Avaliação do papel da universidade corporativa do banco Alfa no desenvolvimento profissional dos funcionários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcelo Brandão de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36660
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral identificar e descrever, por meio da percepção dos funcionários do Banco Alfa, quais são as contribuições da Universidade Corporativa (UC) no desenvolvimento profissional dos funcionários que atuam no atendimento à Pessoa Jurídica vinculados a Micro Região de Novo Hamburgo. Adotou-se para o presente estudo o conceito de UC definido por Meister (1999, p.29), “um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização”. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso e como campo de investigação a Universidade Corporativa do Banco Alfa, Microrregião de Novo Hamburgo. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a 15 funcionários do banco alfa e posteriormente analisados conforme o modelo dos quatro níveis de avaliação proposto por Donald Kirkpatrick (1959). Somam-se a esses os dados secundários obtidos junto ao Banco, os quais permitiram completar a análise proposta por Kirkpatrick. O resultado da análise de documentos apontou que o objetivo da UC é ser percebida pelos funcionários como um importante espaço de desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para a melhoria do desempenho organizacional e para o fortalecimento da imagem institucional do Banco. A análise das entrevistas mostrou que os funcionários concordam de maneira geral que a UC gera uma vinculação entre os indivíduos e a estratégia organizacional. Concluiu-se também que a maioria os funcionários pesquisados têm uma boa aceitação da metodologia utilizada pela UC, mas questionam a qualidade de alguns treinamentos, bem como a sua vinculação com as atividades práticas. Recomenda-se para futuros estudos que seja ampliado e diversificado o universo de pesquisa para um aprofundamento das análises e possível generalização do resultado, além da utilização do 5º nível de avaliação (ROI) proposto por Jack Phillips (1973) como complemento aos quatro níveis propostos por Kirkpatrick (1959).
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