Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Claudia Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204080
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar como um projeto pedagógico que utiliza diferentes dispositivos tecnológicos pode contribuir para desenvolver a autoria e o interesse em aprender dos estudantes. A proposta pedagógica foi desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal localizada na cidade de São Leopoldo – RS. Nesta pesquisa, a metodologia foi de cunho qualitativo, utilizando o método de estudo de caso. A pesquisadora, que também é a professora referência da turma, realizou a observação participante. Os dados foram coletados a partir de um projeto desenvolvido com a turma. A primeira atividade do projeto foi assistir a um filme, a partir do qual, as crianças, reunidas em grupos, criaram coreografias e usaram seus celulares durante os ensaios. Ao finalizarem, foram feitas filmagens das apresentações dos grupos com o celular da professora. Após uma edição, outras turmas da escola assistiram à filmagem da turma. Ademais, trabalhou-se o gênero textual relatório, atividade na qual os alunos descreveram as experiências vivenciadas no decorrer do projeto pedagógico. Entre os resultados mais relevantes, observou-se que os alunos mantiveram-se interessados em aprender no decorrer do desenvolvimento das atividades, o que resultou no próprio processo de autoria da filmagem e na elaboração das produções de texto.
id UFRGS-2_407b72f361b4221283ff01d916bdda36
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204080
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Claudia FerreiraAmaral, Caroline Bohrer do2019-12-31T04:02:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/204080001102465Este trabalho teve como objetivo analisar como um projeto pedagógico que utiliza diferentes dispositivos tecnológicos pode contribuir para desenvolver a autoria e o interesse em aprender dos estudantes. A proposta pedagógica foi desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal localizada na cidade de São Leopoldo – RS. Nesta pesquisa, a metodologia foi de cunho qualitativo, utilizando o método de estudo de caso. A pesquisadora, que também é a professora referência da turma, realizou a observação participante. Os dados foram coletados a partir de um projeto desenvolvido com a turma. A primeira atividade do projeto foi assistir a um filme, a partir do qual, as crianças, reunidas em grupos, criaram coreografias e usaram seus celulares durante os ensaios. Ao finalizarem, foram feitas filmagens das apresentações dos grupos com o celular da professora. Após uma edição, outras turmas da escola assistiram à filmagem da turma. Ademais, trabalhou-se o gênero textual relatório, atividade na qual os alunos descreveram as experiências vivenciadas no decorrer do projeto pedagógico. Entre os resultados mais relevantes, observou-se que os alunos mantiveram-se interessados em aprender no decorrer do desenvolvimento das atividades, o que resultou no próprio processo de autoria da filmagem e na elaboração das produções de texto.This work had as objective to analyze how a pedagogical project that uses different technological devices can contribute to develop the authorship and the interest in learning of the students. The pedagogical proposal was developed in a class of the 3rd year of primary education, in a municipal school located in the city of São Leopoldo - RS. In this research, the methodology was qualitative, using the case study method. The researcher, who is also the reference teacher of the class, made participant observation. The data were collected from a project developed with the class. The first activity of the project was to watch a film, from which the children, gathered in groups, created choreographies and used their cell phones during rehearsals. At the end, filming of the group presentations with the teacher's cell phone was done. After an edit, other classes of the school attended the filming of the class. In addition, the textual genre report was worked, activity in which the students described the experiences lived in the course of the pedagogical project. Among the most relevant results, it was observed that the students remained interested in learning in the course of the development of the activities, which resulted in the very process of filming and the production of text productions.application/pdfporTecnologiaMídia digitalEnsino fundamentalProdução textualTechnologyMediaElementary SchoolText productionMídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102465.pdf.txt001102465.pdf.txtExtracted Texttext/plain62004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204080/2/001102465.pdf.txt6f17d79ca5ece1f0bcc466cb3f0ba60eMD52ORIGINAL001102465.pdfTexto parcialapplication/pdf906049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204080/1/001102465.pdfe4d46e2a062a544d53ce190103bcdeb6MD5110183/2040802020-01-01 05:01:41.453308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-01T07:01:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes
title Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes
spellingShingle Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes
Nunes, Claudia Ferreira
Tecnologia
Mídia digital
Ensino fundamental
Produção textual
Technology
Media
Elementary School
Text production
title_short Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes
title_full Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes
title_fullStr Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes
title_full_unstemmed Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes
title_sort Mídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantes
author Nunes, Claudia Ferreira
author_facet Nunes, Claudia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Claudia Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Caroline Bohrer do
contributor_str_mv Amaral, Caroline Bohrer do
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Mídia digital
Ensino fundamental
Produção textual
topic Tecnologia
Mídia digital
Ensino fundamental
Produção textual
Technology
Media
Elementary School
Text production
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Media
Elementary School
Text production
description Este trabalho teve como objetivo analisar como um projeto pedagógico que utiliza diferentes dispositivos tecnológicos pode contribuir para desenvolver a autoria e o interesse em aprender dos estudantes. A proposta pedagógica foi desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal localizada na cidade de São Leopoldo – RS. Nesta pesquisa, a metodologia foi de cunho qualitativo, utilizando o método de estudo de caso. A pesquisadora, que também é a professora referência da turma, realizou a observação participante. Os dados foram coletados a partir de um projeto desenvolvido com a turma. A primeira atividade do projeto foi assistir a um filme, a partir do qual, as crianças, reunidas em grupos, criaram coreografias e usaram seus celulares durante os ensaios. Ao finalizarem, foram feitas filmagens das apresentações dos grupos com o celular da professora. Após uma edição, outras turmas da escola assistiram à filmagem da turma. Ademais, trabalhou-se o gênero textual relatório, atividade na qual os alunos descreveram as experiências vivenciadas no decorrer do projeto pedagógico. Entre os resultados mais relevantes, observou-se que os alunos mantiveram-se interessados em aprender no decorrer do desenvolvimento das atividades, o que resultou no próprio processo de autoria da filmagem e na elaboração das produções de texto.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-31T04:02:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204080
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102465
url http://hdl.handle.net/10183/204080
identifier_str_mv 001102465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204080/2/001102465.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204080/1/001102465.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f17d79ca5ece1f0bcc466cb3f0ba60e
e4d46e2a062a544d53ce190103bcdeb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589620019200