A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esparteiro, Marta de Fátima Ferreira Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3969
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_e4a7a28dc4d3967c47b37804b36cd7ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógicaEducação pré-escolarEducador de infânciaCriançaRelação pedagógicaPreschool educationPreschool teacherChildrenPedagogical relationshipRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório, intitulado de A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica, surge como o culminar do Mestrado em Educação Pré-Escolar e é o fruto da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida nos dois contextos da Educação de Infância: Creche e Jardim-de-Infância. Este tem como objetivo a reflexão crítica e fundamentada da minha intervenção tal como das intenções delineadas e a sua concretização. Neste sentido, será realizada a caracterização para a ação, na qual irei abordar uma análise reflexiva do contexto socioeducativo em ambos os contextos de intervenção e a análise reflexiva da intervenção, na qual serão identificadas e fundamentadas as intenções para a ação pedagógica e realizada a análise reflexiva da ação pedagógica desenvolvida. Este relatório aborda ainda a problemática que deu origem ao título do mesmo, centrando-se na perspetiva das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância, encarando-as enquanto seres competentes e participantes no mundo que as rodeia. A intervenção em contexto de Creche decorreu durante o mês de janeiro, numa instituição pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, numa sala com crianças dos 24-36 meses. No contexto de JI, esta teve início no mês de fevereiro e terminou no mês de maio. Decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, numa sala com crianças com 4-5 anos de idade.Abstract This dissertation, entitled Children’s perspectives of the role of the preschool teacher as a source for the reconstruction of the pedagogical relationship, is the culmination of a Master’s Degree in Preschool Education and the result of the supervised professional practice undertaken in the two contexts of preschool education: the crèche and the nursery. The aim of this study is to make a critical and well-founded reflection upon my intervention, the intentions set out and the realisation thereof. To this end, the framework of the action will be characterised through a reflective analysis of the socio-educational context in the two areas of intervention and a reflective analysis of the intervention itself, in which the aims of the pedagogical action will be identified and explained, with a reflective analysis of the pedagogical action carried out. This dissertation also explores the issue that gave rise to its title, focusing on children’s perspectives of the role of the preschool teacher, viewing the child as a competent human being who engages in the world around him. The intervention in the context of the crèche was undertaken during the month of January at an institution belonging to the Santa Casa da Misericórdia of Lisbon, in a class of children aged between 24 and 36 months. The intervention in the context of the nursery was undertaken from the beginning of February until May at a private charitable institution, in a class of children between four and five years of age.Gomes, ElisabeteRCIPLEsparteiro, Marta de Fátima Ferreira Pinto2014-11-26T14:47:40Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3969TID:201363399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.680345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica
title A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica
spellingShingle A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica
Esparteiro, Marta de Fátima Ferreira Pinto
Educação pré-escolar
Educador de infância
Criança
Relação pedagógica
Preschool education
Preschool teacher
Children
Pedagogical relationship
title_short A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica
title_full A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica
title_fullStr A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica
title_full_unstemmed A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica
title_sort A visão das crianças acerca do papel do/a educador/a de infância como fonte para a reconstrução da relação pedagógica
author Esparteiro, Marta de Fátima Ferreira Pinto
author_facet Esparteiro, Marta de Fátima Ferreira Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Esparteiro, Marta de Fátima Ferreira Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Educador de infância
Criança
Relação pedagógica
Preschool education
Preschool teacher
Children
Pedagogical relationship
topic Educação pré-escolar
Educador de infância
Criança
Relação pedagógica
Preschool education
Preschool teacher
Children
Pedagogical relationship
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26T14:47:40Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3969
TID:201363399
url http://hdl.handle.net/10400.21/3969
identifier_str_mv TID:201363399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391951495168