Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20041 |
Resumo: | Transformações culturais, sociais e econômicas têm gerado o incremento de políticas públicas de atendimento à criança pequena. Nossa discussão sobre essas políticas é simultaneamente histórica (examina concepções de cuidado e educação ao longo do tempo) e comparativa (enfoca políticas estabelecidas nos Estados Unidos da América e no Brasil). Nossa análise indica que a atividade de cuidar tem sido desvalorizada no atendimento à primeira infância. Discutimos por que é necessário reconceitualizar o cuidado para que se transforme em fato o direito da criança ao cuidado e à educação e sugerimos ações em nível das políticas públicas, da pesquisa e das práticas. |
id |
UFRGS-2_40d2bc8614cba387a7a0ed08e91174ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20041 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Lia Beatriz de LuccaShelton, Terri Lisabeth2010-04-16T09:12:43Z20050102-3772http://hdl.handle.net/10183/20041000499926Transformações culturais, sociais e econômicas têm gerado o incremento de políticas públicas de atendimento à criança pequena. Nossa discussão sobre essas políticas é simultaneamente histórica (examina concepções de cuidado e educação ao longo do tempo) e comparativa (enfoca políticas estabelecidas nos Estados Unidos da América e no Brasil). Nossa análise indica que a atividade de cuidar tem sido desvalorizada no atendimento à primeira infância. Discutimos por que é necessário reconceitualizar o cuidado para que se transforme em fato o direito da criança ao cuidado e à educação e sugerimos ações em nível das políticas públicas, da pesquisa e das práticas.Various cultural, social, and economic changes have led to the rapid growth of policies designed to support young children’s care and education. Our discussion of these policies is both historical (examining the ways in which notions of care and education have changed over time) and comparative (focusing on historical developments in care and education policies in the United States of America and Brazil). Our analysis suggests that the activity of “taking care” has been devalued in these policies. We argue that it is necessary to reconceptualize this activity if young children’s rights to care and education are to become reality. We also present recommendations for policy, research, and professional practice.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 197-205CriançaPolíticas públicasCuidado da criançaEstados UnidosBrasilPreschool childrenCareEarly educationPublic policyAtenção à primeira infância nos EUA e no BrasilYoung children’s care and education in the USA and Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000499926.pdf.txt000499926.pdf.txtExtracted Texttext/plain57779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/2/000499926.pdf.txtf41d5ade313698f38cdca9184242fe4fMD52ORIGINAL000499926.pdf000499926.pdfTexto completoapplication/pdf133832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/1/000499926.pdf02cfac4056696043ffe0a153daeb1414MD51THUMBNAIL000499926.pdf.jpg000499926.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/3/000499926.pdf.jpg401bd401e108ce50cbb0ce7cf1ba4b78MD5310183/200412018-10-08 09:33:34.058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20041Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T12:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Young children’s care and education in the USA and Brazil |
title |
Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil |
spellingShingle |
Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil Freitas, Lia Beatriz de Lucca Criança Políticas públicas Cuidado da criança Estados Unidos Brasil Preschool children Care Early education Public policy |
title_short |
Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil |
title_full |
Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil |
title_fullStr |
Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil |
title_full_unstemmed |
Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil |
title_sort |
Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil |
author |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
author_facet |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca Shelton, Terri Lisabeth |
author_role |
author |
author2 |
Shelton, Terri Lisabeth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca Shelton, Terri Lisabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Políticas públicas Cuidado da criança Estados Unidos Brasil |
topic |
Criança Políticas públicas Cuidado da criança Estados Unidos Brasil Preschool children Care Early education Public policy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Preschool children Care Early education Public policy |
description |
Transformações culturais, sociais e econômicas têm gerado o incremento de políticas públicas de atendimento à criança pequena. Nossa discussão sobre essas políticas é simultaneamente histórica (examina concepções de cuidado e educação ao longo do tempo) e comparativa (enfoca políticas estabelecidas nos Estados Unidos da América e no Brasil). Nossa análise indica que a atividade de cuidar tem sido desvalorizada no atendimento à primeira infância. Discutimos por que é necessário reconceitualizar o cuidado para que se transforme em fato o direito da criança ao cuidado e à educação e sugerimos ações em nível das políticas públicas, da pesquisa e das práticas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:12:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20041 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-3772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000499926 |
identifier_str_mv |
0102-3772 000499926 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 197-205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/2/000499926.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/1/000499926.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20041/3/000499926.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f41d5ade313698f38cdca9184242fe4f 02cfac4056696043ffe0a153daeb1414 401bd401e108ce50cbb0ce7cf1ba4b78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724797276127232 |