"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238079 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo. |
id |
UFRGS-2_41c4049e9a4d10789048d2278db35b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238079 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Dêner da SilvaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2022-04-29T04:42:52Z20211808-656Xhttp://hdl.handle.net/10183/238079001139752O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo.This article presents a didactic unit (DU) designed for an English as an additional language class addressed to eighth graders in secondary school. Supported by task-based learning for additional language teaching, the DU’s main theme is the representa-tion of female characters in videoga-mes and the mini-biography genre as the final production proposal. In this context, the discussion was anchored in the concept of linguistic repertoire and its relationship with translangua-ging, as well as on the sociocultural theory and scaffolding in additional language teaching. The article des-cribes the tasks and their application and seeks to demonstrate how wor-king with translanguaging in additional language classes can be an impor-tant resource to bring the language learner closer to the new language.application/pdfporDesenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 126-144Língua inglesaPersonagens femininasJogo eletrônicoTranslinguagemTranslanguagingScaffoldingDidactic unit"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa"Female representation in games" : a didactic unit proposal for the English language lesson based on translanguaginginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139752.pdf.txt001139752.pdf.txtExtracted Texttext/plain48754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238079/2/001139752.pdf.txt1ae51fc2ff21063c4b5f74936907de44MD52ORIGINAL001139752.pdfTexto completoapplication/pdf940952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238079/1/001139752.pdf29dc2bd61e5130ddff440148e60a46a0MD5110183/2380792022-04-30 04:54:16.00776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:54:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
"Female representation in games" : a didactic unit proposal for the English language lesson based on translanguaging |
title |
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa |
spellingShingle |
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa Ramos, Dêner da Silva Língua inglesa Personagens femininas Jogo eletrônico Translinguagem Translanguaging Scaffolding Didactic unit |
title_short |
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa |
title_full |
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa |
title_fullStr |
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa |
title_sort |
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa |
author |
Ramos, Dêner da Silva |
author_facet |
Ramos, Dêner da Silva Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Dêner da Silva Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Personagens femininas Jogo eletrônico Translinguagem |
topic |
Língua inglesa Personagens femininas Jogo eletrônico Translinguagem Translanguaging Scaffolding Didactic unit |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Translanguaging Scaffolding Didactic unit |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-29T04:42:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/238079 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1808-656X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139752 |
identifier_str_mv |
1808-656X 001139752 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/238079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 126-144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238079/2/001139752.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238079/1/001139752.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ae51fc2ff21063c4b5f74936907de44 29dc2bd61e5130ddff440148e60a46a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225056045498368 |