Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victoria Forte da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274266
Resumo: O presente trabalho se fundamenta em avaliar como os vídeos de unboxing no TikTok contribuem para a promoção de vendas da empresa de comércio eletrônico Shein. Para isso, os objetivos específicos são: a) discutir o papel dos prosumer no contexto do comércio eletrônico; b) identificar como ocorrem as construções narrativas dessas produções; c) identificar elementos que compõem os vídeos. Por meio disso, o referencial teórico passará pelas definições de consumo e influência como cenário importante para se avaliar como as pessoas consomem, pelo embasamento sobre influenciadores. A discussão teórica engloba os conceitos de consumo, influências sobre consumo, prosumidores, redes sociais, convergência dos meios e cultura da participação. Nesse sentido, destacam-se os autores, Barbosa (2007), Canclini (1996), Kotler (2014), Recuero (2009), Jenkins (2006). Para a evolução desse trabalho, a metodologia aplicada foi a análise de conteúdo por Bardin (2011) e Gil (2008) com caráter quantitativo e qualitativo. Como resultado de pesquisa, foi possível identificar padrões de produções de vídeos de unboxing no Tiktok, sendo possível estabelecer um fluxograma a respeito dessas produções, identificar como a cultura da convergência permite uma troca mais intensa entre os indivíduos, além do papel ativo do prosumidor na contemporaneidade com o surgimento das redes sociais.
id UFRGS-2_4173410cdb41400297fcc13a7379a355
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274266
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Victoria Forte daPrimo, Alessandra Teixeira2024-03-27T06:38:30Z2024http://hdl.handle.net/10183/274266001199176O presente trabalho se fundamenta em avaliar como os vídeos de unboxing no TikTok contribuem para a promoção de vendas da empresa de comércio eletrônico Shein. Para isso, os objetivos específicos são: a) discutir o papel dos prosumer no contexto do comércio eletrônico; b) identificar como ocorrem as construções narrativas dessas produções; c) identificar elementos que compõem os vídeos. Por meio disso, o referencial teórico passará pelas definições de consumo e influência como cenário importante para se avaliar como as pessoas consomem, pelo embasamento sobre influenciadores. A discussão teórica engloba os conceitos de consumo, influências sobre consumo, prosumidores, redes sociais, convergência dos meios e cultura da participação. Nesse sentido, destacam-se os autores, Barbosa (2007), Canclini (1996), Kotler (2014), Recuero (2009), Jenkins (2006). Para a evolução desse trabalho, a metodologia aplicada foi a análise de conteúdo por Bardin (2011) e Gil (2008) com caráter quantitativo e qualitativo. Como resultado de pesquisa, foi possível identificar padrões de produções de vídeos de unboxing no Tiktok, sendo possível estabelecer um fluxograma a respeito dessas produções, identificar como a cultura da convergência permite uma troca mais intensa entre os indivíduos, além do papel ativo do prosumidor na contemporaneidade com o surgimento das redes sociais.This work is based on evaluating how unboxing videos on TikTok are presented for sales promotion by the e-commerce company Shein. To achieve this, the specific objectives are: a) discuss the role of users in the context of electronic commerce; b) identify how the narrative constructions of these productions occur; c) identify elements that make up the videos. Through this, the theoretical framework will include the definitions of consumption and influence as an important scenario for evaluating how people consume, based on influencers. The theoretical discussion encompasses the concepts of consumption, influences on consumption, prosumers, social networks, media convergence and culture of participation. In this sense, the authors stand out: Barbosa (2007), Canclini (1996), Kotler (2014), Recuero (2009), Jenkins (2006). For the evolution of this work, the methodology applied was the content analysis of Bardin (2011) and Gil (2008) with a quantitative and qualitative character. As a result of research, it was possible to identify patterns of unboxing video productions on Tiktok, making it possible to establish a flowchart regarding these productions, identify how the culture of convergence allows for a more intense exchange between individuals, in addition to the active role of the prosumer in contemporary with the emergence of social networks.application/pdfporRedes sociaisComércio eletrônicoComportamento do consumidorProsumerTikTokUnboxingSheinConvergenceParticipationUnboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199176.pdf.txt001199176.pdf.txtExtracted Texttext/plain164027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274266/2/001199176.pdf.txt75e39e753a148d9f806f3f7ba060c5a4MD52ORIGINAL001199176.pdfTexto completoapplication/pdf1503782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274266/1/001199176.pdf789867fe426ebe0ec10775f78414c893MD5110183/2742662024-05-26 06:38:51.301059oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274266Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor
title Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor
spellingShingle Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor
Silva, Victoria Forte da
Redes sociais
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Prosumer
TikTok
Unboxing
Shein
Convergence
Participation
title_short Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor
title_full Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor
title_fullStr Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor
title_full_unstemmed Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor
title_sort Unboxing de produtos da Shein no TikTok : uma análise da produção de conteúdo gerado pelo consumidor
author Silva, Victoria Forte da
author_facet Silva, Victoria Forte da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victoria Forte da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
topic Redes sociais
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Prosumer
TikTok
Unboxing
Shein
Convergence
Participation
dc.subject.eng.fl_str_mv Prosumer
TikTok
Unboxing
Shein
Convergence
Participation
description O presente trabalho se fundamenta em avaliar como os vídeos de unboxing no TikTok contribuem para a promoção de vendas da empresa de comércio eletrônico Shein. Para isso, os objetivos específicos são: a) discutir o papel dos prosumer no contexto do comércio eletrônico; b) identificar como ocorrem as construções narrativas dessas produções; c) identificar elementos que compõem os vídeos. Por meio disso, o referencial teórico passará pelas definições de consumo e influência como cenário importante para se avaliar como as pessoas consomem, pelo embasamento sobre influenciadores. A discussão teórica engloba os conceitos de consumo, influências sobre consumo, prosumidores, redes sociais, convergência dos meios e cultura da participação. Nesse sentido, destacam-se os autores, Barbosa (2007), Canclini (1996), Kotler (2014), Recuero (2009), Jenkins (2006). Para a evolução desse trabalho, a metodologia aplicada foi a análise de conteúdo por Bardin (2011) e Gil (2008) com caráter quantitativo e qualitativo. Como resultado de pesquisa, foi possível identificar padrões de produções de vídeos de unboxing no Tiktok, sendo possível estabelecer um fluxograma a respeito dessas produções, identificar como a cultura da convergência permite uma troca mais intensa entre os indivíduos, além do papel ativo do prosumidor na contemporaneidade com o surgimento das redes sociais.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:38:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274266
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199176
url http://hdl.handle.net/10183/274266
identifier_str_mv 001199176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274266/2/001199176.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274266/1/001199176.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75e39e753a148d9f806f3f7ba060c5a4
789867fe426ebe0ec10775f78414c893
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224681050603520