"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Dêner da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238079
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo.
id UFRGS-2_41c4049e9a4d10789048d2278db35b08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238079
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Dêner da SilvaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2022-04-29T04:42:52Z20211808-656Xhttp://hdl.handle.net/10183/238079001139752O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo.This article presents a didactic unit (DU) designed for an English as an additional language class addressed to eighth graders in secondary school. Supported by task-based learning for additional language teaching, the DU’s main theme is the representa-tion of female characters in videoga-mes and the mini-biography genre as the final production proposal. In this context, the discussion was anchored in the concept of linguistic repertoire and its relationship with translangua-ging, as well as on the sociocultural theory and scaffolding in additional language teaching. The article des-cribes the tasks and their application and seeks to demonstrate how wor-king with translanguaging in additional language classes can be an impor-tant resource to bring the language learner closer to the new language.application/pdfporDesenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 126-144Língua inglesaPersonagens femininasJogo eletrônicoTranslinguagemTranslanguagingScaffoldingDidactic unit"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa"Female representation in games" : a didactic unit proposal for the English language lesson based on translanguaginginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139752.pdf.txt001139752.pdf.txtExtracted Texttext/plain48754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238079/2/001139752.pdf.txt1ae51fc2ff21063c4b5f74936907de44MD52ORIGINAL001139752.pdfTexto completoapplication/pdf940952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238079/1/001139752.pdf29dc2bd61e5130ddff440148e60a46a0MD5110183/2380792022-04-30 04:54:16.00776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:54:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "Female representation in games" : a didactic unit proposal for the English language lesson based on translanguaging
title "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
spellingShingle "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
Ramos, Dêner da Silva
Língua inglesa
Personagens femininas
Jogo eletrônico
Translinguagem
Translanguaging
Scaffolding
Didactic unit
title_short "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
title_full "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
title_fullStr "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
title_full_unstemmed "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
title_sort "Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
author Ramos, Dêner da Silva
author_facet Ramos, Dêner da Silva
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_role author
author2 Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Dêner da Silva
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Personagens femininas
Jogo eletrônico
Translinguagem
topic Língua inglesa
Personagens femininas
Jogo eletrônico
Translinguagem
Translanguaging
Scaffolding
Didactic unit
dc.subject.eng.fl_str_mv Translanguaging
Scaffolding
Didactic unit
description O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T04:42:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238079
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-656X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139752
identifier_str_mv 1808-656X
001139752
url http://hdl.handle.net/10183/238079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 126-144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238079/2/001139752.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238079/1/001139752.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ae51fc2ff21063c4b5f74936907de44
29dc2bd61e5130ddff440148e60a46a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225056045498368