Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lia Beatriz de Lucca
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Shelton, Terri Lisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20041
Resumo: Transformações culturais, sociais e econômicas têm gerado o incremento de políticas públicas de atendimento à criança pequena. Nossa discussão sobre essas políticas é simultaneamente histórica (examina concepções de cuidado e educação ao longo do tempo) e comparativa (enfoca políticas estabelecidas nos Estados Unidos da América e no Brasil). Nossa análise indica que a atividade de cuidar tem sido desvalorizada no atendimento à primeira infância. Discutimos por que é necessário reconceitualizar o cuidado para que se transforme em fato o direito da criança ao cuidado e à educação e sugerimos ações em nível das políticas públicas, da pesquisa e das práticas.
id UFRGS-2_40d2bc8614cba387a7a0ed08e91174ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20041
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Lia Beatriz de LuccaShelton, Terri Lisabeth2010-04-16T09:12:43Z20050102-3772http://hdl.handle.net/10183/20041000499926Transformações culturais, sociais e econômicas têm gerado o incremento de políticas públicas de atendimento à criança pequena. Nossa discussão sobre essas políticas é simultaneamente histórica (examina concepções de cuidado e educação ao longo do tempo) e comparativa (enfoca políticas estabelecidas nos Estados Unidos da América e no Brasil). Nossa análise indica que a atividade de cuidar tem sido desvalorizada no atendimento à primeira infância. Discutimos por que é necessário reconceitualizar o cuidado para que se transforme em fato o direito da criança ao cuidado e à educação e sugerimos ações em nível das políticas públicas, da pesquisa e das práticas.Various cultural, social, and economic changes have led to the rapid growth of policies designed to support young children’s care and education. Our discussion of these policies is both historical (examining the ways in which notions of care and education have changed over time) and comparative (focusing on historical developments in care and education policies in the United States of America and Brazil). Our analysis suggests that the activity of “taking care” has been devalued in these policies. We argue that it is necessary to reconceptualize this activity if young children’s rights to care and education are to become reality. We also present recommendations for policy, research, and professional practice.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 197-205CriançaPolíticas públicasCuidado da criançaEstados UnidosBrasilPreschool childrenCareEarly educationPublic policyAtenção à primeira infância nos EUA e no BrasilYoung children’s care and education in the USA and Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000499926.pdf.txt000499926.pdf.txtExtracted Texttext/plain57779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/2/000499926.pdf.txtf41d5ade313698f38cdca9184242fe4fMD52ORIGINAL000499926.pdf000499926.pdfTexto completoapplication/pdf133832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/1/000499926.pdf02cfac4056696043ffe0a153daeb1414MD51THUMBNAIL000499926.pdf.jpg000499926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/3/000499926.pdf.jpg401bd401e108ce50cbb0ce7cf1ba4b78MD5310183/200412018-10-08 09:33:34.058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20041Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T12:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Young children’s care and education in the USA and Brazil
title Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
spellingShingle Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
Freitas, Lia Beatriz de Lucca
Criança
Políticas públicas
Cuidado da criança
Estados Unidos
Brasil
Preschool children
Care
Early education
Public policy
title_short Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
title_full Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
title_fullStr Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
title_full_unstemmed Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
title_sort Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
author Freitas, Lia Beatriz de Lucca
author_facet Freitas, Lia Beatriz de Lucca
Shelton, Terri Lisabeth
author_role author
author2 Shelton, Terri Lisabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lia Beatriz de Lucca
Shelton, Terri Lisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Políticas públicas
Cuidado da criança
Estados Unidos
Brasil
topic Criança
Políticas públicas
Cuidado da criança
Estados Unidos
Brasil
Preschool children
Care
Early education
Public policy
dc.subject.eng.fl_str_mv Preschool children
Care
Early education
Public policy
description Transformações culturais, sociais e econômicas têm gerado o incremento de políticas públicas de atendimento à criança pequena. Nossa discussão sobre essas políticas é simultaneamente histórica (examina concepções de cuidado e educação ao longo do tempo) e comparativa (enfoca políticas estabelecidas nos Estados Unidos da América e no Brasil). Nossa análise indica que a atividade de cuidar tem sido desvalorizada no atendimento à primeira infância. Discutimos por que é necessário reconceitualizar o cuidado para que se transforme em fato o direito da criança ao cuidado e à educação e sugerimos ações em nível das políticas públicas, da pesquisa e das práticas.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:12:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20041
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000499926
identifier_str_mv 0102-3772
000499926
url http://hdl.handle.net/10183/20041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 197-205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/2/000499926.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/1/000499926.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/3/000499926.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f41d5ade313698f38cdca9184242fe4f
02cfac4056696043ffe0a153daeb1414
401bd401e108ce50cbb0ce7cf1ba4b78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724797276127232