Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115444 |
Resumo: | Este estudo sobre a Função Sociopolítica e Pedagógica da Educação Infantil foi realizado como trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFRGS/MEC, numa EMEI da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, objetivou saber como esta Escola tem efetivado, no seu cotidiano, as Funções determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, considerando o caráter mandatório. Baseado na Metodologia Qualitativa em Educação, através do Estudo de Caso, junto a três segmentos da comunidade escolar com entrevistas, buscaram-se os indícios da realização destas Funções. Os líderes comunitários colaboraram com a história da EMEI e possíveis repercussões produzidas nesta comunidade. As famílias ouvidas apontaram sobre o direito constitucional de ter atendimento reconhecido para os filhos, colaborando assim na formação das crianças, bem como assinalaram sobre as aprendizagens vividas e no direito da criança em ter Escola de Educação Infantil qualificada. Constatou-se que há crianças na Comunidade que ainda não tiveram o seu direito reconhecido pela falta de oferta de vagas. Os professores apontam o Projeto Pedagógico da Escola como um Projeto da Comunidade. Autores, como Campos, Horn, Barbosa, Flores, Oliveira, Melhuish, entre outros, fundamentaram este estudo contribuindo no entendimento das legislações, como Constituição Federal/88, Parecer 20/2009 (CEB/CNE) e Resolução 5/2009 (CEB/CNE). Comprovou-se que os espaços físicos da Escola foram pensados e construídos para o atendimento de todas as crianças, desde os bebês até crianças de 4 anos e 5 anos. Os espaços possibilitam interações com o meio e com a Comunidade do Bairro, possibilitando ações pedagógicas de Educação e Cuidado. Evidenciaram-se investimentos em livros e acesso a bens culturais, como teatro, feiras, sítios. |
id |
UFRGS-2_6bdf156708715d1dc228d73c1346a2db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115444 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Koehler, Leda BeatrizFlores, Maria Luiza Rodrigues2015-04-18T01:57:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/115444000956179Este estudo sobre a Função Sociopolítica e Pedagógica da Educação Infantil foi realizado como trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFRGS/MEC, numa EMEI da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, objetivou saber como esta Escola tem efetivado, no seu cotidiano, as Funções determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, considerando o caráter mandatório. Baseado na Metodologia Qualitativa em Educação, através do Estudo de Caso, junto a três segmentos da comunidade escolar com entrevistas, buscaram-se os indícios da realização destas Funções. Os líderes comunitários colaboraram com a história da EMEI e possíveis repercussões produzidas nesta comunidade. As famílias ouvidas apontaram sobre o direito constitucional de ter atendimento reconhecido para os filhos, colaborando assim na formação das crianças, bem como assinalaram sobre as aprendizagens vividas e no direito da criança em ter Escola de Educação Infantil qualificada. Constatou-se que há crianças na Comunidade que ainda não tiveram o seu direito reconhecido pela falta de oferta de vagas. Os professores apontam o Projeto Pedagógico da Escola como um Projeto da Comunidade. Autores, como Campos, Horn, Barbosa, Flores, Oliveira, Melhuish, entre outros, fundamentaram este estudo contribuindo no entendimento das legislações, como Constituição Federal/88, Parecer 20/2009 (CEB/CNE) e Resolução 5/2009 (CEB/CNE). Comprovou-se que os espaços físicos da Escola foram pensados e construídos para o atendimento de todas as crianças, desde os bebês até crianças de 4 anos e 5 anos. Os espaços possibilitam interações com o meio e com a Comunidade do Bairro, possibilitando ações pedagógicas de Educação e Cuidado. Evidenciaram-se investimentos em livros e acesso a bens culturais, como teatro, feiras, sítios.application/pdfporEducação infantilComunidadeEscolaFunção sociopolítica e pedagógica da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de especialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956179.pdf000956179.pdfTexto completoapplication/pdf1302505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115444/1/000956179.pdfa23e277aa6ce9d37a83934b63e7b46f6MD51TEXT000956179.pdf.txt000956179.pdf.txtExtracted Texttext/plain170124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115444/2/000956179.pdf.txt8bd7cbdf49e3be73af9c2d09a0912e43MD52THUMBNAIL000956179.pdf.jpg000956179.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115444/3/000956179.pdf.jpge94135afcbb8b8dd781310204470646aMD5310183/1154442018-10-19 10:46:18.393oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115444Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-19T13:46:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil |
title |
Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil |
spellingShingle |
Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil Koehler, Leda Beatriz Educação infantil Comunidade Escola |
title_short |
Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil |
title_full |
Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil |
title_fullStr |
Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil |
title_sort |
Função sociopolítica e pedagógica da educação infantil |
author |
Koehler, Leda Beatriz |
author_facet |
Koehler, Leda Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koehler, Leda Beatriz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Maria Luiza Rodrigues |
contributor_str_mv |
Flores, Maria Luiza Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Comunidade Escola |
topic |
Educação infantil Comunidade Escola |
description |
Este estudo sobre a Função Sociopolítica e Pedagógica da Educação Infantil foi realizado como trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFRGS/MEC, numa EMEI da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, objetivou saber como esta Escola tem efetivado, no seu cotidiano, as Funções determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, considerando o caráter mandatório. Baseado na Metodologia Qualitativa em Educação, através do Estudo de Caso, junto a três segmentos da comunidade escolar com entrevistas, buscaram-se os indícios da realização destas Funções. Os líderes comunitários colaboraram com a história da EMEI e possíveis repercussões produzidas nesta comunidade. As famílias ouvidas apontaram sobre o direito constitucional de ter atendimento reconhecido para os filhos, colaborando assim na formação das crianças, bem como assinalaram sobre as aprendizagens vividas e no direito da criança em ter Escola de Educação Infantil qualificada. Constatou-se que há crianças na Comunidade que ainda não tiveram o seu direito reconhecido pela falta de oferta de vagas. Os professores apontam o Projeto Pedagógico da Escola como um Projeto da Comunidade. Autores, como Campos, Horn, Barbosa, Flores, Oliveira, Melhuish, entre outros, fundamentaram este estudo contribuindo no entendimento das legislações, como Constituição Federal/88, Parecer 20/2009 (CEB/CNE) e Resolução 5/2009 (CEB/CNE). Comprovou-se que os espaços físicos da Escola foram pensados e construídos para o atendimento de todas as crianças, desde os bebês até crianças de 4 anos e 5 anos. Os espaços possibilitam interações com o meio e com a Comunidade do Bairro, possibilitando ações pedagógicas de Educação e Cuidado. Evidenciaram-se investimentos em livros e acesso a bens culturais, como teatro, feiras, sítios. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-18T01:57:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115444 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956179 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115444 |
identifier_str_mv |
000956179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115444/1/000956179.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115444/2/000956179.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115444/3/000956179.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a23e277aa6ce9d37a83934b63e7b46f6 8bd7cbdf49e3be73af9c2d09a0912e43 e94135afcbb8b8dd781310204470646a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724578897592320 |