Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/54459 |
Resumo: | Este trabalho parte da suposição de que as novas tecnologias e a convergência de conteúdos modificam o consumo de produtos jornalísticos pelas pessoas, principalmen-te o público jovem. Uma vez que as emissoras comerciais do segmento jornalístico ne-cessitam de audiência para atrair anunciantes para geração de renda, essas precisam repensar suas estratégias para atração de novos ouvintes. Através de análise de conteú-do da programação das rádios e portais complementadas com entrevistas em profundi-dade com os gestores das três principais rádios de Porto Alegre, procurou-se verificar se as empresas possuem planos de negócios voltados a cativar novos ouvintes, principal-mente os jovens. Conclui-se que, dentre as três rádios analisadas, apenas a Rádio Gaúcha possui estratégias eficazes para atrair o público jovem, embora ainda embrionárias. |
id |
UFRGS-2_409a5a7b23e29f29f1619af7cea703b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54459 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Couto, Karen SchneiderFerraretto, Luiz Artur2012-08-24T01:39:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/54459000855720Este trabalho parte da suposição de que as novas tecnologias e a convergência de conteúdos modificam o consumo de produtos jornalísticos pelas pessoas, principalmen-te o público jovem. Uma vez que as emissoras comerciais do segmento jornalístico ne-cessitam de audiência para atrair anunciantes para geração de renda, essas precisam repensar suas estratégias para atração de novos ouvintes. Através de análise de conteú-do da programação das rádios e portais complementadas com entrevistas em profundi-dade com os gestores das três principais rádios de Porto Alegre, procurou-se verificar se as empresas possuem planos de negócios voltados a cativar novos ouvintes, principal-mente os jovens. Conclui-se que, dentre as três rádios analisadas, apenas a Rádio Gaúcha possui estratégias eficazes para atrair o público jovem, embora ainda embrionárias.This work starts from the assumption that new technologies and convergence of contents modify the consumption of journalistic products by people, especially the young audience. Since commercial networks in journalism need audience to attract ad-vertisers in order to generate income, they need to rethink their strategies to bring in new listeners. Through content analysis of radio and web portals programming and ad-ditional in depth interviews with managers of the three main radio stations of Porto Ale-gre, this study attempted to verify if those companies have business plans aiming to cap-tivate new listeners, mainly in the youth. It concludes that, among the three considered radios, only Rádio Gaúcha has effective strategies to attract the young audience, alt-hough still embryonic.application/pdfporRádio (Comunicação)Audiência (Comunicação)Economia política da comunicaçãoRadioYouthPolitical economy of communicationConvergenceRádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855720.pdf000855720.pdfTexto completoapplication/pdf2545273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/1/000855720.pdfe421920251b68837f220162f1790be14MD51TEXT000855720.pdf.txt000855720.pdf.txtExtracted Texttext/plain189616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/2/000855720.pdf.txt587415158c4e578b4c3fbe158e310b76MD52THUMBNAIL000855720.pdf.jpg000855720.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/3/000855720.pdf.jpgcce86b71b0a7f24c3c6e6500662f33d3MD5310183/544592018-10-15 08:19:58.242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54459Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:19:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre |
title |
Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre |
spellingShingle |
Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre Couto, Karen Schneider Rádio (Comunicação) Audiência (Comunicação) Economia política da comunicação Radio Youth Political economy of communication Convergence |
title_short |
Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre |
title_full |
Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre |
title_fullStr |
Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre |
title_sort |
Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre |
author |
Couto, Karen Schneider |
author_facet |
Couto, Karen Schneider |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Karen Schneider |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferraretto, Luiz Artur |
contributor_str_mv |
Ferraretto, Luiz Artur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio (Comunicação) Audiência (Comunicação) Economia política da comunicação |
topic |
Rádio (Comunicação) Audiência (Comunicação) Economia política da comunicação Radio Youth Political economy of communication Convergence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Radio Youth Political economy of communication Convergence |
description |
Este trabalho parte da suposição de que as novas tecnologias e a convergência de conteúdos modificam o consumo de produtos jornalísticos pelas pessoas, principalmen-te o público jovem. Uma vez que as emissoras comerciais do segmento jornalístico ne-cessitam de audiência para atrair anunciantes para geração de renda, essas precisam repensar suas estratégias para atração de novos ouvintes. Através de análise de conteú-do da programação das rádios e portais complementadas com entrevistas em profundi-dade com os gestores das três principais rádios de Porto Alegre, procurou-se verificar se as empresas possuem planos de negócios voltados a cativar novos ouvintes, principal-mente os jovens. Conclui-se que, dentre as três rádios analisadas, apenas a Rádio Gaúcha possui estratégias eficazes para atrair o público jovem, embora ainda embrionárias. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-08-24T01:39:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/54459 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000855720 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/54459 |
identifier_str_mv |
000855720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/1/000855720.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/2/000855720.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/3/000855720.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e421920251b68837f220162f1790be14 587415158c4e578b4c3fbe158e310b76 cce86b71b0a7f24c3c6e6500662f33d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224431161311232 |