Recursos utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação de crianças no período de latência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saltiel, Lisiana Ourique
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56642
Resumo: A avaliação psicológica infantil tem por um de seus objetivos viabilizar a compreensão da psicodinâmica e da estrutura psíquica da criança. Para tanto, os psicólogos fazem uso de diferentes técnicas, dentre elas, a entrevista lúdica diagnóstica, que permite o entendimento dos conflitos e sintomas, possibilitando formular conclusões diagnósticas, prognósticas e indicações terapêuticas adequadas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi conhecer os recursos utilizados por psicólogos de orientação psicanalítica para avaliar crianças, especificamente no período de latência, através da entrevista lúdica diagnóstica. Foram investigadas 14 psicólogas experientes, através de uma entrevista semiestruturada. Desta pesquisa, resultaram seis categorias de análise que nortearam o levantamento dos resultados. Discutem-se o conceito de período de latência, as técnicas utilizadas na entrevista lúdica diagnóstica com latentes, os indicadores observados na avaliação, as condições necessárias ao psicólogo, a definição do brincar dos latentes durante a entrevista lúdica diagnóstica, assim como os materiais utilizados para a realização desta avaliação.
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