A função sociopolítica e pedagógica da educação infantil
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189844 |
Resumo: | O presente artigo aborda as funções sociopolítica e pedagógica da educação infantil determinadas pelas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009b). Os dados foram coletados em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Novo Hamburgo (RS), com uma abordagem qualitativa de pesquisa em Educação, configurando um estudo de caso no qual foram entrevistados três segmentos da comunidade escolar. O estudo considerou a legislação e os documentos normativos nacionais que estabelecem o direito a esta etapa da educação para as crianças pequenas, utilizando, para o aprofundamento teórico, os aportes de Barbosa (2009), Oliveira (2010) e Rosemberg (2003), entre outros que abordam a compreensão deste cotidiano. As análises apresentam algumas formas de efetivação destas funções nesta escola e evidenciam vários desafios que ainda precisam ser superados para a consolidação deste direito. |
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