Indicadores utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação da capacidade simbólica da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/40229 |
Resumo: | A observação da capacidade simbólica da criança é um importante elemento a ser observado durante a avaliação psicológica a partir da entrevista lúdica. A capacidade simbólica é o que permite à criança representar situações indiretamente a partir do brincar, que a permitam ressignificar conflitos, sem que para isso tenha que vivenciá-los concretamente, apropriando-se da situação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi conhecer os indicadores utilizados na entrevista lúdica para avaliar a capacidade simbólica. Foram investigadas doze psicólogas através de uma entrevista semiestruturada. Desta pesquisa resultaram cinco categorias de análise que nortearam o levantamento dos resultados e descreveram os objetivos. Discutem-se os indicadores utilizados para avaliar a capacidade simbólica, os conhecimentos necessários, as técnicas e os materiais utilizados, e a definição de capacidade simbólica. Os resultados apontaram como indicadores observados a adequação à idade ou etapa do desenvolvimento, a avaliação do discurso, da comunicação e da expressão verbal, a diferenciação entre real e imaginário, a escolha, o conteúdo e a forma do brincar, o uso de diferentes materiais, a imaginação e a criatividade envolvida no jogo, a capacidade de personificação, a capacidade de contar/criar histórias/enredos, e a capacidade de usar metáforas. Foi possível concluir que perceber o quanto a criança é capaz de comunicar e simbolizar através do seu brincar é quesito norteador de aspectos avaliativos durante a entrevista lúdica. Deste modo, a avaliação da capacidade simbólica fala da capacidade de representar conflitos acessando, traduzindo e nomeando os afetos. |
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Pereira, Jimena AnollésKrug, Jefferson Silva2012-05-04T01:24:18Z2011http://hdl.handle.net/10183/40229000826924A observação da capacidade simbólica da criança é um importante elemento a ser observado durante a avaliação psicológica a partir da entrevista lúdica. A capacidade simbólica é o que permite à criança representar situações indiretamente a partir do brincar, que a permitam ressignificar conflitos, sem que para isso tenha que vivenciá-los concretamente, apropriando-se da situação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi conhecer os indicadores utilizados na entrevista lúdica para avaliar a capacidade simbólica. Foram investigadas doze psicólogas através de uma entrevista semiestruturada. Desta pesquisa resultaram cinco categorias de análise que nortearam o levantamento dos resultados e descreveram os objetivos. Discutem-se os indicadores utilizados para avaliar a capacidade simbólica, os conhecimentos necessários, as técnicas e os materiais utilizados, e a definição de capacidade simbólica. Os resultados apontaram como indicadores observados a adequação à idade ou etapa do desenvolvimento, a avaliação do discurso, da comunicação e da expressão verbal, a diferenciação entre real e imaginário, a escolha, o conteúdo e a forma do brincar, o uso de diferentes materiais, a imaginação e a criatividade envolvida no jogo, a capacidade de personificação, a capacidade de contar/criar histórias/enredos, e a capacidade de usar metáforas. Foi possível concluir que perceber o quanto a criança é capaz de comunicar e simbolizar através do seu brincar é quesito norteador de aspectos avaliativos durante a entrevista lúdica. Deste modo, a avaliação da capacidade simbólica fala da capacidade de representar conflitos acessando, traduzindo e nomeando os afetos.application/pdfporSimbolismoInfânciaComportamento de brincarEntrevista psicodiagnósticaAvaliação psicológicaIndicadores utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação da capacidade simbólica da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Clínica, ênfase em Avaliação Psicológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000826924.pdf.txt000826924.pdf.txtExtracted Texttext/plain57586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40229/2/000826924.pdf.txt921fe8834a644ff3adf8f7086087694dMD52ORIGINAL000826924.pdf000826924.pdfTexto completoapplication/pdf129406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40229/1/000826924.pdff596e45caee56b9ec2a90cf886eec015MD51THUMBNAIL000826924.pdf.jpg000826924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40229/3/000826924.pdf.jpg3b95209282eb8f1bf6a9d55ccfc2c4c8MD5310183/402292018-10-10 08:23:06.257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:23:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A observação da capacidade simbólica da criança é um importante elemento a ser observado durante a avaliação psicológica a partir da entrevista lúdica. A capacidade simbólica é o que permite à criança representar situações indiretamente a partir do brincar, que a permitam ressignificar conflitos, sem que para isso tenha que vivenciá-los concretamente, apropriando-se da situação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi conhecer os indicadores utilizados na entrevista lúdica para avaliar a capacidade simbólica. Foram investigadas doze psicólogas através de uma entrevista semiestruturada. Desta pesquisa resultaram cinco categorias de análise que nortearam o levantamento dos resultados e descreveram os objetivos. Discutem-se os indicadores utilizados para avaliar a capacidade simbólica, os conhecimentos necessários, as técnicas e os materiais utilizados, e a definição de capacidade simbólica. Os resultados apontaram como indicadores observados a adequação à idade ou etapa do desenvolvimento, a avaliação do discurso, da comunicação e da expressão verbal, a diferenciação entre real e imaginário, a escolha, o conteúdo e a forma do brincar, o uso de diferentes materiais, a imaginação e a criatividade envolvida no jogo, a capacidade de personificação, a capacidade de contar/criar histórias/enredos, e a capacidade de usar metáforas. Foi possível concluir que perceber o quanto a criança é capaz de comunicar e simbolizar através do seu brincar é quesito norteador de aspectos avaliativos durante a entrevista lúdica. Deste modo, a avaliação da capacidade simbólica fala da capacidade de representar conflitos acessando, traduzindo e nomeando os afetos. |
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