino Superior e Ensino Técnico na última década. A lacuna de mediação a avaliação de experiência no Ensino Médio se apresentou como uma oportunidade realização deste Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, este trabalho teve como objetivo construir, mediar e avaliar práticas de ensino de sensoriamento remoto no Ensino Médio com o uso do “Jogo do Trunfo: Satélites & Sensores”, levando ao aluno a construção de conhecimentos do funcionamento de sistemas orbitais imageadores e seus potenciais para o aprendizado em Geografia. As práticas realizadas neste trabalho foram efetivadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre – RS. O processo de planejamento, mediação e avaliação buscou trazer reflexões sobre a viabilidade da prática deste Jogo na etapa de Ensino Médio. Para realização deste trabalho foram utilizadas fundamentações teóricas relacionadas à educação, sensoriamento remoto, jogos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular. O planejamento e execução das práticas de ensino de sensoriamento remoto ocorreram em cinco aulas de cinquenta minutos, incluindo apresentação do plano, explicação do conteúdo, implementação do Jogo e atividades avaliativas. Os resultados demonstraram, pela experiência positiva de ensino, que foi viável construir o conhecimento de sensoriamento remoto nas turmas de Ensino Médio da Escola estabelecida tendo como ferramenta de base o Jogo do Trunfo Satélites & Sensores. Esta avaliação se deu pela execução bem-sucedida dos planos de ensino, a percepção do docente e os instrumentos avaliativos aplicados. Portanto, esta experiência corrobora a literatura de educação e ensino sobre as contribuições de jogos pedagógicos na aprendizagem, e, neste trabalho, a aprendizagem de sensoriamento remoto. Iniciativas de ampliação da presença do Jogo do Trunfo Satélite e Sensores no Ensino Médio tem potencial encorajador.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-22T05:01:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272115
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197028
url http://hdl.handle.net/10183/272115
identifier_str_mv 001197028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272115/2/001197028.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272115/1/001197028.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b7fc24837dac598cb68db1d763139d6
80c3b085839bdb2a735cfc4283842e58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676173676544