Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Karen Schneider
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54459
Resumo: Este trabalho parte da suposição de que as novas tecnologias e a convergência de conteúdos modificam o consumo de produtos jornalísticos pelas pessoas, principalmen-te o público jovem. Uma vez que as emissoras comerciais do segmento jornalístico ne-cessitam de audiência para atrair anunciantes para geração de renda, essas precisam repensar suas estratégias para atração de novos ouvintes. Através de análise de conteú-do da programação das rádios e portais complementadas com entrevistas em profundi-dade com os gestores das três principais rádios de Porto Alegre, procurou-se verificar se as empresas possuem planos de negócios voltados a cativar novos ouvintes, principal-mente os jovens. Conclui-se que, dentre as três rádios analisadas, apenas a Rádio Gaúcha possui estratégias eficazes para atrair o público jovem, embora ainda embrionárias.
id UFRGS-2_409a5a7b23e29f29f1619af7cea703b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54459
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Couto, Karen SchneiderFerraretto, Luiz Artur2012-08-24T01:39:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/54459000855720Este trabalho parte da suposição de que as novas tecnologias e a convergência de conteúdos modificam o consumo de produtos jornalísticos pelas pessoas, principalmen-te o público jovem. Uma vez que as emissoras comerciais do segmento jornalístico ne-cessitam de audiência para atrair anunciantes para geração de renda, essas precisam repensar suas estratégias para atração de novos ouvintes. Através de análise de conteú-do da programação das rádios e portais complementadas com entrevistas em profundi-dade com os gestores das três principais rádios de Porto Alegre, procurou-se verificar se as empresas possuem planos de negócios voltados a cativar novos ouvintes, principal-mente os jovens. Conclui-se que, dentre as três rádios analisadas, apenas a Rádio Gaúcha possui estratégias eficazes para atrair o público jovem, embora ainda embrionárias.This work starts from the assumption that new technologies and convergence of contents modify the consumption of journalistic products by people, especially the young audience. Since commercial networks in journalism need audience to attract ad-vertisers in order to generate income, they need to rethink their strategies to bring in new listeners. Through content analysis of radio and web portals programming and ad-ditional in depth interviews with managers of the three main radio stations of Porto Ale-gre, this study attempted to verify if those companies have business plans aiming to cap-tivate new listeners, mainly in the youth. It concludes that, among the three considered radios, only Rádio Gaúcha has effective strategies to attract the young audience, alt-hough still embryonic.application/pdfporRádio (Comunicação)Audiência (Comunicação)Economia política da comunicaçãoRadioYouthPolitical economy of communicationConvergenceRádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855720.pdf000855720.pdfTexto completoapplication/pdf2545273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/1/000855720.pdfe421920251b68837f220162f1790be14MD51TEXT000855720.pdf.txt000855720.pdf.txtExtracted Texttext/plain189616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/2/000855720.pdf.txt587415158c4e578b4c3fbe158e310b76MD52THUMBNAIL000855720.pdf.jpg000855720.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/3/000855720.pdf.jpgcce86b71b0a7f24c3c6e6500662f33d3MD5310183/544592018-10-15 08:19:58.242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54459Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:19:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
title Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
spellingShingle Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
Couto, Karen Schneider
Rádio (Comunicação)
Audiência (Comunicação)
Economia política da comunicação
Radio
Youth
Political economy of communication
Convergence
title_short Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
title_full Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
title_fullStr Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
title_full_unstemmed Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
title_sort Rádio, programação e audiência : estratégias de atração do público jovem em emissoras do segmento de jornalismo em Porto Alegre
author Couto, Karen Schneider
author_facet Couto, Karen Schneider
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Karen Schneider
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferraretto, Luiz Artur
contributor_str_mv Ferraretto, Luiz Artur
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio (Comunicação)
Audiência (Comunicação)
Economia política da comunicação
topic Rádio (Comunicação)
Audiência (Comunicação)
Economia política da comunicação
Radio
Youth
Political economy of communication
Convergence
dc.subject.eng.fl_str_mv Radio
Youth
Political economy of communication
Convergence
description Este trabalho parte da suposição de que as novas tecnologias e a convergência de conteúdos modificam o consumo de produtos jornalísticos pelas pessoas, principalmen-te o público jovem. Uma vez que as emissoras comerciais do segmento jornalístico ne-cessitam de audiência para atrair anunciantes para geração de renda, essas precisam repensar suas estratégias para atração de novos ouvintes. Através de análise de conteú-do da programação das rádios e portais complementadas com entrevistas em profundi-dade com os gestores das três principais rádios de Porto Alegre, procurou-se verificar se as empresas possuem planos de negócios voltados a cativar novos ouvintes, principal-mente os jovens. Conclui-se que, dentre as três rádios analisadas, apenas a Rádio Gaúcha possui estratégias eficazes para atrair o público jovem, embora ainda embrionárias.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-24T01:39:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54459
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000855720
url http://hdl.handle.net/10183/54459
identifier_str_mv 000855720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/1/000855720.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/2/000855720.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54459/3/000855720.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e421920251b68837f220162f1790be14
587415158c4e578b4c3fbe158e310b76
cce86b71b0a7f24c3c6e6500662f33d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224431161311232