O impacto do TikTok na indústria musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30500 |
Resumo: | Numa era cada vez mais digital, onde os processos são frequentemente alterados, surgem aplicações que revolucionam diferentes áreas. A criação do TikTok veio competir com as plataformas de streaming na área musical. No entanto, diferencia-se destas pelo seu conteúdo de curta duração, pelo algoritmo que proporciona conteúdos personalizados e pela emergência de novos talentos e celebridades. Por conseguinte, surge a necessidade de compreender como o TikTok revolucionou a indústria musical, na perspetiva das produtoras portuguesas, dos artistas e dos consumidores, através da análise das estratégias utilizadas e dos conteúdos desenvolvidos como promotores da entrada e de sucesso neste mercado. A partir do estudo realizado foi possível verificar que o TikTok desempenha, de facto, um papel fundamental na indústria musical, influenciando as estratégias de promoção e as tendências musicais. No entanto, essa influência é interpretada de forma diferente por editoras, artistas e consumidores, pois oferece oportunidades para promoção criativa, interação com os fãs e descoberta musical. |
id |
RCAP_e72ef736754e37e143742bacb9e73254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30500 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do TikTok na indústria musicalTikTokEstratégiasViralMúsica -- MusicStrategyNuma era cada vez mais digital, onde os processos são frequentemente alterados, surgem aplicações que revolucionam diferentes áreas. A criação do TikTok veio competir com as plataformas de streaming na área musical. No entanto, diferencia-se destas pelo seu conteúdo de curta duração, pelo algoritmo que proporciona conteúdos personalizados e pela emergência de novos talentos e celebridades. Por conseguinte, surge a necessidade de compreender como o TikTok revolucionou a indústria musical, na perspetiva das produtoras portuguesas, dos artistas e dos consumidores, através da análise das estratégias utilizadas e dos conteúdos desenvolvidos como promotores da entrada e de sucesso neste mercado. A partir do estudo realizado foi possível verificar que o TikTok desempenha, de facto, um papel fundamental na indústria musical, influenciando as estratégias de promoção e as tendências musicais. No entanto, essa influência é interpretada de forma diferente por editoras, artistas e consumidores, pois oferece oportunidades para promoção criativa, interação com os fãs e descoberta musical.In an increasingly digital age, where processes are frequently changed, emerging apps are revolutionizing different areas. The creation of TikTok has come to compete with streaming platforms in the music industry. However, it differs from them due to its short content, the algorithm that provides personalized content and the emergence of new talents and celebrities. Therefore, there is a need to understand how TikTok has revolutionized the music industry, from the perspective of Portuguese producers, artists and consumers, by analysing the strategies used and the content developed to promote entry and success in this market. This research showed that TikTok plays a fundamental role in the music industry, influencing promotion strategies and musical trends. However, this influence is interpreted differently by labels, artists and consumers, as it offers opportunities for creative promotion, interaction with the fans and musical discovery.2024-01-22T12:59:16Z2023-12-14T00:00:00Z2023-12-142023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30500TID:203440552porFonseca, Catarina Filipa Arcanjo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:19:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:11.816295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do TikTok na indústria musical |
title |
O impacto do TikTok na indústria musical |
spellingShingle |
O impacto do TikTok na indústria musical Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da TikTok Estratégias Viral Música -- Music Strategy |
title_short |
O impacto do TikTok na indústria musical |
title_full |
O impacto do TikTok na indústria musical |
title_fullStr |
O impacto do TikTok na indústria musical |
title_full_unstemmed |
O impacto do TikTok na indústria musical |
title_sort |
O impacto do TikTok na indústria musical |
author |
Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da |
author_facet |
Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TikTok Estratégias Viral Música -- Music Strategy |
topic |
TikTok Estratégias Viral Música -- Music Strategy |
description |
Numa era cada vez mais digital, onde os processos são frequentemente alterados, surgem aplicações que revolucionam diferentes áreas. A criação do TikTok veio competir com as plataformas de streaming na área musical. No entanto, diferencia-se destas pelo seu conteúdo de curta duração, pelo algoritmo que proporciona conteúdos personalizados e pela emergência de novos talentos e celebridades. Por conseguinte, surge a necessidade de compreender como o TikTok revolucionou a indústria musical, na perspetiva das produtoras portuguesas, dos artistas e dos consumidores, através da análise das estratégias utilizadas e dos conteúdos desenvolvidos como promotores da entrada e de sucesso neste mercado. A partir do estudo realizado foi possível verificar que o TikTok desempenha, de facto, um papel fundamental na indústria musical, influenciando as estratégias de promoção e as tendências musicais. No entanto, essa influência é interpretada de forma diferente por editoras, artistas e consumidores, pois oferece oportunidades para promoção criativa, interação com os fãs e descoberta musical. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T00:00:00Z 2023-12-14 2023-10 2024-01-22T12:59:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/30500 TID:203440552 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/30500 |
identifier_str_mv |
TID:203440552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137067069865984 |