O impacto do TikTok na indústria musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30500
Resumo: Numa era cada vez mais digital, onde os processos são frequentemente alterados, surgem aplicações que revolucionam diferentes áreas. A criação do TikTok veio competir com as plataformas de streaming na área musical. No entanto, diferencia-se destas pelo seu conteúdo de curta duração, pelo algoritmo que proporciona conteúdos personalizados e pela emergência de novos talentos e celebridades. Por conseguinte, surge a necessidade de compreender como o TikTok revolucionou a indústria musical, na perspetiva das produtoras portuguesas, dos artistas e dos consumidores, através da análise das estratégias utilizadas e dos conteúdos desenvolvidos como promotores da entrada e de sucesso neste mercado. A partir do estudo realizado foi possível verificar que o TikTok desempenha, de facto, um papel fundamental na indústria musical, influenciando as estratégias de promoção e as tendências musicais. No entanto, essa influência é interpretada de forma diferente por editoras, artistas e consumidores, pois oferece oportunidades para promoção criativa, interação com os fãs e descoberta musical.
id RCAP_e72ef736754e37e143742bacb9e73254
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do TikTok na indústria musicalTikTokEstratégiasViralMúsica -- MusicStrategyNuma era cada vez mais digital, onde os processos são frequentemente alterados, surgem aplicações que revolucionam diferentes áreas. A criação do TikTok veio competir com as plataformas de streaming na área musical. No entanto, diferencia-se destas pelo seu conteúdo de curta duração, pelo algoritmo que proporciona conteúdos personalizados e pela emergência de novos talentos e celebridades. Por conseguinte, surge a necessidade de compreender como o TikTok revolucionou a indústria musical, na perspetiva das produtoras portuguesas, dos artistas e dos consumidores, através da análise das estratégias utilizadas e dos conteúdos desenvolvidos como promotores da entrada e de sucesso neste mercado. A partir do estudo realizado foi possível verificar que o TikTok desempenha, de facto, um papel fundamental na indústria musical, influenciando as estratégias de promoção e as tendências musicais. No entanto, essa influência é interpretada de forma diferente por editoras, artistas e consumidores, pois oferece oportunidades para promoção criativa, interação com os fãs e descoberta musical.In an increasingly digital age, where processes are frequently changed, emerging apps are revolutionizing different areas. The creation of TikTok has come to compete with streaming platforms in the music industry. However, it differs from them due to its short content, the algorithm that provides personalized content and the emergence of new talents and celebrities. Therefore, there is a need to understand how TikTok has revolutionized the music industry, from the perspective of Portuguese producers, artists and consumers, by analysing the strategies used and the content developed to promote entry and success in this market. This research showed that TikTok plays a fundamental role in the music industry, influencing promotion strategies and musical trends. However, this influence is interpreted differently by labels, artists and consumers, as it offers opportunities for creative promotion, interaction with the fans and musical discovery.2024-01-22T12:59:16Z2023-12-14T00:00:00Z2023-12-142023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30500TID:203440552porFonseca, Catarina Filipa Arcanjo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:19:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:11.816295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do TikTok na indústria musical
title O impacto do TikTok na indústria musical
spellingShingle O impacto do TikTok na indústria musical
Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da
TikTok
Estratégias
Viral
Música -- Music
Strategy
title_short O impacto do TikTok na indústria musical
title_full O impacto do TikTok na indústria musical
title_fullStr O impacto do TikTok na indústria musical
title_full_unstemmed O impacto do TikTok na indústria musical
title_sort O impacto do TikTok na indústria musical
author Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da
author_facet Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da
dc.subject.por.fl_str_mv TikTok
Estratégias
Viral
Música -- Music
Strategy
topic TikTok
Estratégias
Viral
Música -- Music
Strategy
description Numa era cada vez mais digital, onde os processos são frequentemente alterados, surgem aplicações que revolucionam diferentes áreas. A criação do TikTok veio competir com as plataformas de streaming na área musical. No entanto, diferencia-se destas pelo seu conteúdo de curta duração, pelo algoritmo que proporciona conteúdos personalizados e pela emergência de novos talentos e celebridades. Por conseguinte, surge a necessidade de compreender como o TikTok revolucionou a indústria musical, na perspetiva das produtoras portuguesas, dos artistas e dos consumidores, através da análise das estratégias utilizadas e dos conteúdos desenvolvidos como promotores da entrada e de sucesso neste mercado. A partir do estudo realizado foi possível verificar que o TikTok desempenha, de facto, um papel fundamental na indústria musical, influenciando as estratégias de promoção e as tendências musicais. No entanto, essa influência é interpretada de forma diferente por editoras, artistas e consumidores, pois oferece oportunidades para promoção criativa, interação com os fãs e descoberta musical.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T00:00:00Z
2023-12-14
2023-10
2024-01-22T12:59:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30500
TID:203440552
url http://hdl.handle.net/10071/30500
identifier_str_mv TID:203440552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137067069865984