Mudanças no mundo do trabalho : a representação dos funcionários do Banco do Brasil sobre a formação desenvolvida pela Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB/Manaus)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13266 |
Resumo: | Minha finalidade - por meio desta dissertação - foi apreender a representação social dos funcionários do Banco do Brasil, referentes à formação desenvolvida pela Universidade Corporativa Banco do Brasil/UniBB, instalada em 2006, na cidade de Manaus, tendo como base o discurso dos demais trabalhadores. A minha pretensão foi compreender a importância dessa formação para o quadro de pessoal do Banco, assim como, verificar como os funcionários de diferentes níveis funcionais têm acesso aos cursos desenvolvidos pela UniBB. Para isso, realizei uma contextualização histórica sobre a empresa: processo de reestruturação tecnológico-organizacional, bem como, suas implicações para a qualificação dos profissionais do Banco. Para melhor compreender as novas exigências referentes à formação dos profissionais, também, procurei abordar e discutir conceitos muito utilizados na atualidade, tais como: sociedade do conhecimento, competências, formação contínua e a visão dos sindicatos nesse novo cenário. Uma vez que busquei analisar as representações dos trabalhadores do BB, utilizei na metodologia uma abordagem quali-quantitativa e a Análise do Discurso. Para coletar os discursos realizei entrevistas (semi-diretivas) com 17 funcionários do Banco e 01(uma) entrevista com o representante do Sindicato dos Bancários do Amazonas; a análise dos discursos foi realizada através da técnica do DSC - Discurso do Sujeito Coletivo. Com base nas informações coletadas verifiquei que a UniBB situada em Manaus não disponibiliza de forma igualitária os cursos desenvolvidos - que de acordo com sua modalidade - são direcionados e segmentados conforme o perfil dos funcionários e área em que atuam. Essa diferenciação vai de encontro ao discurso do Banco que defende o livre acesso e a participação dos funcionários em todos os cursos, independentemente do nível hierárquico. Apesar dessa constatação verifiquei, também, que os funcionários têm uma imagem positiva das atividades realizadas pela UniBB sendo essas vistas como possibilidade de crescimento dentro da Empresa. |
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Aniceto, Kátia Regina PereiraRibeiro, Jorge Alberto RosaMourão, Arminda Rachel Botelho2008-07-03T04:11:46Z2008http://hdl.handle.net/10183/13266000642183Minha finalidade - por meio desta dissertação - foi apreender a representação social dos funcionários do Banco do Brasil, referentes à formação desenvolvida pela Universidade Corporativa Banco do Brasil/UniBB, instalada em 2006, na cidade de Manaus, tendo como base o discurso dos demais trabalhadores. A minha pretensão foi compreender a importância dessa formação para o quadro de pessoal do Banco, assim como, verificar como os funcionários de diferentes níveis funcionais têm acesso aos cursos desenvolvidos pela UniBB. Para isso, realizei uma contextualização histórica sobre a empresa: processo de reestruturação tecnológico-organizacional, bem como, suas implicações para a qualificação dos profissionais do Banco. Para melhor compreender as novas exigências referentes à formação dos profissionais, também, procurei abordar e discutir conceitos muito utilizados na atualidade, tais como: sociedade do conhecimento, competências, formação contínua e a visão dos sindicatos nesse novo cenário. Uma vez que busquei analisar as representações dos trabalhadores do BB, utilizei na metodologia uma abordagem quali-quantitativa e a Análise do Discurso. Para coletar os discursos realizei entrevistas (semi-diretivas) com 17 funcionários do Banco e 01(uma) entrevista com o representante do Sindicato dos Bancários do Amazonas; a análise dos discursos foi realizada através da técnica do DSC - Discurso do Sujeito Coletivo. Com base nas informações coletadas verifiquei que a UniBB situada em Manaus não disponibiliza de forma igualitária os cursos desenvolvidos - que de acordo com sua modalidade - são direcionados e segmentados conforme o perfil dos funcionários e área em que atuam. Essa diferenciação vai de encontro ao discurso do Banco que defende o livre acesso e a participação dos funcionários em todos os cursos, independentemente do nível hierárquico. Apesar dessa constatação verifiquei, também, que os funcionários têm uma imagem positiva das atividades realizadas pela UniBB sendo essas vistas como possibilidade de crescimento dentro da Empresa.This dissertation purpose was to seize the social representation of officials of the Bank of Brazil, referring to the training developed by the University Corporate Bank of Brazil/UniBB, installed in 2006, in the city of Manaus, based on the speech of them. My intention was to understand the importance of such training to the table of staff of the Bank, as well as see how the officials of different functional levels have access to courses developed by UniBB. To do this, I performed a historical contextualization of the company: the process of technological-organizational restructuring, and its implications for the professional qualification of the Bank. To better understand the new requirements relating to the training of professionals, too, tried approaching and discuss concepts widely used nowadays, such as: the knowledge society, competencies, continuing education and the vision of the unions in this new scenario.application/pdfporEducação corporativaQualificação profissionalEducação continuadaUniversidade corporativaAprendizagem organizacionalRestruturing technological-organizationalEducation corporateQualificationCompetenciesFormation continuedMudanças no mundo do trabalho : a representação dos funcionários do Banco do Brasil sobre a formação desenvolvida pela Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB/Manaus)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000642183.pdf000642183.pdfTexto completoapplication/pdf881815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13266/1/000642183.pdf47b7f405eb1a42738912870826723947MD51TEXT000642183.pdf.txt000642183.pdf.txtExtracted Texttext/plain361431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13266/2/000642183.pdf.txtd9b4366dbe0b1eaced11d55fc614d897MD52THUMBNAIL000642183.pdf.jpg000642183.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13266/3/000642183.pdf.jpgb05d0d7394c0ddff320a94a854a85f46MD5310183/132662018-10-18 07:16:25.758oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13266Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:16:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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